Tapete artesanal: principais tipos, modelos +5 tutoriais passo a passo.

Cláudio Filla

Updated on:

Tapete artesanal

Com diversas técnicas e acessórios disponíveis para incrementar a decoração dos ambientes, um tapete artesanal pode ser feito em casa, para quem adora o DIY e gosta de trabalhos manuais, ou adquirido em feiras de artesanato.

Anúncios

Pensando nisso, separamos os principais tipos de tapete artesanal que você pode encontrar para tentar fazer seguindo alguns tutoriais, ou adquirir em feiras de artesanato para usar na decoração dos ambientes de sua casa.
Imagem: sacariastoandre

Tipos de tapete artesanal que podem ser feitos

1- Tapete artesanal de crochê

Provavelmente, um dos tipos de tapete artesanal mais comum de ser encontrado para compra ou para ser feito com ajuda de tutoriais, é o tapete de crochê. O melhor de tudo, é que ele pode ser confeccionado nos mais diversos tamanhos e formatos, podendo ser adaptado facilmente a decoração da sua casa.

Tapete artesanal de crochê
Imagem: Josi Crochet

Contudo, para quem pensa em fazer um tapete artesanal de crochê, precisa ter uma certa habilidade com trabalhos manuais e ser familiarizado com os pontos de crochê. Aliás, um tapete de crochê que fica lindo em qualquer decoração, é o tapete artesanal feito com fio de malha.

Anúncios

2- Tapete de palha

Ideal para quem busca por um tapete que traga um toque mais boho ou rústico para a decoração do ambiente, o tapete de palha é extremamente delicado e repleto de detalhes em sua confecção.

Tapete artesanal

Imagem: Arthezel Artesanato (@arthe_zel_artesanato)

Portanto, por mais que seja possível fazer em casa um tapete artesanal de palha, é recomendado que já tenha alguma experiência em trabalhos manuais com a palha.

3- Tapete de tecido

Podendo ser confeccionado através da sobra de tecidos que ficam após algum projeto ou pela reutilização de roupas que ficam paradas no armário, o tapete artesanal de tecido é muito prático de ser confeccionado, mesmo sendo um pouco trabalhoso.

tapete artesanal 3 Tapete artesanal: principais tipos, modelos +5 tutoriais passo a passo.

Imagem: Cris Uehara (@cristartes)

Neste caso, você irá precisa de uma tela apropriada para a confecção do tapete de tecido, além de uma máquina de costura.

Anúncios

4- Tapete com corda de sisal

tapete artesanal 4 Tapete artesanal: principais tipos, modelos +5 tutoriais passo a passo.

Imagem: D’corações-Loja de Artesanato (@dcoracoes_resendecosta)

A corda de sisal está presente na confecção de diversos trabalhos manuais e pode resultar em um lindo tapete artesanal para compor a decoração dos ambientes. Com um pouco de prática e criatividade, você consegue criar um tapete incrível.

5- Tapete artesanal de tear

tapete artesanal 5 Tapete artesanal: principais tipos, modelos +5 tutoriais passo a passo.

Imagem: Santo Fio (@santofio.tear)

Outro tapete que é mais comum de ser encontrado a venda para decorar os cômodos, é o tapete de tear. Ele pode ser encontrado nos mais diferentes tamanhos, formatos e cores.

Anúncios

Como fazer um tapete artesanal?

Em especial para quem adora o DIY e quer fazer um lindo tapete artesanal, separamos alguns tutoriais para que você possa aprender o passo a passo de alguns modelos.

1- Tutorial para fazer um tapete artesanal – nível iniciante

Neste tutorial, você aprenderá de forma fácil e rápida como pode fazer um lindo tapete para compor a decoração de sua casa. O melhor de tudo é que pode ser feito por quem ainda está iniciando no artesanato.

2- 17 tapetes artesanais fáceis de serem feitos

3- Como fazer um tapete com corda de sisal

Se você adora artesanatos confeccionados com a corda de sisal, aprenda a fazer um lindo tapete de corda de sisal.

4- Como fazer um tapete de fio de malha

5- Aprenda a fazer 3 tipos de tapetes feitos a mão

Veja também

Deixe um comentário