Pular para o conteúdo

Como escolher as melhores plantas trepadeiras para o seu jardim

Plantas trepadeiras

As plantas trepadeiras são aquelas que possuem caules flexíveis e longos, que se enrolam ou se fixam em outras estruturas, como paredes, muros, pergolados, grades, etc.

Anúncios

Elas são ótimas opções para quem quer trazer mais verde e flores para o seu jardim, valorizando o visual e criando um clima mais aconchegante e natural.

Benefícios do cultivo de plantas trepadeiras

Além de serem fáceis de cultivar e embelezarem os ambientes, as plantas trepadeiras ainda ajudam a proteger as paredes e os muros da ação do sol, da chuva e do vento, aumentando a durabilidade e reduzindo os custos de manutenção.

Além disso, ela são conhecidas por melhorar a qualidade do ar, filtrando as impurezas e produzindo oxigênio, e ainda proporcionam sombra, frescor e privacidade, tornando o ambiente mais confortável e agradável.

Plantas trepadeiras recomendadas

Jiboia (Epipremnum pinnatum)

A jiboia (Epipremnum pinnatum) é uma das plantas trepadeiras mais cultivadas em ambientes externos e internos, pois se adapta bem a diferentes condições de luz e umidade, encantando com suas folhas verdes e brilhantes, que podem ter manchas ou variegações de cores claras. Ela pode ser cultivada em vasos suspensos ou em canteiros, onde pode escalar paredes e muros com a ajuda de suportes.

planta jiboia
Imagem: Teona Swift

Além disso, é considerada como uma planta de fácil cultivo e manutenção, que não precisa de muita água, podendo ser regada apenas duas vezes por semana. Aliás, ela é indicada para quem está iniciando na jardinagem, pois é bastante resistente e tolerante a erros. No entanto, é preciso ter cuidado com a sua ingestão, pois ela é tóxica para animais e humanos.

Cipó de São João (Pyrostegia venusta)

O cipó de são joão é uma planta trepadeira nativa do Brasil, que se destaca pelas suas flores alongadas de cor laranja, que aparecem principalmente no inverno. Ela é muito usada para cobrir pergolados de madeira, muros e paredes, criando um efeito visual impressionante.

plantas trepadeiras ciposaojoao Como escolher as melhores plantas trepadeiras para o seu jardim

O cipó de são joão é uma planta que prefere se desenvolver em ambientes que recebem bastante luz direta do sol, pois assim ela floresce mais e melhor. Além disso, ela também gosta de solo fértil e bem drenado, e de regas regulares, sem encharcar o solo.

Sapatinho de judia (Thunbergia mysorensis)

O sapatinho de judia é uma das plantas trepadeiras com flores mais encantadoras que existe. De origem asiática, ela possui folhas verdes e flores pendentes de cor amarela com tons amarronzados, que lembram o formato de um sapato.

sapatinho de judia
Imagem: Degaharu Tekouha

Ela é uma planta muito ornamental, que pode ser usada para decorar pergolados, arcos e treliças, de fácil cultivo que necessita de sol pleno para se desenvolver bem, pois é uma espécie tropical. Além disso, ela também precisa de solo rico em matéria orgânica e bem drenado, e de regas frequentes, sem deixar o solo secar.

Primavera (Bougainvillea)

A primavera, também conhecida como buganvília ou bougainvillea, é uma das plantas trepadeiras mais cultivadas no mundo, pois possui uma grande variedade de cores e formas. Ela é nativa da América do Sul e possui flores pequenas e delicadas, que são envolvidas por brácteas coloridas, que podem ser roxas, brancas, amarelas, rosas, vermelhas, etc.

planta trepadeira primavera
Imagem: Ilham Abitama

A primavera é uma planta que gosta de sol pleno e calor, pois assim ela floresce mais e melhor. Ela também precisa de solo fértil e bem drenado, e de regas regulares, sem encharcar o solo. Ela pode ser podada após a floração, para estimular o crescimento e a ramificação.

Como escolher a melhor planta trepadeira?

Por mais belas que sejam, para escolher as melhores plantas trepadeiras para o seu jardim, é preciso levar em conta alguns fatores, como:

  • O tipo de estrutura que vai suportar a planta, que deve ser resistente e adequada ao seu crescimento e ao seu peso;
  • O tipo de solo, que deve ser fértil, drenado e rico em matéria orgânica;
  • A quantidade de luz, que deve ser suficiente para o desenvolvimento e a floração da planta;
  • A frequência de rega, que deve ser adequada à necessidade de cada espécie, sem encharcar nem ressecar o solo;
  • A época de floração, que deve ser compatível com o clima e a estação do ano;
  • A cor das flores, que deve harmonizar com o estilo e as cores do seu jardim;
  • As pragas e doenças que podem afetar a planta, que devem ser prevenidas e combatidas com os cuidados e os tratamentos adequados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *