Inseticida caseiro para plantas: 5 receitas e dicas para controlar as pragas.

Escrito por: Suzana Machado
Inseticida caseiro para plantas: 5 receitas e dicas para controlar as pragas.

Muito mais importante do que o cuidado com o cultivo das plantas, é o cuidado regular com o controle de pragas como pulgões e cochonilhas nas nossas plantas. E, para isso, nada melhor que poder fazer o uso de um inseticida caseiro, que possuem uma ação mais segura para a saúde de crianças e animais que convivem no mesmo ambiente.
Imagem: ademoreirapaisagismo

Como controlar pragas nas plantas?

Não importa a época do ano, o controle das pragas nas plantas deve ser feito de forma regular, de preferência feitas semanalmente e, sempre que possível, ser aplicado algum tipo de inseticida caseiro uma vez na semana durante um mês, sempre no final do dia para evitar queimaduras nas folhas que são mais sensíveis sob o sol.

Inseticida caseiro
Foto: culturaforteoficial

Vantagens do inseticida caseiro

Umas das vantagens do uso de um inseticida natural, é que o produto possui uma ação mais segura comparados aos outros produtos. Além disso, em questão de eficácia contra as pragas de plantas, os inseticidas naturais para plantas são tão bons como os químicos, mantendo sua hirta orgânica sempre bonita e suculenta.

Melhores receitas de inseticida caseiro para plantas

Por mais assustador e preocupante que seja poder encontrar uma planta infestada de pragas, todos esses problemas podem ser facilmente com a aplicação de um inseticida natural, além de outras dicas que serão citadas logo depois, garantindo sempre um jardim lindo, florido e sem pragas indesejáveis.

Inseticida caseiro com óleo de neem

O inseticida natural feito a base do óleo de neem pode ser uma ótima solução para evitar e controlar infestações causadas por pulgões nas suas plantas. O melhor de tudo é que você pode encontrar o óleo de neem puro para diluir, podendo usar essa receita para repelir insetos predadores das suas folhagens e não interferindo na polinização e propagação das sementes.

Inseticida natural com alho e pimenta

Outra opção que é ótima para controlar pragas nas plantas é preparar um inseticida natural a base de alho e pimenta. Esse tipo de inseticida irá ajudar a repelir insetos que atacam sem jardim.

Para prepara-lo, basta bater em um liquidificador um pouco de alho com pimenta e despejar em seguida a mistura em uma garrafa escura junto com o álcool e deixar a mistura curtir por sete dias, aproximadamente. Em seguida, faça a diluição de 100 ml dessa mistura a cada 10 l de água e pulverize as plantas que precisam ser protegidas.

Inseticida caseiro de coentro

Você sabia que o inseticida natural feito com coentro é ótimo contra ácaros e pulgões? Para prepara-lo, você deve cozinhar as folhas de coentro em uma porção de água por dez minutos.

Inseticida caseiro
Foto: raquelmagalhaes

Após o tempo de cozimento, espere esfriar, coe e pulverize a solução sobre as plantas doentes.

Inseticida natural para plantas com fumo de corda

Outra opção de inseticida caseiro para plantas, é a receita que leva fumo de corda. Para fazer esse tipo de veneno natural, basta picar meio palmo de fumo de corda e misturá-lo com um litro de água e 70 ml de álcool. Em seguida, deixe a mistura descansar por 24 horas. Por fim, coe e guardar a mistura em uma garrafa tampada e identificada para evitar acidentes.

Inseticida caseiro com barra de sabão de coco

Você sabia que o sabão de coco também pode ser nosso aliado no controle de pragas das plantas? Para preparar esse inseticida natural você irá precisar de 5 l de água, 3 kg de sabão de coco picado e 2 l de óleo mineral.

Inseticida caseiro
Foto: aruanatural

Primeiramente, leve para o fogo o sabão de coco picado com água, misturando em seguida com óleo mineral, numa proporção de 1:2. Por fim, siga pulverizando as plantas até que a infestação acabe.

Outros cuidados para eliminar pragas das plantas

Além do uso de inseticidas naturais para plantas, você pode conter uma possível infestação de pragas com alguns cuidados básicos.

Umidade do solo

Fora os insetos que podem se tornar pragas das suas plantas, os fungos também são responsáveis por danos em vários casos. Sendo assim, é importantíssimo que você verifique se o solo em questão não está com excesso de umidade.

Atraia joaninhas

Inseticida caseiro
Foto: tunesambiental

Você sabia que as joaninhas são as amigas fiéis dos jardins? Elas atuam no controle de pulgões, moscas brancas e outros insetos que possam ser prejudiciais à nossas plantas.

WhatsApp Image 2022 01 15 at 12.36.45 e1642261075547 Inseticida caseiro para plantas: 5 receitas e dicas para controlar as pragas.

Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.

Veja Também

1 Comentar

  • Evandro nascimento dezembro 13, 2021 12:37 pm

    Muito bom mesmo. Gostaria de fazer luminária tipo bar inglês pub. De prato sobre balcão

Deixe um Comentário