Planta pau d’água: como cuidar da planta que purifica e traz boas energias?

Suzana Machado

Updated on:

Planta pau d'água

A planta pau d’água (Dracena fragrans), também conhecida por coqueiro-de-vênus ou dracena, é uma folhagem de origem africana, que pertence a família Asparagaceae. Combinando perfeitamente com o conceito urban jungle, ela se popularizou pelos amantes da jardinagem que adoram o visual verde e ambientes internos, por ser uma planta de fácil cultivo.

Anúncios

Por outro lado, a pau d’água também é considerada como um tipo de planta capaz de purificar o ambiente e ainda trazer boas energias, assim como acontece com o bambu-da-sorte.
Imagem: riquellycaju

Características da planta pau d’água

Podendo atingir até 15 metro de altura, a planta pau d’água é muito cultivada em áreas externas para compor o paisagismo de jardins, necessitando apenas de cuidados para se desenvolver corretamente.

Anúncios

As folhas da pau d’água são grandes, com um formato lanceolado e pode apresentar algumas margens onduladas ou lisas em diferentes tons da cor verde.

A planta pau d´água purifica o ambiente

Se não bastasse embelezar os ambientes onde é cultivada, a planta pau d’água ainda ajuda a purificar o ambiente, assim como outras espécies de plantas de meia- sombra.

Planta pau d'água
Imagem: casa_dasgarcas
Pau d’água cultivada em vaso

Afinal, durante a realização da sua fotossíntese, essa espécie de dracena produz compostos que são liberados na atmosfera, conseguindo amenizar alguns gases que são nocivos.

Anúncios

Como cultivar a planta pau d’água?

Por mais que aparentem ser rústicas e mais resistentes a pragas e doenças, o cultivo da planta pau d’água necessita apenas de alguns cuidados para que possa se desenvolver.

1- Vaso e solo ideal

Caso prefira cultivar a planta pau d’água em um vaso, o ideal é que seja utilizado um vaso que ajude na drenagem do solo, para evitar o encharcamento de suas raízes. Além disso, o cultivo deve ser feito em um substrato rico em nutrientes e com uma boa drenagem, podendo ser misturado com uma porção de argila expandida.

Anúncios

2- Adubação

Prefira fazer o uso de fertilizante que possuam micronutrientes de liberação lenta ao fazer a adubação do substrato da planta pau d’água. Aliás, essa adubação deve ser repetida entre os meses da primavera e do verão usando um fertilizante NPK 10-10-10.

3- Exposição a luz

Um dos motivos que fez com que a planta pau d´água fosse tão procurada pelos plant lovers, é a facilidade para ela se desenvolver em ambientes internos, resistindo até mesmo ao ar-condicionado.

Planta pau d'água
Imagem: florarodrigues.centro

Quanto a exposição a luz, o recomendado é que ela permaneça em um ambiente com iluminação difusa, de meia-sombra. Por mais que ela se adapte a luz direta do sol, essa transição precisa ser feita aos poucos. Por isso, prefira locais bem iluminados que não peguem a luz direta do sol o tempo todo.

Anúncios

4- Frequência das regas

Já suas regas, devem ser feitas no máximo duas vezes na semana, somente para manter o substrato umedecido. Se preferir, você ainda pode borrifar um pouco de água diretamente nas folhas, para ajudar na sua capacidade de purificação do ar.

Veja também

2 comentários em “Planta pau d’água: como cuidar da planta que purifica e traz boas energias?”

Deixe um comentário