Flor morcego (Tacca chantrieri): Características, floração +3 dicas para o cultivo.

Suzana Machado

Updated on:

Flor morcego

Popularmente conhecida como flor morcego ou planta morcego, a Tacca chantrieri é uma planta nativa de florestas tropicais de regiões da China, Índia e Vietnã. É muito cobiçada entre os amantes pela jardinagem, devido a sua floração um tanto quanto exótica que se assemelha muito com um pequeno morcego.

Anúncios

Apesar de muitas pessoas acreditarem que se trata de uma espécie de orquídea (chamando-a erroneamente por orquídea morcego), a flor morcego pertence a família Dioscorea sp., a mesma família do inhame, apresentando raízes longas e tuberosas.
Imagem: Davidclode

Características da flor morcego

A paisagista Lúcia Borges, do canal Vida de jardim, explica que a Tacca chantrieri se caracteriza por suas folhas grandes, palmadas e esverdeadas que lhe proporcionam uma aparência extremamente exótica. Suas flores, possuem duas orelhas (lembrando asas de morcego) e uma estrutura ao centro, que se assemelha muito com o rosto do pequeno animal.

flor morcego

Imagem: Wolfraven – Folhas e flores da Tacca chantrieri

A flor pode variar de tamanho, mas geralmente são bem vistosas e grandes, podendo variar de coloração, entre tons de roxo, preto e até mesmo o branco. Contudo, geralmente a flor morcego se desenvolve em uma coloração mais puxada para tons escuros.

Anúncios

Floração da flor morcego

A paisagista comenta que se a flor morcego estiver bem adaptada ao local onde está sendo cultivada, ela poderá florescer em todos os meses do ano. Entretanto, o período onde a espécie floresce mais é entre os meses da primavera e do verão.

flor morcego

Imagem: marlieswirth

Após o período de floração da flor morcego, é comum aparecerem frutos não comestíveis, que são como uma espécie de cápsulas que são recheadas de sementes da planta.

Anúncios

Como cultivar a flor morcego?

Podendo ser cultivada em canteiros, jardineiras e vasos, a flor morcego consegue destacar o ambiente com suas flores exóticas. Para que se desenvolva corretamente, é necessário seguir alguns cuidados.

1- Substrato

Recomenda-se que o substrato utilizado seja rico em matéria orgânica, bem drenado para evitar o encharcamento de suas raízes e que durante a primavera e o verão, ele seja enriquecido a cada 15 dias com a adição de algum tipo de adubo orgânico.

Anúncios

Entre as opções indicadas, você pode optar pelo uso de esterco curtido, húmus de minhoca, borra de café, torta de mamona e bokashi.

2- Exposição a luz

A flor morcego prefere ser cultivada em uma ambiente de meia-sombra e bem iluminado, onde possa se desenvolver sem receber a luz direta do sol por longos períodos, já que ele pode danificar suas folhas e flores.

Anúncios

3- Regas

Por ser uma planta nativa de regiões tropicais, a espécie se desenvolve melhor em um substrato constantemente úmido. Por isso, é indicado que sejam feitas regas frequentes para manter a umidade, cuidando apenas para não exagerar na água fornecida.

Veja também