Vinca pendente (Vinca major): 3 dicas de como cuidar da “flor boa-noite”.

Suzana Machado

Updated on:

Vinca pendente

De origem japonesa, a vinca pendente, de nome científico Vinca major, é uma planta herbácea e perene, que desenvolve lindas flores em ramos pendentes com um ciclo de vida que pode durar até 8 meses. Dependendo da região, a vinca pode ser chamada por Pericallis ou flor de vinca.

Anúncios

Segundo recomendações fornecidas por um Florista do canal Paulista Flores, a vinca pendente é uma planta que não é difícil de ser cultivada, mas deve ser mantida um ambiente onde possa ficar exposta a luz direta do sol. Para conhecer mais características e cuidados, siga alguns pontos que serão citados ao longo do conteúdo.
Imagem: Estação das Flores (@estacaodasflores_aragarcas)

Características da vinca pendente

vinca pendente

Imagem: O que refaz (@o_que_refaz)

Com folhas ovaladas, brilhantes e com um aspecto ornamental, a vinca pendente é uma planta de ciclo perene que, quando cultivada em vasos suspensos, cresce de forma pendente e desenvolve lindas flores que podem variar entre as cores com tom rosa e branco ou tons puxados para roxo e branco.

Anúncios

Como cultivar a vinca pendente?

Como citado no início, a vinca pendente é uma planta relativamente fácil de “pegar” e ser cultivada, devendo seguir apenas alguns cuidados para que suas flores se desenvolvam.

1- Vaso recomendado e substrato

Priorize a utilização de vasos suspensos no cultivo da vinca pendente, para valorizar o efeito pendente dos ramos com flores. Já o substrato, deve ser rico em nutrientes e com uma boa drenagem.

vinca pendente

Imagem: Flora Dez (@flora_dez)

O florista da Paulista Flores, reforça que a planta não é muito exigente com adubações frequentes, mas você pode aplicar uma vez ano ano algum tipo de adubo NPK 10-10-10.

2- Exposição a luz do sol

As flores da vinca major adoram a luz direta do sol. Por isso, o ideal é que o seu cultivo seja feita em uma área externa, onde consiga receber a luz direta do sol.

Anúncios

Segundo o florista, se cultivada em um local de sombra, a vinca pendente não desenvolve suas flores, ficando apenas com folhas verdes e acaba criando muita umidade.

3- Frequência das regas

Por serem cultivadas diretamente a luz do sol, as regas devem ser mais frequentes.

Uma dica, é molhar todo dia pela manhã seu vaso com vincas e cuidar para não deixar nenhum tipo de prato em baixo do vaso pendente para evitar que a água fique acumulada no fundo do substrato.

Veja também

Deixe um comentário