Uma planta que está ganhando cada vez mais destaque para ser cultivada em ambientes internos, é a Columeia batom (Aeschynanthus radicans), muito procurada por conta das características de suas flores, que lembram muito um batom.
Aliás, seguindo alguns cuidados muito práticos, é possível fazer com que a planta possar florir por muitos anos, fazendo com que o ambiente onde ela está sendo cultivada fique sempre encantador.
Imagem: vitrinedoverde
Características da Columeia batom
Assim como o gênero de columeia peixinho, a Columeia batom é muito característica pela forma como desenvolve seus ramos, que tendem a ficar pendentes, que podem chegar a 1 metro de comprimento, além do formato de suas flores que parecem um batom.
Flores da C. batom abertas após floração
É uma planta que pode manter suas flores durante o ano todo, mas que possui sua floração nos meses da primavera, podendo desenvolver flores que podem medir até 4 centímetros. Por isso, prefira usar um vaso suspenso para cultivar a espécie.
Como cultivar a Columeia batom?
1- Exposição a luz
O jardineiro Victor, especialista no cultivo de plantas, comenta que para que sua Columeia batom consiga durar por muito tempo, é importante que assim que a planta for comprada em uma floricultura, ela seja exposta em um ambiente com bastante luminosidade.
Vaso suspenso com Columeia
Entretanto, o ambiente não pode receber a luz direta do sol por muito tempo, nem ser um ambiente com pouca luz. Por isso, prefira escolher um ambiente bem iluminado, que receba a luz fraca da manhã ou do final da tarde, já que o sol forte pode queimar suas flores.
2- Substrato recomendado
Como a Columeia batom não gosta de se desenvolver um um local com muita água, Victor, explica também, que o substrato utilizado para fazer seu cultivo deve ser bem drenado.
3- Frequência das regas
Um dos cuidados mais importantes para que a Columeia batom se mantenha sempre saudável, está na frequência correta de suas regas. O ideal, é que o substrato se mantenha sempre úmido, cuidando para que ele não fique encharcado.
Uma dica, que o jardineiro Victor menciona para que as regas não fujam do ideal, é fazer o teste do dedômetro, verificando se o substrato já está ficando seco e observar se as folhas presentes nas hastes da planta estão saindo com muita facilidade.
Caso as folhas esteja saindo facilmente, é um sinal de que a planta está recebendo muita água, sendo preciso diminuir a frequência para que ela não acabe morrendo.
4- Adubação
Victor recomenda que seja para sua adubação, seja aplicado algum tipo de adubo NPK rico em fósforo. Assim, a Columeia batom irá conseguir florir mais e suas folhas irão crescer com mais vigor.
Você poderá estar utilizando um adubo composto por farinha de osso, torta de mamona ou farinha de girassol, para que a floração fique cada vez mais exuberante.
5- Propagação
Para fazer a propagação da Columeia batom, basta retirar um pequeno raminho da sua planta já adulta e colocar a ponta do ramo em um vaso contendo uma pequena porção de substrato bem drenado.
Em 75 dias aproximadamente, o ramo já estará criando suas raízes, dando origem a uma nova muda.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
Deixe um Comentário