Kalanchoe blossfeldiana: 4 dicas para cuidar em casa da bela “flor-da-fortuna”.

Suzana Machado

Kalanchoe blossfeldiana

De origem africana, a flor-da-fortuna (Kalanchoe blossfeldiana), pertence à família das crassuláceas e possui lindas flores que, além de serem muitos coloridas, são muito delicadas.

Anúncios

Entre as principais variedades da espécie que podemos encontrar no mercado, destacam-se as variações de flor-da-fortuna nas cores laranja, vermelha, rosa, branca, amrela e outra que possui pintinhas em suas bordas.
Imagem: Uriel

Como cuidar da Kalanchoe blossfeldiana?

Por mais improvável que possa parecer, é bem fácil cultivar a flor-da-fortuna em casa e não requer muito tempo. Até mesmo os mais iniciantes no mundo da jardinagem, se dão bem com ela.

1- Cuidados com a luz

Entre os principais cuidados que você deve ter com a Kalanchoe blossfeldiana, está a exposição da planta a luz direta do sol por algumas horas durante o dia.

Kalanchoe blossfeldiana
Imagem: Hayana Fernanda – Vaso com flor-da-fortuna

Aliás, a Kalanchoe adora um clima mais quente e úmido. Por isso, tente deixar o ambiente aonde sua for-da-fortuna está sempre nessas condições para que ela possa se desenvolver de forma saudável.

Anúncios

2- Acúmulo de água

Por mais que a Kalanchoe a goste bastante de um ambiente mais úmido, não exagere nas regas da sua planta. O ideal, é que as regas da flor-da-fortuna sejam feitas no máximo até duas regas por semana, principalmente quando o clima estiver mais quente.

Kalanchoe blossfeldiana
Imagem: Kaboompics .com – Vaso decorativo com Kalanchoe

Já em climas mais frios, uma rega já é o suficiente, já que o acumulo de água no vaso pode acabar apodrecendo suas raízes. Uma dica ótima, é regar a Kalanchoe somente quando sentir que os primeiros centímetros do solo estão secos.

Vaso de flor-da-fortuna
Imagem: Jayce Q – Vaso de flor-da-fortuna com coloração amarela

Dessa forma, você consegue fazer com que sua planta dure entre seis ou sete anos, podendo cultivar em vasos decorativos ou até mesmo em um jardim vertical.

Anúncios

3- Solo e adubação

Quanto ao solo para cultivar sua flor-da-fortuna, o ideal é que ele possua uma boa drenagem, seja rico em matéria orgânica, além de ser poroso.

O que fazer se a Kalanchoe blossfeldiana secar?

Infelizmente, mesmo seguindo com todos os cuidados necessários com a flor-da-fortuna, é possível que suas folhas acabem secando. Porém, com um pouco de esforço e insistência, é possível fazer ela florescer novamente.

Flor-da-fortuna murcha
Imagem: Ksenia Chernaya – Folhas murchas

Como a Kalanchoe blossfeldiana é uma planta que necessita de um certo período de descanso para produzir seus botões, é possível fazer com que ela floresça novamente mantendo a planta exposta a luz do sol. Basta manter por algumas horas por dia e regar o solo com moderação. Assim, a planta irá começar um novo ciclo com botões em questão de meses.

Veja também

3 comentários em “Kalanchoe blossfeldiana: 4 dicas para cuidar em casa da bela “flor-da-fortuna”.”

  1. Dicas importantíssima, amei conhecer os cuidados de cada uma delas.
    Amo plantas. Tenho várias, e também trabalho nesse ramo.
    Eu cuido delas e elas cuidam de mim😍🤩🤩

    Responder

Deixe um comentário