Um variedade de Antúrio que chama muito atenção pelo seu tamanho e que pode ser facilmente cultivado dentro de casa, é o mini antúrio. Anselmo, especialista no cultivo do planta do canal Aquaponia Mineira, comenta que a espécie em questão se caracteriza por suas folhas no formato de um coração e é originária da América do Sul e da América Central.
Contudo, as flores do mini antúrio crescem no centro de suas folhas e não possuem pétalas, por ser uma planta aclamídea, o que faz que muitas pessoas acabem chamando de flor suas folhas de cor avermelhada. Segundo Anselmo, a variedade de mini antúrio é uma espécie cruzada.
Imagem: maenaturezadesign
Como cuidar do mini antúrio?
Por mais que seja uma planta relativamente simples de ser cultivada, sendo muito indicada para ficar em ambientes internos, é importante seguir alguns cuidados para que ela consiga desenvolver suas flores e não fique somente rodeada de folhas verdes.
1- Vaso utilizado
Anselmo sugere que seja utilizado um vaso com um bom espaçamento no cultivo do mini antúrio e que ele ajude a manter o substrato com uma boa drenagem. Por isso, prefira escolher um vaso maior que as raízes e que possua furos para ajudar a água escorrer.
2- Substrato ideal
Para obter sucesso no desenvolvimento das flores do mini antúrio, é importante que o substrato utilizado no cultivo da planta possua uma boa drenagem e seja bem adubada, podendo ser composta por compostagem, húmus de minhoca ou esterco curtido.
Imagem: Alamanda Garden | Plantas, paisagismo e manutenção de jardins. (@alamandagarden) – Vaso de madeira florido com mini antúrios
Evite realizar o cultivo da espécie em solo que não seja fértil, ela não irá se desenvolver corretamente e raramente poderá dar flores. Anselmo recomenda que o substrato seja comporto por uma parte de terra vermelha e uma parte de esterco de boi curtido.
3- Replantio
É comum que conforme o mini antúrio for se desenvolvendo, suas raízes acabem se embolando e ficando cada vez maiores. Nesse caso, é importante que seja feito seu replantio em um vaso maior, tomando cuidado para que as raízes emboladas sejam retiradas.
Imagem: SER TÃO CASA E JARDIM (@sertaocasae)
Outro ponto importante, está na quantidade de substrato aplicado no replantio da espécie. A quantidade ideal não deve ultrapassar a altura da base das folhas.
4- Regas
As regas irão depender das condições de temperatura da região onde estará sendo cultivada. O ideal, é que o substrato se mantenha sempre umedecido, cuidando para que não ocorra o encharcamento de água em suas raízes.
Um dica para fazer o mini antúrio florir muito, é fazer uma mistura de água com borra de café e aplicar no substrato. Você notará que ela ficará mais estimulada a desenvolver cada vez mais flores.
5- Exposição a luz do sol
O mini antúrio deve ser cultivado em um ambiente de meia-sombra, onde consiga receber a luz direta do sol por no mínimo 3 horas ao dia. Ela até se mantem firme em locais de iluminação indireta, mas a falta da luz direta do sol fará com que apenas suas folhas cresçam.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
3 Comentários
Muito legal sua dica .
Bem resumida e direta aí
Ponto.
Gosto muito de flores e sai como um anti depressivo para mim !
Boa tarde. Queria saber pq o meu não dá flores e quando ele pega um pouco de sol queima as folhas.
Muito obrigado
Deixe um Comentário