Caladium: características, 4 tipos +3 cuidados para o seu cultivo.

Suzana Machado

Updated on:

Caladium

Muito usado na composição de urban jungles, o caladium, popularmente conhecido por tinhorão, é um tipo de folhagem que possui como características suas folhas bicolores, que podem variam entre o branco, verde e rosa.

Anúncios

Da mesma família dos antúrios e da planta comigo-ninguem-pode (aráceas), o caladium se destaca entre a primavera e verão, por ser a época de maior desenvolvimento dessa planta ornamental. Aliás, a planta se destaca pela facilidade em se desenvolver, podendo ser cultivada em ambientes internos e externos. Contudo, é importante manter longe de crianças e animais de estimação por ser tóxica.
Imagem: plantqueensgarden

Principais tipos de caladium

Já que é possível encontrar mais de mil tipos da folhagem, separamos as variedades mais encontradas em jardins e cultivadas em ambientes internos.

Anúncios

1- Caladium branco

Considerado como um dos tipos mais delicados da folhagem, o caladium branco é recoberto por uma extensa coloração branca em sua superfície, aspecto que faz com que ela seja uma das variedades preferidas para compor jardins ornamentais.

Caladium branco
Imagem: plantas_teresina
Variedade branca

Aliás, essa variedade também pode ser conhecida pelos nome de moonlight e white wonder.

2- Caladium verde

Outra espécie muito tradicional, é o tipo verde, também conhecido por angel wings, que é muito encontrada em países com o clima tropical.

Caladium verde
Imagem: cleidiane_melo__
Variedade verde

Por mais que possua uma estrutura um pouco menor que as outras variedades, suas folhas embelezam as ambientes com suas cores, que podem ou não ser pintadas com uma cor branca ou bordô.

Anúncios

3- Caladium rosa

Marcante por sua beleza, a variedade rosa destaca os ambientes com suas cores vívidas que são cobertas por manchas rosas.

Caladium rosa
Imagem: caladium_colecionador

Entretanto, para que sua beleza se torne marcante, é preciso dedicar algumas horas do dia para o ser cultivada, já que será fator importante no desenvolvimento da sua cor.

4- Caladium bicolor

Com folhas que se assemelham ao formato de um coração, o caladium bicolor se destaca pelo formato e tamanho de suas folhas.

Caladium bicolor
Imagem: theplantfinder
Variedade bicolor

Geralmente, essa variedade possui mais de uma tonalidade, sendo mais comum os tons de branco, verde, vermelho e rosa.

Anúncios

Como cultivar o caladium?

Podendo ser cultivada em ambientes internos e externos, a planta necessita apenas de alguns cuidados para que possa se desenvolver e encantar os ambientes.

1- Preparo do substrato

O recomendado, é que o substrato utilizado para fazer o cultivo da caladium seja poroso e leve, podendo ser composto por misturas iguais de terra, turfa, perlita e vermiculita.

Caladium
Imagem: @habitatbrasileiro
Diversas variedades da folhagem ornamental.

Assim, o substrato irá garantir com que a água usada nas regas possa ser facilmente drenada, evitando com que ocorra o acúmulo de água em suas raízes.

2- Exposição a luz

Para que consiga crescer e desenvolver suas folhas, é recomendado que o caladium seja cultivado em um ambiente bem iluminado, sem ficar exposto a luz direta do sol, já que a luz do sol pode acabar queimando suas folhas.

3- Frequência das regas

Quanto as regas, o ideal é que elas sejam feita sempre que for observado que o substrato esteja ficando seco, mantendo ele sempre úmido. Contudo, é importante cuidar para que não ocorra o encharcamento de suas raízes, para que não ocorra o apodrecimento dos seus bulbos.

Anúncios

Caso nos meses de frio você observe que o bulbo do caladium entrou em dormência, suspenda as regas de imediato, já que nesse período ela irá apenas armazenar seus nutrientes para que possa se desenvolver posteriormente.

Veja também

1 comentário em “Caladium: características, 4 tipos +3 cuidados para o seu cultivo.”

Deixe um comentário