Closet pequeno: dicas e ideias criativas para suas roupas ficarem em ordem.

Cláudio Filla

closet pequeno

Você sonha em ter um closet no seu quarto, mas acha que não tem espaço suficiente? Não se preocupe, pois existem soluções criativas e práticas para aproveitar cada centímetro do seu ambiente e criar um closet pequeno e funcional.

Anúncios

Neste post, vamos te mostrar o que é um closet, quais são as suas vantagens e como você pode planejar o seu de acordo com o seu estilo e necessidades.
Imagem: @marianamartins.arq

O que é um closet pequeno?

Um closet pequeno é um espaço reservado para guardar as roupas, sapatos, acessórios e outros itens pessoais de forma organizada e acessível.

Closet pequeno
Imagem: 100 files

Ele pode ser integrado ao quarto ou separado por uma porta, cortina ou divisória. O closet pode ter diferentes tamanhos e formatos, dependendo do espaço disponível e da quantidade de peças que você possui.

Anúncios

Quais são as vantagens de ter um closet?

Ter um closet no seu quarto pode trazer vários benefícios, como:

  • Facilitar a escolha do look do dia, pois você consegue visualizar todas as suas opções de forma rápida e prática.
  • Preservar a qualidade das suas roupas, sapatos e acessórios, pois eles ficam mais arejados e protegidos da poeira e da luz direta.
  • Economizar espaço no quarto, pois você pode dispensar o uso de armários ou cômodas volumosos.
  • Valorizar a decoração do ambiente, pois você pode personalizar o seu closet com cores, materiais, iluminação e objetos que combinem com o seu estilo.

Como planejar um closet pequeno?

O espaço disponível

Closet pequeno
Imagem: N-region

Meça o local onde você pretende instalar o seu closet e defina as dimensões máximas que ele pode ter. Lembre-se de deixar um espaço livre para a circulação e para a abertura das portas ou gavetas.

Anúncios

A quantidade de peças que você possui

Faça um levantamento de todas as suas roupas, sapatos, acessórios e outros itens que você quer guardar no seu closet. Separe-os por categorias (camisas, calças, vestidos, casacos, etc.) e por frequência de uso (diário, semanal, mensal, etc.).

O tipo de armazenamento

Existem diversas opções de armazenamento para o seu closet, como cabideiros, prateleiras, gavetas, nichos, caixas, cestos, etc. Escolha os que melhor se adaptam ao seu espaço e às suas peças.

Closet pequeno
Imagem: Elena Orozco (@elemorlovedecor_blog)

Por exemplo, se você tem muitas camisas ou vestidos, pode optar por cabideiros; se você tem muitos sapatos ou bolsas, pode optar por prateleiras ou nichos.

Anúncios

O estilo de decoração que você gosta

o seu closet deve refletir a sua personalidade e harmonizar com o restante do quarto. Por isso, escolha cores, materiais, acabamentos e detalhes que combinem com o seu gosto.

Closet pequeno
Imagem: Mi Yamaguti (@mi_yamaguti)

Você pode usar papel de parede, espelhos, quadros, tapetes, luminárias e outros objetos para deixar o seu closet mais bonito e aconchegante.

Dicas para otimizar o espaço do seu closet pequeno

Além de planejar bem o seu closet pequeno, você também pode seguir algumas dicas para otimizar o espaço e torná-lo mais funcional.

Anúncios

Use as paredes e as portas

Aproveite as paredes para instalar prateleiras, nichos ou ganchos onde você pode guardar ou pendurar objetos que não cabem nos armários ou nas gavetas.

Closet pequeno
Imagem: @d2n_arquitetura_interiores

Se o seu closet tiver portas de correr ou de abrir, você pode usar a parte interna delas para colocar espelhos, cabides ou organizadores onde você pode guardar acessórios como lenços, cintos ou bijuterias.

Anúncios

Use divisórias

Closet pequeno
Imagem: Kali Arquitetura (@kaliarquitetura)

Use divisórias dentro das gavetas ou dos nichos para separar as peças por tipo ou por cor. Assim, você evita que elas fiquem bagunçadas ou amassadas.

Use caixas ou cestos

Closet pequeno
Imagem: Anastasia Shuraeva

Use caixas ou cestos etiquetados para guardar peças que você usa menos frequentemente ou que são sazonais. Você pode empilhá-los em um canto do closet ou colocá-los embaixo da cama ou do sofá.

Anúncios

Use cabides iguais

closet pequeno 3 730x487 1 Closet pequeno: dicas e ideias criativas para suas roupas ficarem em ordem.
Imagem: APARTAMENTO 32

Use cabides iguais e padronizados para pendurar as suas roupas. Isso ajuda a economizar espaço e a deixar o visual do closet mais uniforme e organizado.

É possível fazer um closet pequeno?

Os amantes do DIY, que adoram “colocar a mão na massa” para confeccionar suas próprias peças decorativas e móveis, podem seguir alguns tutoriais para ter como modelo e fazer um lindo closet.

1- Closet fácil de PVC

Você está com pouco espaço no quarto e precisa de um lugar para guardar suas roupas?

Um closet pequeno de PVC é uma ótima solução. É um projeto DIY fácil e barato que você pode fazer em poucas horas.

Anúncios

2- Closet minimalista

O closet minimalista é uma ótima opção para quem busca um ambiente organizado, funcional e com um toque de estilo.

Com um pouco de planejamento e dedicação, é possível construir um closet minimalista gastando pouco.

Veja também

1 comentário em “Closet pequeno: dicas e ideias criativas para suas roupas ficarem em ordem.”

Os comentários estão encerrado.