Flor amor agarradinho: 4 cuidados para cultivar essa trepadeira de beleza delicada.

Flor amor agarradinho: 4 cuidados para cultivar essa trepadeira de beleza delicada.

Também conhecida como amor-entrelaçado ou lágrima-de-nova, a planta amor agarradinho (Antigonon leptopus) pode ser amplamente encontrada enfeitando os mais diversos jardins. E, acredite: por mais que no Brasil ela seja muito procurada para ser cultivada, devido a sua beleza indiscutível, em alguns países ela é considerada como um tipo de erva daninha.

Anúncios

Além da sua beleza, outra característica da planta amor agarradinho que faz com que aumente sua procura, é a facilidade para fazer seu cultivo e os cuidados necessários para que ela “vá para frente”. Assim, pode ser facilmente empregada para enfeitar pergolados de madeira, cerca-viva, cobertura de muros, entre outros locais.
Imagem: Jmohan Balachandaram

Características do amor agarradinho

A trepadeira amor agarradinho é uma planta muito encontrada em regiões de clima tropical e, por mais que possua um crescimento lento, a planta pode atingir até 10 metros de altura.

Floração da amor agarradinho

Imagem: 💚 Brasil 💛 Flora 💚 (@br.flora) | Giselle Oliveira- Floração da trepadeira em muro

Por ser uma planta com o ciclo perene, ela pode florescer durante o ano todo, produzindo flores com uma cloração que varia entre o branco e ao rosa. Já suas folhas, possuem um formato que lembraram um coração aveludado com uma cor esverdeada.

Anúncios

Como cultivar a planta amor agarradinho?

O cultivo do amor agarradinho é relativamente fácil, necessitando apenas de cuidados com a aquisição de uma terra fresca, a escolha de um substrato adequado, equipamentos de jardinagem e alguns cuidados com a manutenção da trepadeira para que se desenvolva corretamente.

1- Luz e temperatura

Escolha um local favorável para o crescimento da trepadeira amor agarradinho. O ideal, é que o local possa receber a luz direta do sol por um longo período do dia, dando uma maior resistência para a planta.

Pergolado com amor agarradinho

Imagem: Cláudia Müller (@claudia.mullertv) – Pergolado de madeira com a trepadeira

Quanto a temperatura, ela não gosta do frio e nem de receber geadas. Por isso, redobre os cuidados com a planta na época do inverno, protegendo de alguma forma a sua trepadeira para que não sofra com o frio extremo.

2- Solo

O preparo do solo para que a trepadeira se desenvolva corretamente deve ser feito a partir da mistura de uma terra fresca, enriquecida à um substrato fértil com bastante matéria orgânica.

Anúncios

Neste caso, você pode adicionar até mesmo itens de fácil acesso que você possua em casa, como casca de ovo e casca de frutas.

3- Regas

AMor agarradinho
Imagem: viva_me_erika_taguchi

Quanto as regas, o ideal é que elas sejam frequentes (entre 2 e 3 vezes por semana), ainda mais em épocas quentes do ano, para o solo ficar sempre úmido. Só tome cuidado para não encharcar a planta durante as regas.

4- Podas

Assim como outras espécies de trepadeiras, é de extrema importância realizar podas regulares para que seu amor agarradinho esteja sempre exuberante, retirando folhas secas e velhas.

Anúncios

Pode plantar amor agarradinho no vaso?

Com alguns cuidados, você pode plantar sua planta amor agarradinho em um vaso grande sem problemas e ainda pode aproveitar da beleza da trepadeira para decorar os mais variados ambientes.

Vaso com amor agarradinho
Imagem: ana_lagoa – Vaso com a amor agarradinho

Neste caso, tenha cuidado com a iluminação e não se esqueça de realizar as regas frequentes, além de separar um solo bem fértil para que ela possa se desenvolver da maneira correta.

Veja Também

4 Comentários

  • Luzeni de Souza Blenk 16 de outubro de 2022 19:05

    Amei as dicas para cuidar da flor amor agarradinho 💞

  • Julia Amaral de Oliveira 20 de outubro de 2022 07:06

    Onde encotrar muda de amor agarradinho?Juli

    • Enfeite Decora 20 de outubro de 2022 08:49

      Olá, Julia.
      No momento, on-line, só encontramos a muda da flor amor agarradinho a venda pelo mercadolivre.
      Talvez em grupos do facebook você encontre, também.

  • Marinalva Britto Santana 20 de agosto de 2023 07:33

    Maravilhoso seu trabalho. Parabéns pela iniciativa, importante forma de adquirir conhecimento na palma da mão.
    Não encontramos essas espécies por aqui.
    Deus te abençoe para continuar nos ajudando.

Deixe um Comentário