Mini antúrio (Anthurium Andraeanum): 5 cuidados para cultivar e manter suas flores.

Suzana Machado

Updated on:

Mini antúrio

Um variedade de Antúrio que chama muito atenção pelo seu tamanho e que pode ser facilmente cultivado dentro de casa, é o mini antúrio. Anselmo, especialista no cultivo do planta do canal Aquaponia Mineira, comenta que a espécie em questão se caracteriza por suas folhas no formato de um coração e é originária da América do Sul e da América Central.

Anúncios

Contudo, as flores do mini antúrio crescem no centro de suas folhas e não possuem pétalas, por ser uma planta aclamídea, o que faz que muitas pessoas acabem chamando de flor suas folhas de cor avermelhada. Segundo Anselmo, a variedade de mini antúrio é uma espécie cruzada.
Imagem: maenaturezadesign

Como cuidar do mini antúrio?

Por mais que seja uma planta relativamente simples de ser cultivada, sendo muito indicada para ficar em ambientes internos, é importante seguir alguns cuidados para que ela consiga desenvolver suas flores e não fique somente rodeada de folhas verdes.

Anúncios

1- Vaso utilizado

Anselmo sugere que seja utilizado um vaso com um bom espaçamento no cultivo do mini antúrio e que ele ajude a manter o substrato com uma boa drenagem. Por isso, prefira escolher um vaso maior que as raízes e que possua furos para ajudar a água escorrer.

2- Substrato ideal

Para obter sucesso no desenvolvimento das flores do mini antúrio, é importante que o substrato utilizado no cultivo da planta possua uma boa drenagem e seja bem adubada, podendo ser composta por compostagem, húmus de minhoca ou esterco curtido.

mini anturio

Imagem: Alamanda Garden | Plantas, paisagismo e manutenção de jardins. (@alamandagarden) – Vaso de madeira florido com mini antúrios

Evite realizar o cultivo da espécie em solo que não seja fértil, ela não irá se desenvolver corretamente e raramente poderá dar flores. Anselmo recomenda que o substrato seja comporto por uma parte de terra vermelha e uma parte de esterco de boi curtido.

3- Replantio

É comum que conforme o mini antúrio for se desenvolvendo, suas raízes acabem se embolando e ficando cada vez maiores. Nesse caso, é importante que seja feito seu replantio em um vaso maior, tomando cuidado para que as raízes emboladas sejam retiradas.

mini anturio 2 Mini antúrio (Anthurium Andraeanum): 5 cuidados para cultivar e manter suas flores.

Imagem: SER TÃO CASA E JARDIM (@sertaocasae)

Outro ponto importante, está na quantidade de substrato aplicado no replantio da espécie. A quantidade ideal não deve ultrapassar a altura da base das folhas.

Anúncios

4- Regas

As regas irão depender das condições de temperatura da região onde estará sendo cultivada. O ideal, é que o substrato se mantenha sempre umedecido, cuidando para que não ocorra o encharcamento de água em suas raízes.

Um dica para fazer o mini antúrio florir muito, é fazer uma mistura de água com borra de café e aplicar no substrato. Você notará que ela ficará mais estimulada a desenvolver cada vez mais flores.

5- Exposição a luz do sol

O mini antúrio deve ser cultivado em um ambiente de meia-sombra, onde consiga receber a luz direta do sol por no mínimo 3 horas ao dia. Ela até se mantem firme em locais de iluminação indireta, mas a falta da luz direta do sol fará com que apenas suas folhas cresçam.

Veja também

3 comentários em “Mini antúrio (Anthurium Andraeanum): 5 cuidados para cultivar e manter suas flores.”

Deixe um comentário