Tipicamente brasileira, o manacá da serra (Tibouchina mutabilis) é uma árvore bem característica de encostas úmidas da Serra do mar nas regiões do estado do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Santa Catarina.
O ponto mais apreciado nessa espécie de árvore, é a característica de suas flores, que podem variar em três tons distintos: elas nascem brancas, vão se tornando lilases, até chegar em um tom belíssimo de roxo.
Imagem: Enfeitedecora
Características do Manacá da Serra
Além da cor bem característica de suas flores, que são grandes e com um formato que lembra uma taça, o Manacá da Serra ainda se destaca pelo aspecto ovalado e escuro de suas folhas, que possuem uma textura aveludada e de cor esverdeada.
Imagem: Rancho Da Araucaria (@ranchodaaraucaria)
Aliás, tais características que fazem com que a árvore seja amplamente utilizada em jardins externos para compor o paisagismo de jardins, áreas gourmet e pergolados, além de ser cultivada em vasos em ambientes onde possam receber bastante iluminação e luz direta do sol.
Como cultivar o Manacá da Serra?
1- Áreas externas
Para o cultivo em áreas externas, como jardins e pergolados de madeira, prefira locais onde o Manacá da Serra possa ficar bem exposto a luz do sol, dando preferência para solos que sejam compostos por adubos orgânicos e bokashi, além de possuir uma boa drenagem.
2- Cultivo em vasos
Já para o cultivo do Manacá da Serra em vasos, principalmente para quem não possui uma área externa, a árvore pode ser cultivada em um vaso grande para não impedir o crescimento de suas raízes.
Imagem: Floricultura Nossa Terra (@nossaterra7)
O substrato utilizado deve ser rico em matéria orgânica e com uma boa drenagem. Neste caso, você pode utilizar o substrato composto por uma parte de terra comum e duas partes de areia, além de misturar seixos ou argila para melhor sua drenagem.
Cuidados com o Manacá da Serra
Pode não parecer, mais o Manacá da Serra não necessita de cuidados difíceis para que consiga crescer corretamente e desenvolver suas lindas flores. Além dos cuidados com o substrato e exposição direta a luz do sol, como citado a cima, basta complementar com os seguintes cuidados.
1- Regas
Durante o período de crescimento, é importante que o substrato seja mantido sempre úmido, evitando o excesso de água para que ele não fique encharcado.
Por isso, especialmente em períodos mais secos e de pouca chuva, cuide para mantê-lo sempre úmido, mas cuidando para não molhar as folhas e a flores da Manacá.
2- Adubação
Além da matéria orgânica, também pode ser utilizado algum fertilizante NPK 10-10-10, principalmente no período ativo do Manacá.
3- Exposição a luz
O Manacá da Serra prefere se desenvolver em uma ambiente iluminado, onde possa receber a luz direta do sol. Contudo, cuida para deixa-lo muito exposto a luz direta do sol no início do seu crescimento.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
1 Comentar
Como conseguir o manacá da serra? Adorei as plantas apresentadas.
Deixe um Comentário