Amor-perfeito (Viola tricolor): 6 dicas para cultivar e florir.

Suzana Machado

Updated on:

Flor amor-perfeito

A flor Amor-perfeito (viola tricolor), é uma planta que pertence à família das violáceas. Importante frisar, que possa existir entre as plantas perenes e subarbustos, mais de 500 espécies que contemplem o gênero viola.

Anúncios

Contudo, o amor-perfeito em questão, é uma pequena flor, encontrada desde jardins à vasos decorativos, que possui cerca de 6cm de diâmetro e pode ser encontrada na natureza nas mais diversas cores que variam entre as cores violeta, laranja, dourado e roxo.
Imagem: odwell Harinangoni

Cultivo da amor-perfeito

Antes de citar alguns cuidados que são de grande importância para o desenvolvimento da sua flor amor-perfeito, é importante ficar por dentro na época em que a flor será cultivada. No caso do cultivo feito a partir das sementes do amor-perfeito, o recomendado é de fazer o plantio entre a época do outono até o final do inverno.

Flor amor-perfeito
Imagem: Sandy Rojas

Esse é considerado o período mais propício para que as suas flores cresçam em estações que possuam uma temperatura mais amena. Já o solo utilizado para seu cultivo, deve ser fértil, úmido e com um pH levemente ácido, que fique entre 5,5 e 6, ou neutro.

Principais cuidados para florir

Após seu cultivo, você precisa apenas seguir alguns cuidados fundamentais para que sua flor amor-perfeito se mantenha forte, saudável e sempre floresça da maneira perfeita.

Anúncios

1- Luminosidade

Por mais que as flores do amor-perfeito prefiram a luz solar direta, ou seja, prefiram ser cultivadas ao sol pleno, elas não gostam do calor em excesso que ele possa trazer. Por isso, cuide com o excesso de luz natural do sol quando ela estiver se desenvolvendo, lembrando de deixar a planta na sombra por alguns períodos durante o dia.

Flor amor-perfeito
Imagem: Olga Kalinina – Vaso florido com viola tricolor

Se expostas ao calor intenso, isso pode acabar prejudicando o desenvolvimento das suas flores. Portanto, prefira deixar seu amor-perfeito na sombra durante a parte mais quente da tarde ou quando perceber que o sol está muito forte.

2- Solo ideal para a flor amor-perfeito

Como citado anteriormente, a flor amor-perfeito necessita de um solo mais neutro ou que fique entre 5,5 e 6. Porém, além do cuidado com o pH, você deve cuidar para que ele esteja sempre úmido e com uma base de substrato que seja composto por turfa.

Anúncios

Aliás, o uso o musgo de turfa ajuda a dar essa acidificada no solo que o amor-perfeito tanto precisa para seu desenvolvimento. Quanto ao uso de fertilizantes, você deve usar um tipo de fertilizante que seja de liberação lenta no solo, iniciando o processo na primavera e depois somente no final do verão, para promover uma linda floração na época do outono.

3- Regas

Já as regas que você deve fazer na sua flor amor-perfeito devem ser feitas regularmente, cuidando apenas para que sua superfície esteja totalmente seca entre uma rega e outra.

4- Pragas e doenças

Infelizmente, nossa flor amor-perfeito está sujeita a pegar certas pragas e doenças durante seu cultivo. Por isso, para evitar a formação de mofo cinza em seus ramos, o recomendado é não deixar os ramos do amor-perfeito em condições mais úmidas e frescas, cuidando para que ela recebe a quantidade de sol recomendada e tenha uma boa circulação de ar.

Flor amor-perfeito
Imagem: Olga Kalinina – Manutenção de vaso com amor-perfeito

No caso de observar alguns pulgões na planta, o ideal é logo que identificado pulgões, seja feita uma limpeza com o uso de algum tipo de sabão inseticida ou o uso de jato forte para completa remoção.

Anúncios

Como recuperar flores e folhas caídas?

Mesmo seguindo todos os cuidados necessários para o desenvolvimento correto de suas flores, pode acontecer de começarem a cair suas folhas ou flores. Esse problema pode acontecer por regas excessivas ou por uma superlotação.

Veja também

1 comentário em “Amor-perfeito (Viola tricolor): 6 dicas para cultivar e florir.”

Os comentários estão encerrado.