Painel ripado: como usar essa tendência na sua decoração.

Cláudio Filla

Painel ripado

Quando se trata de transformar ambientes de forma elegante e prática, o uso do painel ripado surge como uma opção versátil e encantadora.

Anúncios

Esse tipo de revestimento, consiste em ripas de madeira ou outro material, dispostas de forma paralela ou alternada, criando um efeito visual moderno e sofisticado.
Imagem: geovannanataliarquitetura

O que é um painel ripado?

O painel ripado é uma solução moderna e atrativa, trazendo um toque de sofisticação a qualquer espaço. Sua versatilidade permite diversas aplicações, desde revestimentos de paredes até móveis planejados.

Painel ripado de madeira
Imagem: italo_mobili – Decoração de sala de estar com painel de madeira

Seu design único, composto por ripas horizontais ou verticais, cria uma estética visualmente agradável, enquanto sua funcionalidade se revela na capacidade de ocultar e revelar elementos conforme a necessidade.

Painel ripado na parede
Imagem: Moltimani Ambientes – Parede da sala de estar com painel de madeira ripado

Ele é uma ótima opção para quem quer renovar a decoração sem gastar muito, pois pode ser feito com materiais reaproveitados ou de baixo custo.

Anúncios

Madeira usada para fazer painel ripado

1- Madeiras nobres

Entre as madeiras mais nobres que são utilizadas para fazer o painel ripado, podemos destacar o Freijó, Cumaru e Imbuia.

Painel ripado
Foto: Arquiteta Viviany Santos

Essas madeiras são mais recomendas devido a resistência ao ataque de pragas e ainda evitam que as ripas de madeira se empenem ou se deformem com o tempo.

Anúncios

2- MDF ou MDP

Porém, visto que ao usar madeiras mais nobres o valor do painel pode encarecer o projeto decorativo, você pode optar em usar madeiras com um menor custo, como um painel ripado mdf ou mdp, por exemplo, mesmo que não seja o ideal.

Cantinho do café com painel ripado
Imagem: ape 207 RJ – Cantinho do café decorado com painel ripado

O uso de um painel ripado feito de MDF pode apresentar falhas nas bordas e extremidades prejudicando o acabamento final, além da sua menor resistência.

Painel ripado em sala pequena
Imagem: mb.modular – Sala pequena decorada com painel

Mesmo assim, se ainda ficar em dúvida, opte sempre pelo uso de madeiras que são naturalmente mais escurecidas.

Painel ripado
Foto: julianapestanarquiteta

Ou seja, aquelas ripas de madeira que possuam um tom mais claro, como eucalipto e pinus, principalmente se for um em painel interno.

Anúncios

Onde usar o painel ripado?

Para incorporar o painel ripado em seu espaço, considere algumas ideias práticas e criativas. Uma aplicação popular é utilizar o painel ripado como revestimento de parede, trazendo textura e profundidade ao ambiente.

Painel ripado
Imagem: Concreta arquitetura

1- Sala de estar

Em salas de estar ou quartos, pode-se criar um destaque elegante com esse revestimento em uma parede específica, destacando-a como um ponto focal. Além disso, o painel ripado pode ser usado na confecção de portas de armários, garantindo um visual charmoso e discreto ao mesmo tempo.

Painel ripado
Foto: Móveis Topázio

Além disso, o painel ripado pode ser usado na confecção de portas de armários, garantindo um visual charmoso e discreto ao mesmo tempo. Essa aplicação oferece não apenas um toque estético, mas também funcionalidade, escondendo ou expondo o interior conforme desejado.

Anúncios

Vantagens do painel com ripas de madeira

1- Versatilidade

O painel de madeira ripada oferece uma série de vantagens, sendo sua versatilidade uma das principais.

Painel ripado
Foto: Decora-se

Esse elemento pode transformar completamente um ambiente, permitindo a criação de painéis em diferentes cores e formatos que se encaixam perfeitamente em diversos estilos de decoração.

2- Cria aconchego

Se você está planejando uma iluminação com foco nos leds e spots para tornar seus espaços mais aconchegantes, saiba que essa escolha é excelente para criar uma sensação calorosa e acolhedora nos ambientes.

Painel ripado
Foto: focco_interiores

Essas opções modernas de iluminação trazem um charme extra, contribuindo para um ambiente mais convidativo e confortável em sua casa

Anúncios

3- Harmonia

Além de agregar charme, a decoração com painéis de ripas de madeira tem o poder de proporcionar um ambiente equilibrado e visualmente coeso. Esses painéis são excelentes opções para criar divisões em espaços integrados, promovendo harmonia.

Painel ripado
Foto: projetostaisacaliari

Para complementar a composição dos ambientes, é possível combinar o painel ripado com outros móveis de madeira. Assim, a união desses elementos confere um toque especial à sua decoração.

Como fazer um painel ripado de madeira?

Por mais perfeito que possa ficar um projeto de decoração com o painel de madeira ripada, acredite: não é difícil fazer um painel de madeira. Basta ter os materiais e as ferramentas certas como mostra o tutorial abaixo.

Veja também