Exaustor para cozinha: dicas p/ escolher, limpeza +9 ambientes encantadores.

Cláudio Filla

Updated on:

Exaustor para cozinha

Ideal para evitar o acúmulo de gordura após as frituras feitas no fogão, o exaustor para cozinha pode ser o elemento chave para tornar o ambiente ainda mais agradável e produtivo na hora de colocar a mão na massa e preparar aquela receita deliciosa.

Anúncios

Contudo, com tantos modelos de exaustores de cozinhas disponíveis no mercado, a escolha de um desses modelos pode se tornar uma tarefa um pouco difícil, já que cada um contará com suas próprias características e vantagens. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você não errar na escolha de um exaustor e ainda fazer sua limpeza sem muita dificuldade.
Imagem: arquitetura.para.sonhar

Qual a função de um exaustor para cozinha?

Os exaustores para cozinha são os responsáveis pela trocar do ar presente na cozinha, retirando o ar quente presente no ambiente que está misturado com a gordura e substituindo pelo ar frio que está do lado de fora.

Exaustor para cozinha
Imagem: torre3ap124

Aliás, é justamente por esse mecanismo do exaustor que ele é geralmente instalado em paredes que possuem um espaço já planejado para fazer essa eliminação do ar interno do ambiente para o lado externo do imóvel.

Anúncios

Como escolher um exaustor para cozinha?

Hoje em dia a cozinha se tornou um ambiente muito valorizado nos imóveis e seu uso se tornou muito mais que apenas um local onde as refeições são preparadas. Por esse motivo, está cada vez mais comum a procura por projetos que tornem a cozinha funcional, prática e totalmente decorada.

exaustor para cozinha 2 Exaustor para cozinha: dicas p/ escolher, limpeza +9 ambientes encantadores.
Imagem: Dianne Sabioni Arq.

Por isso, itens que antes eram deixados de lado, hoje se tornam essenciais na decoração de uma cozinha. O exaustor para cozinha, é um desses itens, que hoje ganhou espaço no ambiente devido a sua funcionalidade e sua aparência, que complementa a decoração do local e sua escolha deve ser feita de acordo com alguns pontos.

Anúncios

1- Se atente ao tamanho do exaustor

O primeiro ponto a ser observado no momento de escolher por um modelo de exaustor de cozinha, é o tamanho do exaustor e o tamanho disponível na cozinha para a sua instalação.

Exaustor para cozinha
Imagem: Skala Arquitetura e Engenharia

Afinal, além de acabar ficando desproporcional, um exaustor para cozinha muito grande pode acabar atrapalhando o preparo das refeições do fogão.

2- Verifique as saídas de ar e o barulho

Não se esqueça que é obrigatório que sua cozinha tenha um ponto de saída de ar antes que o exaustor seja instalado. Caso contrário, não ocorrerá a troca do ar no ambiente.

exaustor para cozinha 8 Exaustor para cozinha: dicas p/ escolher, limpeza +9 ambientes encantadores.
Imagem: casaparanos

Além disso, peça para testar antes o exaustor para verificar se o modelo não é muito barulhento. Como padrão, eles não devem fazer muito barulho. Contudo, alguns modelos podem fazer mais barulho e podem não ser recomendados para serem escolhidos.

Anúncios

Como limpar exaustor para cozinha?

Normalmente, a limpeza do exaustor para cozinha pode ser um dos pesadelos na cozinha, já que é natural a gordura eliminada nas frituras ir se acumulando em sua superfície.

1- Limpeza para o dia a dia

Caso você use frequentemente o fogão e prepare alimentos fritos, pode estar fazendo uma limpeza mais leve diariamente para evitar o acúmulo de gordura no exaustor. Neste caso, basta passar uma esponja macia com detergente neutro e água morna na superfície do exaustor, assim que terminar de fazer o seu uso.

Anúncios

Por fim, basta terminar a limpeza passando um pano seco para remover a umidade por completo da superfície. Alias, caso o modelo do exaustor possua filtros, é importante fazer a troca de filtro de tempos em tempos.

2- Limpeza com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é excelente para a limpeza da cozinha e também pode ser utilizado para auxiliar na remoção de gordura do exaustor para cozinha e remover aquele cheiro forte de fritura do ambiente, caso fique após as frituras.

Anúncios

Para fazer sua aplicação, basta mistura uma pequena porção do bicarbonato juntamente ao detergente neutro e passar pela superfície do exaustor. Em seguida, passar um pano úmido e remover o excesso de umidade com o uso de um pano seco.

3- Uso de produtos desengordurantes

Essa provavelmente seja uma das opções mais usadas para fazer a limpeza do exaustor para cozinha. Além de ajudarem na limpeza e remoção da gordura, ainda deixam o ambiente muito perfumado.

Anúncios

Para fazer a aplicação do produto, basta fazer uma limpeza inicial com detergente neutro e complementar com a aplicação do desengordurante em um pano macio.

Ideias de cozinhas com exaustor

1- Cozinhas maiores e abertas

exaustor para cozinha 4 Exaustor para cozinha: dicas p/ escolher, limpeza +9 ambientes encantadores.
Imagem: dedmoveisplanejados_

2- Modelos de exaustor em inox

exaustor para cozinha 5 Exaustor para cozinha: dicas p/ escolher, limpeza +9 ambientes encantadores.
Imagem: ss.arquitetura

3- Combina em cozinhas com armários brancos

exaustor para cozinha 6 Exaustor para cozinha: dicas p/ escolher, limpeza +9 ambientes encantadores.
Imagem: Julianna Dinamarco

4- Fica ótima em cozinhas com ilhas

exaustor para cozinha 7 Exaustor para cozinha: dicas p/ escolher, limpeza +9 ambientes encantadores.
Veja também

1 comentário em “Exaustor para cozinha: dicas p/ escolher, limpeza +9 ambientes encantadores.”

Deixe um comentário