Porta de madeira: dicas +11 modelos para transformar sua casa.

Cláudio Filla

Updated on:

Porta de madeira

A porta de madeira sempre será uma opção clássica para compor a decoração. Com os mais variados modelos, ela é capaz de trazer para o ambiente um toque mais rústico e de requinte, além de melhorar os aspectos de segurança, circulação e funcionalidade para uma casa.

Anúncios

Por isso, é importante tomar alguns cuidados ao escolher o melhor modelo de porta de madeira para ser inserido no seu projeto, seja ela uma porta para ser instalada na entrada da residência ou para dividir cômodos.
Imagem: madermac

Como escolher uma porta de madeira?

Não há como negar que uma porta deve ser considerada como um dos cartões visitas de uma casa. Afinal, antes mesmo de entrar no imóvel, o primeiro impacto será dado justamente pela porta, antes mesmo de se passar pelo hall de entrada.

Porta de madeira
Imagem: PATZ ESQUADRIAS MADEIRA E PVC

Por isso, ao escolher uma porta de madeira para compor a decoração de sua casa, conheça os principais modelos e estilos de portas de madeira que podem ser encontradas, conciliando os modelos encontrados com a sua necessidade, seja ela para um local interno ou externo.

1- Porta de madeira para ambientes internos

Para casos em que você esteja pensando em escolher um modelo de porta de madeira para ambientes internos, o recomendado é procurar por portas que sejam semi ocas e que apresentem uma espécie de estrutura em forma de colmeias em seu interior.

Porta de madeira
Imagem: ap01_mr

Esse tipo de porta, além de ser mais leve, também não possui um valor tão alto quando comparadas a outros tipos de portas de madeira. E, por mais que não sejam tão resistentes, isso não será um problema caso você deseje instalar apenas em ambientes internos.

Anúncios

2- Porta de madeira para ambiente externo

No caso da escolha de uma porta de madeira para ambientes externos, seja uma porta de entrada ou de saída para uma área externa, por exemplo, o recomendado é optar por modelos de portas que sejam de madeira maciça.

Porta de madeira
Imagem: larissacorrea.arquiteta

Dessa forma, além de você ter mais segurança na entrada de sua casa, as portas maciças também são mais resistentes.

Anúncios

3- Porta sólida

Você também pode escolher por um modelo de porta sólida, que também acaba sendo um tipo de porta mais resistentes que as portas semi ocas.

Porta de madeira
Imagem: apto_11 – Apartamento com porta sólida

No entanto, elas não são muito resistentes ao tempo e não devem ser escolhidas para serem instaladas na entrada de uma casa. Por isso, ela acaba sendo uma ótima opção para quem mora em apartamento.

Principais modelos de portas de madeira

De modelos mais tradicionais aos mais elegantes, é possível encontrar uma variedade de modelos de portas feitas de madeira, desde modelos mais simples, à modelos que contam com frisos, vidros e aberturas diversas.

Anúncios

1- Porta pivotante com frisos

As portas de madeira pivotantes são uma ótima opção para quem deseja um elemento de design elegante e sofisticado em sua casa. Elas são caracterizadas por um sistema de abertura diferente das portas convencionais, que giram sobre um eixo central, permitindo uma abertura ampla e sem obstáculos.

Porta de madeira
Imagem: athosvidracaria_

Os frisos são elementos decorativos que podem ser aplicados às portas de madeira, conferindo um toque de sofisticação e requinte. Eles podem ser feitos de madeira, metal ou outros materiais, e podem ter diferentes formatos e tamanhos.

Os modelos de portas de madeira pivotante são ideias para casas que possuem um espaço amplo para elas serem instaladas.

2- Porta maciça

Porta de madeira
Imagem: capivara_portas

As portas de madeira maciça são uma ótima opção para quem busca beleza, durabilidade e sofisticação para sua casa. Elas são feitas de madeira sólida, sem adição de outros materiais, o que garante sua resistência e longevidade.

3- Hall de entrada com porta branca

Uma porta de madeira branca é uma ótima opção para quem busca um toque de elegância e sofisticação.

Porta de madeira
Imagem: mairaborattoarquitetura

A cor branca é neutra e versátil, e combina com todos os estilos de decoração. Além disso, a madeira é um material natural e aconchegante, que transmite uma sensação de bem-estar.

Anúncios

4- Modelos de portas em tom escuro

Porta de madeira
Imagem: tallers.castejon

As portas de madeira tom escuro são feitas de madeiras nobres, como carvalho, mogno ou ipê. Essas madeiras têm uma coloração natural escura, que confere às portas um aspecto luxuoso e atemporal.

Veja também

1 comentário em “Porta de madeira: dicas +11 modelos para transformar sua casa.”

Os comentários estão encerrado.