Sala de estar e jantar integradas: dicas +15 ideias práticas para você integrar ambientes.

Cláudio Filla

Sala de estar e jantar integras

Em espaços residenciais compactos, é comum surgirem dúvidas sobre a decoração de salas de estar e jantar integradas. Seja pela limitação de espaço ou pela escolha de projetos mais compactos, muitas pessoas se deparam com o desafio de harmonizar esses ambientes.

Anúncios

A realidade atual nos apresenta projetos residenciais cada vez mais enxutos, nos quais a integração de espaços se torna uma solução prática, proporcionando funcionalidade e dinamismo. Essa tendência se estende também à cozinha americana, criando uma atmosfera conectada e otimizando o uso dos espaços disponíveis.
Imagem: alteraarquitetura

Vantagens da sala de estar e jantar integradas

sala de estar e jantar integradas2 Sala de estar e jantar integradas: dicas +15 ideias práticas para você integrar ambientes.
Imagem: estudio_ae

Morar em um espaço compacto ou espaçoso não faz diferença quando o assunto é otimizar a organização dos ambientes. Optar pela integração dos espaços pode ser a chave para conquistar uma atmosfera mais arrumada em sua casa.

Sala de estar e jantar integradas
Foto: blaiaemoura.arquitetos

Ao unir a sala de estar e a sala de jantar, não apenas proporcionamos um ponto de encontro para as pessoas, mas também ampliamos o espaço, tornando-o mais acolhedor e conferindo um toque contemporâneo à decoração.

Anúncios

1- Maior amplitude

sala de estar e jantar integradas4 Sala de estar e jantar integradas: dicas +15 ideias práticas para você integrar ambientes.
Imagem: maira.sganderla.engenharia

Optar por um layout que une a sala de estar e jantar tem suas vantagens claras: cria uma sensação de espaço maior entre os cômodos.

Sala de estar e jantar integradas
Foto: maira.sganderla.engenharia

Para proprietários de apartamentos compactos, essa alternativa desponta como uma excelente escolha. Aliás, revela-se como a solução perfeita para aqueles que buscam um espaço arejado e bem iluminado, permitindo a criação de uma atmosfera decorativa mais acolhedora.

Anúncios

2- Cores a serem usadas na sala de estar e jantar integradas

As cores têm o poder de revelar a personalidade de um espaço, não é verdade? E neste contexto, não é exceção.

sala de estar e jantar integradas6 Sala de estar e jantar integradas: dicas +15 ideias práticas para você integrar ambientes.
Imagem: arq.eloysaharumi

Na decoração de salas de estar e jantar integradas, a escolha mais acertada é apostar em cores neutras como branco, cinza claro, off white e bege. Essas tonalidades facilitam a adição de pontos de cor no ambiente, bem como a incorporação de elementos decorativos que proporcionem mais personalidade ao espaço.

Sala de estar e jantar integradas
Foto: arqfespinosa

Aqui, você também pode conciliar elementos decorativos para trazer mais cor ao espaço, como por exemplo o uso de almofadas coloridas, nichos, quadros, vasos com suculentas e assim por diante. 

Anúncios

3- Iluminação ideal

A escolha da iluminação desempenha um papel crucial na atmosfera da sala de estar e jantar integradas. Não podemos subestimar seu impacto, pois tem o poder de transformar o ambiente, proporcionando uma sensação aconchegante.

Sala de estar e jantar integradas
Foto: cristianeschiavoni

Para potencializar essa experiência, aproveite ao máximo a luz natural e aposte em luminárias e lustres que não apenas iluminem, mas também personalizem esse espaço.

4- Escolha dos móveis

sala de estar e jantar integradas8 Sala de estar e jantar integradas: dicas +15 ideias práticas para você integrar ambientes.
Imagem: rl.atelierdearquitetura

Ao selecionar os móveis para a sua sala de estar e jantar integradas, priorize peças que proporcionem conforto e praticidade à sua rotina diária.

Sala de estar e jantar integradas
Foto: Pinterest

Considere incluir móveis funcionais, como um puff, que podem ser úteis ao oferecer assentos adicionais no ambiente. Escolher elementos que atendam a essas necessidades contribui para uma decoração mais funcional e acolhedora.

Anúncios

Mais Ideias de sala de estar e jantar integradas

1- Sala de estar e jantar integradas com painel ripado

Sala de estar e jantar integradas
Foto: luanagalvaoarquitetura

Uma ótima opção para integrar a sala de estar e a sala de jantar é o uso de um painel ripado. O painel ripado é uma estrutura de madeira ou outro material que é composto por ripas, ou seja, pequenas peças finas e paralelas.

2- Sala de estar, jantar, cozinha e área de serviço integrados!

A integração da sala de estar, jantar, cozinha e área de serviço é uma opção interessante para quem deseja aproveitar ao máximo o espaço disponível.

Sala de estar e jantar integradas
Foto: ramarineramosinteriores

Com essa configuração, é possível criar um ambiente mais amplo e versátil, onde as pessoas podem se reunir para conversar, jantar, cozinhar e realizar outras atividades.

Anúncios

3- Ambientes menores também podem ser integrados

Sala de estar e jantar integradas
Foto: ramarineramosinteriores

Os espaços das casas e apartamentos estão cada vez menores. Essa tendência, aliada ao aumento do número de famílias com apenas uma pessoa ou um casal, tem levado ao surgimento de uma nova tendência na decoração: a integração de cozinha e sala de estar.

Anúncios

4- A instalação de lustres pendentes em ambientes integrados

Sala de estar e jantar
Foto: arq.renann

Os lustres pendentes são uma ótima opção para ambientes integrados, pois oferecem uma iluminação geral e uniforme. Eles também podem ajudar a criar um ponto focal na decoração, destacando uma área específica do espaço.

5- Para manter a amplitude, aposte na cor branca clássica

A cor branca é uma das cores mais versáteis e elegantes que existem. Ela é perfeita para criar uma sensação de amplitude e luminosidade, seja em ambientes grandes ou pequenos.

Sala de estar e jantar integradas
Foto: homee08

Isso acontece porque a cor branca reflete a luz, aumentando a sensação de espaço. Além disso, ela é neutra, o que permite que você combine com qualquer outra cor ou estilo de decoração.

Veja também

1 comentário em “Sala de estar e jantar integradas: dicas +15 ideias práticas para você integrar ambientes.”

  1. Muito lindas as decorações gostei pra mim já deu umas ideias ótima obrigado sempre que tiver novidades quero receber.obrigado.

Os comentários estão encerrado.