Borra de café: a solução para plantas mais saudáveis e bonitas

Suzana Machado

Borra de café nas plantas

Reutilizar resíduos pode ser uma solução inteligente e ecológica. A borra de café, muitas vezes descartada, pode encontrar um novo propósito como fertilizante para suas plantas. Além de evitar o desperdício, essa prática oferece benefícios notáveis ao solo, contribuindo para uma abordagem mais sustentável no cuidado com suas plantinhas.

Anúncios

A utilização da borra de café nas plantas não apenas aprimora a drenagem do solo, mas também atrai minhocas, enriquecendo-o com sua riqueza em carbono e vestígios de nitrogênio.

Imagem: Alexandre Moreira

Como funciona a borra de café nas plantas?

É comum surgirem perguntas sobre usar borra de café nas plantas e se isso pode afetar o pH do solo, especialmente porque algumas plantas gostam de um substrato mais ácido.

Borra de café nas plantas
Imagem: cottonbro

Quanto a isso, não precisa se preocupar. A borra do café possui um pH neutro, ficando bem próximo de 6,5 e não afetará a acidez tão desejada do solo. Por outro lado, a borra do café oferece ainda as plantas microrganismos que ajudarão no desenvolvimento das suas plantas.

Anúncios

Como usar a borra de café nas plantas?

Há duas maneiras simples de aproveitar a borra de café para nutrir suas plantas. Uma é misturá-la ao solo e a outra envolve criar uma solução fermentada para aplicar diretamente nelas.

1- Como misturar ela no solo?

Borra de café nas plantas
Imagem: Dids

Na prática, basta reservar uma quantidade adequada de borra de café, o pó seco que resta no coador após preparar a bebida, e simplesmente misturá-lo ao substrato usado para o cultivo das plantas.

Anúncios

2- Solução fermentad

A segunda forma, é separar uma garrafa pet de 2 litros, por exemplo, colocar no fundo da garrafa aproximadamente 4 dedos de borra de café, adicionar a mistura algum tipo de açúcar orgânico e completar a garrafa com água. O açúcar em questão, pode ser o demerara, um melaço e até mesmo o mel.

Borra de café nas plantas
Imagem: 1000dicasdejardinagem – Solução fermentada com borra de café para plantas

Só não pode usar algum tipo de açúcar que passe por refino. Afinal, para os microrganismos que enriquecem o solo cresçam, eles precisarão de um alimento e o açúcar orgânico consegue desempenhar esse papel, favorecendo a fermentação e ao crescimento.

Anúncios

Importante destacar, que esse processo levará um tempo para ficar pronto, por isso, você deve de tempos e tempos abrir um pouco a garrafa para soltar o gás formado dentro da garrafa. Geralmente, após alguns meses ele para de formar gás e estará pronto para ser usado, devendo ser diluído na proporção 1:10 ao molhar as plantas com ele.

Não exagere no uso da borra de café nas plantas

Por mais benefícios que a borra de café possa trazer para suas plantas, evite aplicar em excesso. Quando a borra de café é utilizada em excesso, pode acabar provocando o desiquilíbrio entre os nutrientes no solo.

Anúncios

Também não esqueça de manter outros cuidados necessários para que suas plantas se desenvolvam da forma correta, como a exposição correta a luz do sol e a frequências das regas. Afinal, de nada adianta ter um solo rico se os cuidados com a água e luz natural não são controlados.

Veja também

2 comentários em “Borra de café: a solução para plantas mais saudáveis e bonitas”

  1. Cascas de frutas e legumes, além de restos de verduras cruas e cascas de ovos trituradas, são ótimo adubo tb, depois de curtidas.

Os comentários estão encerrado.