Portulacaria afra: 4 dicas para o cultivo dessa pequena suculenta.

Suzana Machado

Updated on:

Portulacaria afra

Arbustiva e muito fácil de ser cultivada, a Portulacaria afra é uma suculenta que desenvolve pequenas folhas arredondadas, podendo atingir no máximo 3 centímetros. Nativa da África do Sul, ela se popularizou no Brasil entre os amantes por suculentas por ser de fácil cultivo, já que se adaptou muito bem ao clima quente do Brasil.

Anúncios

Curioso, que muitas pessoas acabam confundindo a espécie com a Crassula ovata, popularmente chamada por planta jade. Contudo, o Engenheiro Henrique Cariri, do canal ViveiroCariri, explica que a planta jade possui o desenvolvimento de suas folhas maiores, enquanto a Portulacaria afra se mantem sempre pequena.
Imagem: norbury

Como cultivar a Portulacaria afra?

Henrique Cariri, comenta que a suculenta Portulacaria afra é considerada como uma ótima opção de planta para ser cultivada por pessoas que não possuem muito tempo ou experiência no cultivo de plantas.

Portulacaria afra

Imagem: bonsai_af – Bonsai com a Portulacaria

Escolhendo um ambiente bem iluminado, com bastante exposição a luz do sol e alguns cuidados práticos, ela já pode se desenvolver saudavelmente.

Anúncios

1- Exposição a luz do sol

Um ponto bastante importante para o cultivo da suculenta Portulacaria afra, segundo o Engenheiro Henrique Cariri, está na devida exposição da suculenta a luz direta do sol. Ela deve ficar em um ambiente bem iluminado, onde possar receber bastante luz direta do sol todos os dias.

Anúncios

2- Substrato recomendado

portulacaria afra 2 Portulacaria afra: 4 dicas para o cultivo dessa pequena suculenta.

Imagem: ale.garden_

A Proculataria não é uma suculenta muito exigente com o substrato utilizado. O engenheiro recomenda que somente o uso de terra vegetal já basta para que ela se desenvolva corretamente.

Anúncios

3- Frequência das regas

As regas feitas na Portulacaria afra podem ser bem espaçadas, podendo ser molhada apenas uma vez por semana, quando os dias estão mais quentes, ou apenas uma vez a cada 10 ou 15 dias, quando os dias estão mais gelados.

Anúncios

4- Adubação

O engenheiro recomenda que a adubação da Portulacaria afra seja feita com a aplicação de farinha de ossos a cada 2 ou 3 meses, devendo sempre fazer uma pequena irrigação após a aplicação do adubo.

Veja também

Deixe um comentário