Manacá da serra: características +3 cuidados para o cultivo da Tibouchina mutabilis.

Suzana Machado

Updated on:

Manaca da serra

Tipicamente brasileira, o manacá da serra (Tibouchina mutabilis) é uma árvore bem característica de encostas úmidas da Serra do mar nas regiões do estado do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Santa Catarina.

Anúncios

O ponto mais apreciado nessa espécie de árvore, é a característica de suas flores, que podem variar em três tons distintos: elas nascem brancas, vão se tornando lilases, até chegar em um tom belíssimo de roxo.
Imagem: Enfeitedecora

Características do Manacá da Serra

Além da cor bem característica de suas flores, que são grandes e com um formato que lembra uma taça, o Manacá da Serra ainda se destaca pelo aspecto ovalado e escuro de suas folhas, que possuem uma textura aveludada e de cor esverdeada.

Manacá da serra
Imagem: @ranchodaaraucaria

Aliás, tais características que fazem com que a árvore seja amplamente utilizada em jardins externos para compor o paisagismo de jardins, áreas gourmet e pergolados, além de ser cultivada em vasos em ambientes onde possam receber bastante iluminação e luz direta do sol.

Como cultivar o Manacá da Serra?

1- Áreas externas

manaca da serra 2 Manacá da serra: características +3 cuidados para o cultivo da Tibouchina mutabilis.
Imagem: matildecarneiro58

Para o cultivo em áreas externas, como jardins e pergolados de madeira, prefira locais onde o Manacá da Serra possa ficar bem exposto a luz do sol, dando preferência para solos que sejam compostos por adubos orgânicos e bokashi, além de possuir uma boa drenagem.

2- Cultivo em vasos

Já para o cultivo do Manacá da Serra em vasos, principalmente para quem não possui uma área externa, a árvore pode ser cultivada em um vaso grande para não impedir o crescimento de suas raízes.

manaca da serra 3 Manacá da serra: características +3 cuidados para o cultivo da Tibouchina mutabilis.
Imagem: @nossaterra7

O substrato utilizado deve ser rico em matéria orgânica e com uma boa drenagem. Neste caso, você pode utilizar o substrato composto por uma parte de terra comum e duas partes de areia, além de misturar seixos ou argila para melhor sua drenagem.

Anúncios

Cuidados com o Manacá da Serra

Pode não parecer, mais o Manacá da Serra não necessita de cuidados difíceis para que consiga crescer corretamente e desenvolver suas lindas flores. Além dos cuidados com o substrato e exposição direta a luz do sol, como citado a cima, basta complementar com os seguintes cuidados.

1- Regas

Durante o período de crescimento, é importante que o substrato seja mantido sempre úmido, evitando o excesso de água para que ele não fique encharcado.

Anúncios

Por isso, especialmente em períodos mais secos e de pouca chuva, cuide para mantê-lo sempre úmido, mas cuidando para não molhar as folhas e a flores da Manacá.

2- Adubação

Além da matéria orgânica, também pode ser utilizado algum fertilizante NPK 10-10-10, principalmente no período ativo do Manacá.

Anúncios

3- Exposição a luz

O Manacá da Serra prefere se desenvolver em uma ambiente iluminado, onde possa receber a luz direta do sol. Contudo, cuida para deixa-lo muito exposto a luz direta do sol no início do seu crescimento.

Veja também

1 comentário em “Manacá da serra: características +3 cuidados para o cultivo da Tibouchina mutabilis.”

Deixe um comentário