Plantas para sala: 5 espécies mais escolhidas para compor a decoração do ambiente.

Suzana Machado

Plantas para sala

Não existe nada agradável do que a sensação relaxamento que as plantas para sala nos passam quando são cultivada em ambientes internos. Ainda mais quando conseguimos conciliar essas plantas em nossa decoração, deixando o local ainda mais elegante e aconchegante.

Anúncios

Afinal, quando usamos as plantas como itens decorativos, elas nos ajudam a trazer aquela sensação de conforto, suavizando até mesmo a atmosfera da nossa sala de estar e deixando-a com aquele destaque a mais devido as composições que elas nos fornecem.
Imagem: Márcia Gomes (@apezinhodiy)

Plantas para sala mais escolhidas

A seguir, confira as melhores plantas para sala que são mais escolhidas e indicadas para serem cultivadas em ambientes internos e que ajudam a criar uma decoração mais leve e aconchegante.

1- Ficus elastica ‘Burgundy’

A Ficus elastica, é uma das plantas para sala de estar mais escolhidas para ser cultivada no ambiente. Para seu cultivo, basta apenas posicioná-la na varanda ou perto de uma janela que possua uma boa iluminação, podendo fazer toda a diferença na decoração do ambiente.

Quanto as suas regas, ela precisa que seja feita com frequência, mas é preciso sempre verificar o substrato antes de realizá-la, já que a planta gosta de solo fértil enriquecido com matéria orgânica.

plantas de sombra para sala2 Plantas para sala: 5 espécies mais escolhidas para compor a decoração do ambiente.

Imagem: Two Plant Mamas (@two.plant.mamas)

Já suas folhas, podem e devem ser limpas com um pano úmido para retirar toda a poeira acumulada que poderá ficar na planta.

Anúncios

2- Costela-de-adão

Por ser uma planta que possui como principal característica o formato de suas folhas que são largas, desenhadas e recortadas, a Costela-de-Adão se desenvolve muito bem no ambiente interno e pode se torna o destaque na decoração da sala de estar.

plantas de sombra para sala4 Plantas para sala: 5 espécies mais escolhidas para compor a decoração do ambiente.

Imagem: Libia Carrijo Departamentos (@libiacarrijodepartamentos)

Além disso, ela também é um dos tipos de plantas para sala que ficam bem acomodadas desde vasos decorativos grandes e pequenos. Quanto aos seus cuidados, para que sempre floresçam, as costelas-de-adão gostam de luz, mas sem muitos exageros.

Plantas de sombra para sala: Costela-de-adao
Foto: arquiteturathalesgomes

Dessa forma, elas sobrevivem bem na luz indireta ou em locais que acabam recebendo claridade por apenas um período do dia.

Anúncios

3- Espada-de-São-Jorge

Conhecida pelo nome de Espada de São Jorge ou Espada de Ogum, a fama dessa planta se deve ao seu poder de proteção e por não necessitar de grandes cuidados diários, podendo crescer e ser cultivada em praticamente qualquer lugar.

Entre suas principais características, estão suas folhas retas, que trazem modernidade e elegância para os ambientes onde estão dispostas.

plantas de sombra para sala6 Plantas para sala: 5 espécies mais escolhidas para compor a decoração do ambiente.

Imagem: Chantal – Plantas e Acessórios ( Ceasa de Campinas ) (@chantalplantas)

Além disso, caso você queira deixar suas folhas ainda mais evidentes na decoração da sala de estar, é possível compor vasos com diferentes alturas da mesma espécie.

Anúncios

4- Palmeira-Areca

Uma das plantas para sala que também é outra queridinha nos jardins, além de vasos dentro de casa, é a Palmeira-Areca. Uma curiosidade dela, é que mesmo que ela possua um ciclo perene e ser considerada uma planta tropical, ela prefere ser cultivada a meia-sombra e sol direto em apenas algumas partes do dia.

plantas de sombra para sala8 Plantas para sala: 5 espécies mais escolhidas para compor a decoração do ambiente.

Imagem: floriculturasanguinette🇮🇹🇧🇷 (@floriculturasanguinette)

Porém, o indicado é o sol pleno durante a manhã ou no final de tarde. Além disso, essa palmeira gosta de solo fértil, sendo muito importante fazer o enriquecimento do soo de forma regular.

Por isso, se atente ao máximo quando for fazer a montagem do substrato! Quanto a sua rega, ela deve ser frequente e a terra deve permanecer a maior pare do tempo úmida.

5- Pacová

Outra planta para sala, super conhecida na jardinagem vertical em ambientes internos, é o Pacová, já que suas folhas largas e brilhosas consegue chamar a atenção e tornam-se o destaque na decoração.

Para cuidar dela, saiba que ela prefere o clima mais quente e úmido, sendo recomendado colocar o vaso com a planta em ambientes com luz indireta ou à meia sombra, mas que possa pegar o sol mais ameno no início ou fim do dia.


Veja também

Deixe um comentário