Conectando outro ambiente junto com o ambiente externo, a varanda integrada é um opção excelente para apartamentos. Possibilitando o uso de um espaço extra nos ambientes, a varanda integrada possibilita que apartamento menores deixem o espaço mais funcional e maior.
Dessa forma, é possível integrar uma área interna, como a sala de estar ou cozinha americana, com uma varanda pequena e com o auxílio de portas de correr ou janelas amplas, fazer a conexão física entre os espaços. O resultado, é o surgimento de um novo cômodo específico, seja para ter uma área gourmet, um cantinho da leitura ou uma sala de jantar secundária.
Imagem: marianamartins.arq
Todo imóvel pode ter uma varanda integrada?
Segundo a arquiteta Beatriz Dilascio, hoje em dia é mais comum encontrar imóveis que já são vendidos com a possibilidade de fazer uma varanda integrada, caso for do gosto do morador.
Imagem: mab3arquitetura | Julia Ribeiro Fotografia
Contudo, imóveis que não foram entregues com essa opção, é importante destacar alguns pontos a serem observados antes de mexer na estrutura do imóvel.
1- Entre em contato com a construtora
Se você não sabe se pode ter uma varanda gourmet, entre em contato com a construtora que fez a venda do imóvel para garantir que as paredes que precisarão ser removidas não são estruturais.
2- Solicite a inspeção de um engenheiro ou arquiteto
É muito importante que seja feito um estudo técnico para garantir que o imóvel poderá receber a mudança em sua estrutura. Por isso, não deixe de solicitar uma inspeção feita por um engenheiro ou um arquiteto.
3- Consulte o regulamento do condomínio
Outro ponto muito importante, é consultar o regulamento do condomínio e conversar com o síndico para verificar a possibilidade de fazer essa reforma para construir a varanda integrada no imóvel.
Afinal, como a construção da varanda integrada poderá modificar vários pontos na estrutura, inclusive na fachada. Geralmente, no regulamento estará disponível algumas informações quanto aos tipos de cortina de vidro que podem ser feitas, os materiais e cores que podem ser usados, entre outros pontos.
4- Licenciamento da obra
Algumas vezes, dependendo do tamanho da reforma, pode ser necessário realizar o licenciamento da obra. Esse ponto, depende um pouco de cada prefeitura e deverá ser verificado a necessidade ou não.
Pontos importantes em uma varanda integrada
1- Nivelamento do piso
Imagem: Julia Ribeiro Fotografia (@juliaribeirofotografia)
Como o piso das varandas são geralmente mais baixos que o resto do apartamento, é imprescindível que seja feito o nivelamento do piso para trazer aos ambientes a sensação de continuidade.
2- Envidraçamento da varanda integrada
Após verificar se o condomínio permite que seja feita a alteração da fachada do imóvel, é fundamental escolher um dos tipos mais comuns de cortina de vidro para ser usado na varanda. Os tipos mais comuns são o sistema Europeu, o sistema Stanley e o sistema Versatik.
3- Escolha dos móveis
Finalmente, escolha quais serão os móveis que irão compor a decoração da varanda integrada, desde as cadeiras, bancos, mesas, entre outros.
Imagem: por Isabela V. (@isabelav.arq)
Para deixar o ambiente com um visual mais gourmet, poderá ser incluído até mesmo uma balanço suspenso, uma churrasqueira e um cantinho para um mini bar.
Ideias de varanda integrada
1- Integrando a varanda com sala de estar
Imagem: Mayara Sousa Arquitetura (@mayarasousa.arq)
2- Crie em lindo espaço gourmet
Imagem: mari orsi (@marianaorsifotografia)
3- Inclua uma rede de descanso
Imagem: Arquiteta | Maceió (@mayna.tenorio.arq)
Para ficar um ambiente ainda mais relaxante e aconchegante, inclua na sua varanda integrada uma rede de descanso para complementar a decoração.
4- Aumente o espaço social para receber seus convidados
Imagem: Débora Dalanezi Arquitetura (@deboradalaneziarquitetura)
5- Integre a cozinha, sala e varanda
Imagem: Débora Dalanezi Arquitetura (@deboradalaneziarquitetura)
6- Varanda integrada com sala e cozinha
Imagem: mari orsi (@marianaorsifotografia)
7- Sala de estar integrada com a varanda
Imagem: por Isabela V. (@isabelav.arq)
Editor geral do site Enfeite Decora, é entusiasta da decoração de ambientes. Escreve sobre tendências e inspirações para decoração de interiores, dicas de jardinagem, DIY, além de ideias úteis para o dia a dia.
Deixe um Comentário