Porta de correr: dicas, tipos, instalação +8 modelos para decorar sua casa.

Cláudio Filla

Updated on:

Porta de correr

Seja para integrar ambientes ou para melhorar o espaço em locais com uma menor metragem, a porta de correr pode fazer toda a diferença quando é instalada nos ambientes.

Anúncios

Dessa forma, você consegue usar alguns espaços que muitas vezes ficam sem uso, já que a porta comum precisa de um certo ângulo para sua abertura e fechamento. As portas de correr por outro lado, melhoram a circulação e ainda deixam o ambiente mais funcional.
Imagem: maxx_portas

Onde a porta de correr pode ser instalada?

A grande vantagem da porta de correr, é que ela pode ser instalada em qualquer ambiente, desde que ele não necessite de muita agilidade para abrir e fechar, já que seu manuseio é um pouco mais lento que as portas tradicionais.

porta de correr 6 Porta de correr: dicas, tipos, instalação +8 modelos para decorar sua casa.
Imagem: Fernanda & Alisson Diógenes (@305nossoap) – Ambientes integrados com porta do tipo de correr

Contudo, as portas de correr podem ser usadas em quartos, no banheiro, na integração de ambientes como acontece na sala com a cozinha, cuidando apenas com a escolha do material que será utilizado na fabricação da porta e o espaçamento para sua instalação.

porta de correr 5 Porta de correr: dicas, tipos, instalação +8 modelos para decorar sua casa.
Imagem: maxx_portas – Porta branca de correr

O recomendado, é que exista pelo menos um vão de no mínimo 70 cm para sua instalação, além de um espaço para passagem de 60 cm, somado a um avanço de 10 cm para a pega do puxador.

Anúncios

Tipos de porta de correr

Seja para combinar com a decoração já existente no local ou apenas para melhorar a funcionalidade da porta de correr no ambiente, é importante se atentar aos tipos de portas que podem ser encontradas.

Anúncios

Assim, dependendo do projeto, é possível que a porta de correr fique escondida, embutida, presa por roldanas ou em um trilho. Fora o material utilizado na porta de correr que também deve ser levado bastante em consideração na hora da escolha.

1- Porta de correr embutida na parede

Composto por uma porta e uma estrutura metálica, esse tipo de porta de correr possui um melhor encaixe na parede e pode ser recomendado para ser instalado em ambientes que precisem de uma melhor privacidade ao local.

porta de correr 7 Porta de correr: dicas, tipos, instalação +8 modelos para decorar sua casa.
Imagem: ettorepremiumdecor – Porta embutida de correr

Para ser instalada, ela irá demandar de uma pequena obra, sendo necessário quebrar a parede para seus componentes serem encaixados, podendo ser revestimento posteriormente com drywall ou com alguma marcenaria que tenha uma espessura mais fina.

Anúncios

2- Porta de correr com roldana e trilho aparente/oculto

Outra opção de porta de correr, que também é muito bonita e mais prática, é com roldana e trilho que ficam aparentes.

porta de correr 1 Porta de correr: dicas, tipos, instalação +8 modelos para decorar sua casa.
Imagem: maxx_portas – Porta de madeira de correr com roldana e trilho a aparente

Possui como vantagem a praticidade em ser instalada, já que não precisa de obra (nem “quebra-quebra”). Sua instalação é feita somente com a instalação de um trilho e de uma porta de correr na frente da parede.

porta de correr 8 Porta de correr: dicas, tipos, instalação +8 modelos para decorar sua casa.
Imagem: pakmovel – Modelo de porta de madeira de correr com roldana e trilho oculto

Caso você sinta que o trilho onde a porta foi instalada não fique muito atrativo, pode instalar com alternativa um bandô para esconder o trilho.

Anúncios

Materiais utilizados na fabricação da porta de correr

1- Porta de correr de madeira

Provavelmente, a porta de madeira de correr seja um dos modelos de portas de correr mais encontradas e instaladas em projetos atualmente.

porta de correr 9 Porta de correr: dicas, tipos, instalação +8 modelos para decorar sua casa.
Imagem: SLIDEPORTAS PORTAS EMBUTIDAS (@slideportas)

Como vantagem, está o peso do material e sua durabilidade, além de garantir toda a elegância a decoração do ambiente.

Anúncios

2- Porta de correr de vidro

Outra opção que também deixará o visual do ambiente ainda mais bonito e encantador, são os modelos de portas de correr de vidro. Elas também podem ser instaladas no local com o trilho ou então embutidas na parede, tudo depende de como você deseje que ela fique.

porta de correr 10 Porta de correr: dicas, tipos, instalação +8 modelos para decorar sua casa.
Imagem: cristalcarolavidracaria

Contudo, dependendo do modelo de porta de vidro que você opte, é preciso ter um pouco mais de cuidado com batidas e acidentes por ser uma material mais frágil quando comparado com as portas de madeira.

Veja também

2 comentários em “Porta de correr: dicas, tipos, instalação +8 modelos para decorar sua casa.”

  1. A porta de correr embutida (pocket door) é a melhor e mais vantajosa. Pode até dar mais trabalho para colocar após uma obra pronta, mas é infinitamente melhor.

    Responder

Deixe um comentário