Bambu-da-sorte: características +3 dicas para cuidar do “amuleto da sorte”.

Bambu-da-sorte: características +3 dicas para cuidar do “amuleto da sorte”.

Nativa da África, o bambu-da-sorte se tornou uma verdadeira estrela nos países orientais, principalmente aos adeptos ao Feng Shui, onde virou uma planta símbolo de boas energias, podendo até mesmo purificar os ambientes.

Anúncios

Fernando Pereira, especialista em jardinagem do canal Somos verdes, cita que na verdade, o bambu-da-sorte não é realmente um bambu e sim uma espécie de dracena (Dracaena sanderiana). O nome para a planta se deu devido a sua aparência longa e fina, que se assemelha muito a dos bambus, se diferenciando por ter um caule mais carnudo.
Imagem: villagardenpaisagismo

Significado do bambu-da-sorte

Segundo o Feng Shui, o bambu-da-sorte é um símbolo de riqueza, prosperidade, força e fartura. Aliás, como seu crescimento tende a ser para cima e não se quebra nem com ventos fortes, ele ainda é visto como um símbolo de resistência.

Anúncios

Acredita-se ainda, que a planta traz para o ambiente onde está sendo cultivada energias positivas, podendo até mesmo purificar o ambiente.

Número de hastes

Por outro lado, segundo o Feng Shui, dependendo do número total de hastes que o bambu-da-sorte tenha, que ele possa trazer diferentes significados à planta.
Uma haste: boa sorte;
Duas hastes: harmonia, felicidade e equilíbrio para os relacionamentos;
Três hastes: riqueza e longevidade;
Cinco hastes: entusiasmo, criatividade e equilíbrio;
Seis hastes: riqueza;
Sete hastes: saúde;
Oito hastes: riqueza, fartura, prosperidade e sorte nos negócios;
Nove hastes: sorte em todas as áreas;
Dez hastes: realização e perfeição;
21 hastes: bênçãos e prosperidade para a saúde.

Como cultivar o bambu-da-sorte?

Assim como as Zamioculcas, o bambu-da-sorte também ganhou muito destaque pelos amantes da jardinagem interna, principalmente para quem mora em apartamentos, já que podem se desenvolver muito bem em ambientes internos, precisando apenas de cuidados básicos.

1- Exposição à luz

A exposição à luz necessária para o bambu-da-sorte se desenvolver, além de ser um ponto de atenção, também pode ser considerado como uma vantagem para quem decide cuidar da planta dentro de casa.

Bambu-da-sorte

Imagem: Enfeitedecora – Vaso com bambu da sorte

Sendo assim, como a planta não gosta de receber a luz direta do sol, você deve cuidar para sempre mantê-la mais à sombra (recebendo a luz indireta, próximo a uma janela, por exemplo), evitando os raios solares por muito tempo que podem acabar queimando e amarelando as suas folhas.

Anúncios

2- Solo

Bambu-da-sorte

Imagem: Solo ideal para o desenvolvimento

Ao optar pelo cultivo do bambu-da-sorte em um vaso com terra, o ideal é fazer o uso de um solo rico que tenha uma boa drenagem. Nesse caso, você pode fazer o uso de uma terra preparada própria para a planta, misturada a argila e areia.

Anúncios

3- Frequência das regas

Quanto as suas regas, você deve fazer sempre que observar que o solo está úmido, mas cuidando para apenas umedecer a terra, sem deixar suas raízes encharcadas o tempo todo.

Como cultivar o bambu-da-sorte na água?

Caso opte pelo cultivo hidropônico, você pode usar um vaso de vidro e cobrir pelo menos alguns cm da planta com água, além de não esquecer de fazer a trocar regular da água utilizada no cultivo. Para evitar o crescimento de microrganismos, pode adicionar um pedaço de carvão.

Veja Também

11 Comentários

  • Eliene Bispo 10 de outubro de 2022 18:10

    Amo plantas:anturios e Lírio da paz .Não estar florindo. Obrigada 🌹🌻

    • Ruth cardoso 12 de outubro de 2022 06:10

      Olá bo noite eu tenho o lírio da paz estão lindos todos.os vasos. Faça isso quando usar ovos guarde as cascas e deixe secar ao sol. Após secos.triture bem e misture 4 colheres de sopa de café já usados.e coloque nos vasos
      Regue 1 X por semana não.com muita água.somente para umedecer.mesmo.tamb é uma excelente ideia quando lavar o arroz pegue a água e regue tamb seus vasos.ficaram maravilhosos..pode fazer.sempre mexa por cima dos vasos tamb .para que o adubo se misture a terra.boa sorte…

      • Francisca Das Chagas Rodrigues Dos Santos 6 de novembro de 2022 19:01

        Ideal maravilhosa amei ❤️ obrigada quero lhei pergunta tenho dedo de moça mais o meu estão tão fraquinho fica muna areia tão boa não tem muito sol e Mem pegar chuva e sonhar normal planta o dedo de.moca com areia normal esse dia o areia só para cacloto arroz carbonizado pode casca de coco para mim fazer os reprantio delas para elas ficarem linda obrigada

  • Marilene 12 de outubro de 2022 04:20

    Gratidão pelas maneiras de cuidar das plantas! Adorei!

  • Fátima 29 de novembro de 2022 11:34

    Bom diaa!
    Porque meu bambu da sorte está amarelando mas pontas

    • Enfeite Decora 29 de novembro de 2022 14:24

      Olá, Fátima.
      Em alguns casos, as folhas de bambu da sorte podem ficar amarelas quando é colocado mais fertilizante do que a planta pode suportar.

  • Donizete durante 29 de novembro de 2022 13:33

    Tenhonum bambu da sorte em un vidro com pedra e agua perto de uma janela pouca claridade. Faz um ano e não desenve não cresce não cria brotos nen novas filhas. O q posso fazer? Existe algum fertilizante pra melhorar o desenvolvumento? Já q esta na agua?

    • Enfeite Decora 29 de novembro de 2022 14:26

      Olá,
      O bambu da sorte pode crescer na água, mas, para obter os melhores resultados, deve ser transferido para o solo após o crescimento de raízes sólidas

  • MariaAmalia Gonzalez 26 de janeiro de 2023 20:13

    Gracias muy buena explicación

    • Fabiana Braga da silva 7 de junho de 2023 17:39

      Eu tenho árvore da felicidade eu tenho macho e femia de eu coloco água todos dia e bom ou ruim e também eu tenho bambu da sorte eles está plantado terra todo dias eu coloco água neles

  • Francisca 20 de junho de 2023 15:53

    Tentei várias vezes ter a planta ZAMIOCULCAS e não vai pra frente , boa drenagem, água uma vez na semana. ( SEM SUCESSO)
    Fico muito agradecida se me ajudar, como ter ela, compro linda e pouco tempo ela morre cai tudo????

Deixe um Comentário