Flor onze-horas: características +3 dicas para o seu cultivo.

Suzana Machado

Updated on:

Flor onze-horas

A flor onze-horas (Portulaca grandiflora), é uma planta nativa da América do sul que pertence a família da Portulacaceaes. No Brasil, ela é muito popular por ser uma planta que desenvolve lindas flores com um hábito único: só se abrem em dias ensolarados, especialmente próximo ao horário das onze horas da manhã, assim como acontece com a rosinha de sol.

Anúncios

Contudo, ela possui seu florescimento mais acentuado somente na primavera, podendo ser resistente até os períodos mais quentes do verão e, para que se desenvolva corretamente, é preciso seguir alguns cuidados.
Imagem: paisagensnaosei

Características da flor onze-horas

A flor onze-horas, é uma planta de ciclo anual que possui um crescimento muito rápido e pode atingir cerca de 30 cm de altura. Inicialmente, ela cresce e desenvolve folhas bem carnudas e espessas, dando origem a lindas flores que variam entre as cores laranja, salmão, vermelha, branca, amarela e rosa quando se aproxima a primavera.

flor onze horas 1 Flor onze-horas: características +3 dicas para o seu cultivo.
Imagem: onzehoras_emflor – Vaso com lindas flores onze-horas

Além disso, outra característica bem habitual da planta onze-horas, é o costume que ela possui em não abrir em dias nublados ou quando já está anoitecendo, dando preferência somente para dias mais ensolarados e normalmente quando se aproxima das onze horas da manhã.

Anúncios

Como fazer a onze-horas florir?

Considerada como uma das flores mais procuradas para serem cultivadas em vasos, ao longo de canteiros e jardins, a flor onze-horas depende de alguns cuidados para que consiga crescer e desenvolver suas flores.

flor onze horas 2 Flor onze-horas: características +3 dicas para o seu cultivo.
Imagem: casaquintaletcetal – Vaso com onze-horas brancas e amarelas

Aliás, por serem plantas anuais, não se desespere se ao final da estação de crescimento sua planta onze-horas acabar morrendo. Afinal, ela sempre deixará sementes que podem ser utilizadas para germinar e brotar no ano seguinte.

1- Cuidados com o solo

Por mais fácil que seja o cultivo da planta onze-horas, é importante que haja um certo cuidado quanto a escolha de um solo que seja bem drenável e arenoso. Dessa forma, você pode usar uma porção de terra vegetal (adquirida em floriculturas) e misturar aproximadamente 50% de areia. Dessa forma, não haverá acúmulo de água em suas raízes.

Anúncios

Além disso, não se preocupe muito com a adubação do solo. Por ser uma planta pouco exigente com nutrientes, você pode optar pela utilização de algum tipo de adubo orgânico como o húmus de minhoca, por exemplo.

2- Onze-horas gosta de sol ou sombra?

A principal dúvida ao cultivar a flor onze-horas está na sua exposição a luz do sol. Neste caso, o ideal é que elas sejam cultivadas em um ambiente onde seja possível o recebimento de sol pleno e que fiquem expostas por pelo menos 8 horas ao dia.

flor onze horas 3 Flor onze-horas: características +3 dicas para o seu cultivo.
Imagem: floresflay

Contudo, você também pode cultivar a flor onze-horas em ambientes de meia-sombra, desde que o ambiente receba durante boa parte do dia a luz direta do sol. Caso fiquem sem o recebimento da luz direta do sol, elas não conseguirão flores e se produzirem, provavelmente não se abrirão.

3- Frequência das regas

Quanto as regas, devem ser mantidos os mesmos cuidados seguidos com as espécies de suculentas pendentes, já que a flor onze-horas não necessita de ambientes muito úmidos.

Anúncios

Portanto, caso sejam cultivadas em áreas externas e ela receber chuva, não se preocupe em realizar regas frequentes. Por outro lado, se forem cultivadas em vasos, podem ser feitas até duas regas ao longo da semana, cuidando para não encharcar o solo.

Veja também

3 comentários em “Flor onze-horas: características +3 dicas para o seu cultivo.”

Os comentários estão encerrado.