Amarílis (Amaryllis): variedades +4 dicas para cuidar da “flor da imperatriz”.

Suzana Machado

Amarílis

Com uma super beleza exótica e conseguindo se adaptar muito bem ao clima tropical, a flor amarílis (Amaryllis) é uma espécie muito cultivada em jardins ornamentais na maioria das regiões do Brasil. Por ser uma flor que pertence a mesma família dos lírios, é preciso ter um certo cuidado com o alcance a planta para os animais e crianças, por apresentar um grau de toxicidade.

Anúncios

Em algumas regiões, ela pode ser popularmente conhecida por açucena, tulipa brasileira ou até mesmo como flor da imperatriz, devido ao aspecto do bulbo presente na base da planta.
Imagem: naturaceramica

Variedades da flor amarílis

1- Amarílis Branca e amarela

amarilis 1 Amarílis (Amaryllis): variedades +4 dicas para cuidar da "flor da imperatriz".

Imagem: Jardim da Silvana (@jardimdasilvana) – Linda flor da imperatriz de cor branca

A flor amarílis branca é composta por um tom bem homogêneo e é muito conhecida por sua delicadeza e beleza, sendo muito usada para compor buquês de noiva e decorações clássicas de eventos.

amarilis 3 Amarílis (Amaryllis): variedades +4 dicas para cuidar da "flor da imperatriz".

Imagem: 𝗔𝗨𝗚𝗨𝗦𝗧𝗢 𝗗𝗘𝗖𝗖𝗢𝗥 (@augustodeccor)

Já o tipo amarelo, possui pétalas com uma coloração bem vibrante, que ajuda a transmitir alegria para o ambiente onde está sendo utilizada.

Anúncios

2- Amarílis rosa

amarilis 2 Amarílis (Amaryllis): variedades +4 dicas para cuidar da "flor da imperatriz".

Imagem: Floratta Floricultura 🌷💐 (@florattafloricultura) – Variedade da açucena na cor rosa

A flor na sua variação rosa, é muito delicada e é ideal para criar climas românticos. Possui um tom de rosa bem acentuado, que pode variar entre o rosa pink ao rosa claro, além de um miolo esverdeado.

Anúncios

3- Amarílis laranja e vermelha

Provavelmente essas sejam as variações da flor mais cultivadas em jardins, podendo ser deixadas em vasos próximo a uma janela ou na fachada de casa.

amarilis 4 Amarílis (Amaryllis): variedades +4 dicas para cuidar da "flor da imperatriz".

Imagem: 𝗔𝗨𝗚𝗨𝗦𝗧𝗢 𝗗𝗘𝗖𝗖𝗢𝗥 (@augustodeccor) – Vaso com açucena laranja

Ambas possuem suas cores bem acentuadas e um miolo com um tom mais escuro.

Como cultivar a flor amarílis?

amarilis 5 Amarílis (Amaryllis): variedades +4 dicas para cuidar da "flor da imperatriz".

Imagem: PLANTAS TERESINA (@plantas_teresina) – Bulbos da flor amarílis sendo cultivados

A partir do bulbo da flor, deve-se plantá-lo em um vaso ou em um jardim externo que possua um solo bem drenado e rico em matéria orgânica, podendo ser usado desde a borra de café, até a casca de ovo e outras frutas.

Época da floração

Seguindo alguns cuidados que serão apresentados a seguir, é possível que ocorra a floração da amarílis, que dura cerca de umas três semanas, sempre no período da primavera.

Anúncios

Curioso, que após acontecer a floração, a planta passa por um período de hibernação, onde ela descarta suas folhas e hastes florais, mantendo apenas seu bulbo. Contudo, mantendo os cuidados básicos com a planta, após um tempo ela voltará a florescer novamente.

Como cuidar da flor amarílis?

Como citado mais acima, para que a planta possa crescer corretamente e desenvolver suas lindas flores, é preciso ter alguns cuidados.

1- Exposição a luz

Por se tratar de uma planta tropical, o recomendado é que a planta seja cultivada em um local onde ela possa receber uma boa iluminação natural, por pelo menos umas 6 horas ao dia.

amarilis 6 Amarílis (Amaryllis): variedades +4 dicas para cuidar da "flor da imperatriz".

Imagem: Um Sonho de Jardim🌿 (@meumundoverdei)

Portanto, por mais que possa ser cultivada em um vaso dentro de casa, evite deixar a planta por muito tempo na sombra.

2- Frequência das regas

Outro ponto importante, é a frequência de suas regas. O ideal é seguir o mesmo padrão de outras espécies de plantas tropicais, que preferem ser cultivadas em um ambiente úmido, mas sem excesso de água para evitar o encharcamento de suas raízes.

Anúncios

Para ter esse controle, você pode fazer o teste do “dedômetro” para verificar como está a umidade do solo e regar apenas quando estiver seco.

3- Adubação

Quanto a adubação, prefira fazer o uso de algum tipo de adubo orgânico ou de algum fertilizante que seja rico em fósforo. Aliás, prefira fazer essa adubação durante o verão, evitando épocas do inverno que ela estará em dormência.

Veja também

4 comentários em “Amarílis (Amaryllis): variedades +4 dicas para cuidar da “flor da imperatriz”.”

Deixe um comentário