A planta pau d’água (Dracena fragrans), também conhecida por coqueiro-de-vênus ou dracena, é uma folhagem de origem africana, que pertence a família Asparagaceae. Combinando perfeitamente com o conceito urban jungle, ela se popularizou pelos amantes da jardinagem que adoram o visual verde e ambientes internos, por ser uma planta de fácil cultivo.
Por outro lado, a pau d’água também é considerada como um tipo de planta capaz de purificar o ambiente e ainda trazer boas energias, assim como acontece com o bambu-da-sorte.
Imagem: riquellycaju
Características da planta pau d’água
Podendo atingir até 15 metro de altura, a planta pau d’água é muito cultivada em áreas externas para compor o paisagismo de jardins, necessitando apenas de cuidados para se desenvolver corretamente.
As folhas da pau d’água são grandes, com um formato lanceolado e pode apresentar algumas margens onduladas ou lisas em diferentes tons da cor verde.
A planta pau d´água purifica o ambiente
Se não bastasse embelezar os ambientes onde é cultivada, a planta pau d’água ainda ajuda a purificar o ambiente, assim como outras espécies de plantas de meia- sombra.
Pau d’água cultivada em vaso
Afinal, durante a realização da sua fotossíntese, essa espécie de dracena produz compostos que são liberados na atmosfera, conseguindo amenizar alguns gases que são nocivos.
Como cultivar a planta pau d’água?
Por mais que aparentem ser rústicas e mais resistentes a pragas e doenças, o cultivo da planta pau d’água necessita apenas de alguns cuidados para que possa se desenvolver.
1- Vaso e solo ideal
Caso prefira cultivar a planta pau d’água em um vaso, o ideal é que seja utilizado um vaso que ajude na drenagem do solo, para evitar o encharcamento de suas raízes. Além disso, o cultivo deve ser feito em um substrato rico em nutrientes e com uma boa drenagem, podendo ser misturado com uma porção de argila expandida.
2- Adubação
Prefira fazer o uso de fertilizante que possuam micronutrientes de liberação lenta ao fazer a adubação do substrato da planta pau d’água. Aliás, essa adubação deve ser repetida entre os meses da primavera e do verão usando um fertilizante NPK 10-10-10.
3- Exposição a luz
Um dos motivos que fez com que a planta pau d´água fosse tão procurada pelos plant lovers, é a facilidade para ela se desenvolver em ambientes internos, resistindo até mesmo ao ar-condicionado.
Quanto a exposição a luz, o recomendado é que ela permaneça em um ambiente com iluminação difusa, de meia-sombra. Por mais que ela se adapte a luz direta do sol, essa transição precisa ser feita aos poucos. Por isso, prefira locais bem iluminados que não peguem a luz direta do sol o tempo todo.
4- Frequência das regas
Já suas regas, devem ser feitas no máximo duas vezes na semana, somente para manter o substrato umedecido. Se preferir, você ainda pode borrifar um pouco de água diretamente nas folhas, para ajudar na sua capacidade de purificação do ar.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
2 Comentários
Lindo, amor plantas e sou apaixonada por suculentas…
Olá sou uma apaixonada por plantas qualquer tipo de plantas.
Mas as minhas flores predileta são, flor de será ,margarida, girassol,rosas, azaléia em fim amo todas as flores.
Deixe um Comentário