Tapete de sisal redondo: o que é, diferenças entre os tipos, limpeza +8 ideias para usar nos ambientes.

Cláudio Filla

Updated on:

tapete de sisal redondo

Devido a sua versatilidade e ao aspecto mais rústico e sofisticado, o tapete de sisal redondo está ganhando cada vez mais preferência dos designers de interiores e arquitetos para compor a decoração dos ambientes. Confeccionados com um material mais natural que os demais tipos de tapetes, o tapete feito com sisal permite que o impacto ambiental seja mais reduzido.

Anúncios

Basicamente, o tapete de sisal redondo é feito com com tramas em um estilo rústico, combinando todo o charme circular do tapete redondo com a rusticidade e elegância do sisal. Dessa forma, ele pode ser a opção perfeita para compor a decoração da sala de jantar, sala de estar, quartos e escritórios.
Imagem: Selenic Moon

O que é o sisal?

O sisal, é um tipo de fibra que é extraída da planta Agave sisalana. A planta em questão, é encontrada com bastante facilidade em regiões tropicais e subtropicais.

Tapete de sisal redondo

Imagem: naturtex_sl – Fibras naturais de Sisal

É considerada uma planta com produção ecologicamente responsável, já que utiliza pesticidas ou fertilizantes para o seu cultivo.

Anúncios

Vantagens do tapete de sisal redondo nos ambientes

Ideal para quem busca mais originalidade aos ambientes, o tapete de sisal redondo consegue proporcionar uma maior sensação de conforto, aconchego e rusticidade a decoração.

1- Maior durabilidade

Uma das principais vantagens do uso de um tapete de sisal redondo, está na durabilidade que ele apresenta quando comparado com outros tipos de tapetes.

tapete de sisal redondo

Imagem: arte_corda – Tapete redondo de sisal

Por isso, ele pode ser indicado para compor ambientes onde exista um a grande circulação de pessoas.

Anúncios

2- Mais resistente

Tapete de sisal redondo

Imagem: Tima Miroshnichenko – Sala estilo boho com tapete de sisal

Aliás, por ser um material mais resistente a manchas, pode ser uma ótima opção para ser aplicado em corredores, salas de estar, sala de jantar e até mesmo áreas externas, como varandas e áreas gourmet.

Tipos mais comuns de tapete sisal

Basicamente, é mais comum de ser encontrado dois tipos de tapete de sisal, como o tapete de sisal sintético e o tapete de sisal de fibra natural.

Anúncios

1- Tapete de sisal redondo sintético

Tapete de sisal redondo sintetico

Imagem: bomurainteriores – Tapete de sisal sintético com chenille

O tapete de sisal sintético, imita perfeitamente a texturas das fibras naturais, conta com toda a durabilidade e resistência do material, além de ser mais barato que o tapete feito com sisal de fibras naturais.

2- Tapete de sisal redondo de fibra natural

O modelo de tapete de sisal de fibra natural, é feito com fibras naturais, sendo uma opção mais sustentável e ecologicamente correta. Contudo, por envolver um processo artesanal e por usar a fibra natural, costuma ter um preço mais elevado.

Tapete de sisal redondo com fibra natural

Imagem: arte_corda – Tapete redondo feito com corda de sisal

Mesmo assim, todo investimento irá valer a pena, por toda a valorização que ele irá dar para os ambientes e por sua durabilidade e resistência.

Anúncios

Como limpar tapete de sisal?

Uma dúvida muito comum, é a forma correta de fazer a limpeza do tapete de sisal. Porém, não existe muito segredo e ela pode ser facilmente realizada com o uso de um aspirador de pó, vassoura e a aplicação de um pano umedecido com detergente neutro, caso seja necessário fazer a remoção de manchas.

Anúncios

Caso o tapete de sisal seja feito com fibras naturais, é recomendado que não ocorra o contato das fibras com água. Caso ocorra, remova o excesso com um pano seco e utilize um secador diretamente na área molhada.

Ideias de ambientes com tapete de sisal redondo

1- Compondo a decoração de varandas

Tapete de sisal redondo em varanda

Imagem: catuarquitetura

2- Valorize a sala de estar próxima ao hall

tapete de sisal redondo 6 Tapete de sisal redondo: o que é, diferenças entre os tipos, limpeza +8 ideias para usar nos ambientes.

Imagem: lilicasaeconstrucao

3- Valorize uma varanda pequena

tapete de sisal redondo

Imagem: casaedecoracaoafetiva

4- Decore o corredor no hall de entrada

Tapete de sisal redondo no hall de entrada

Imagem: my_aptog34

Veja também