Flor de cera: características, variedades +4 cuidados para cultivar.

Suzana Machado

Updated on:

Flor de cera

Muito cultivada em jardins de inverno e áreas externas por sua beleza e seu aspecto ornamental, a flor de cera (Hoya carnosa) é muito semelhante as hortênsias, crescendo em um aglomerado com o formato de uma esfera.

Anúncios

Aliás, é exatamente esse aspecto da flor de cera que faz ela ser tão chamativa, podendo ser comparadas com flores moldadas em cera ou porcelana, de tão perfeitas que elas conseguem se desenvolver.
Imagem: Natsan P Matias

Características da flor de cera

A flor de cera se caracteriza pela forma lenhosa dos seus caules com folhas cerosas, que permanecem sempre esverdeadas. As flores da Hoya, geralmente se desenvolve em forma de estrela, compostas por cinco pétalas e cerosas.

Flor de cera
Imagem: sucus.vida

Dependendo da variedade, elas podem variar entre as cores branca ou creme e rosa ou vermelho. Além disso, elas tendem a exalar um aroma adocicado pela noite.

Anúncios

Variedades da flor de cera

Existem algumas variedades da for de cera que são mais cultivadas, destacando-se entre elas a Hoya shepherdii, a Hoya diversifolia, Hoya bella, a Hoya verticillata e a Hoya pubicalyx red. Contudo, todas demandam dos mesmos cuidados para crescerem e desenvolverem suas lindas flores.

Com cultivar a flor de cera?

1- Substrato ideal

O substrato mais adequado para o cultivo da flor de cera, deve ser rico em matéria orgânica e com uma boa drenagem, para evitar o acúmulo de água em suas raízes. Para garantir esses nutrientes, você pode optar pelo uso da borra de café sem adição de açúcar, casca de ovos triturados, casca de verduras e frutas.

Anúncios

2- Iluminação

Por serem flores muito delicadas, é preciso ter um certo cuidado com a exposição excessiva a luz direta do sol. Por isso, o ideal é que a flor de cera seja cultivada em um ambiente bem iluminado, mas que seja de meia-sombra.

3- Regas

Para Randall, especialista em jardinagem do canal VilaNinaTv, a flor de cera é pouco exigente quanto a frequência de regas. Ele recomenda que em épocas mais quentes, as regas sejam feitas entre duas ou três vezes na semana e em épocas mais frias, espaçar essa frequência um pouco mais.

flor de cera 3 Flor de cera: características, variedades +4 cuidados para cultivar.

Imagem: Seun van der Merwe

Caso você observe que as folhas da Hoya estão ficando amarelas, é sinal de que você está exagerando nas regas.

Anúncios

4- Adubação

A flor de cera necessite de mais potássio para se desenvolver corretamente. Por isso, prefira aplicar somente adubos do tipo NPK em que a quantidade de Potássio seja maior que os outros nutrientes.

Veja também

3 comentários em “Flor de cera: características, variedades +4 cuidados para cultivar.”

  1. Tenho a flor de cera há mais ou menos 17 anos. Ela teve uma ótima floração apenas uma vez, nunca mais. As folhas estão secando e caindo. Ela está em um vaso em uma lavanderia com teto acrílico que fica fechado durante a semana. O que será que está faltando ?

    Responder

Deixe um comentário