Flor calandiva: 3 dicas para cuidar da conhecida “flor-da-fortuna”?

Suzana Machado

Updated on:

Flor calandiva

Considerada como uma variedade híbrida da Kalanchoe blossfeldiana, a flor calandiva é uma espécie de suculenta muito cultivada em ambientes internos para compor a decoração do ambiente.

Anúncios

Como característica da calandiva, ela pode crescer no máximo 30 cm e desenvolve pequenas flores que variam entre as cores vermelha, amarela, branca, rosa, etc. Aliás, dependendo da região, ela pode ser popularmente chamada por “flor da fortuna e Kalanchoe.
Imagem: floriculturaessenciadeflores

Como cuidar da flor calandiva?

Devido ao seu tamanho, pode parecer que seja um pouco complicado para cultivar a calandiva e manter suas lindas flores. Porém, por mais improvável que seja, é muito prático cultivar essa espécie de suculenta, devendo seguir apenas alguns cuidados.

Anúncios

1- Substrato utilizado

A flor calandiva prefere ser cultivada em um substrato que seja rico em matéria orgânica e com ótima drenagem.

flor calandiva 1 Flor calandiva: 3 dicas para cuidar da conhecida "flor-da-fortuna"?
Imagem: cestasfloreslima

Por isso, faça o uso de um substrato apropriado para suculentas e complemente a cada 15 dias com algum tipo de fertilizante líquido para floração de flores durante a época de crescimento.

2- Exposição a luz

Por mais que a flor calandiva goste de ficar em ambientes iluminados, evite que ela recebe a luz direta do sol por muito tempo.

Anúncios

Por isso, o recomendado é que ela seja cultivada em um local bem iluminado, onde receba a luz indireta do sol durante as horas mais quentes do dia.

3- Frequência das regas

Um ponto muito importante a ser observado no cultivo da flor calandiva, é a umidade presente no substrato. Afinal, a calandiva não é muito tolerante a solos com muita água. Por isso, cuide para manter o substrato somente úmido o suficiente para que ela possa se desenvolver, evitando o encharcamento de suas raízes e a formação de poças de água.

flor calandiva 2 Flor calandiva: 3 dicas para cuidar da conhecida "flor-da-fortuna"?
Imagem: fioreria___laura_

Uma dica nessa caso, é fazer um teste com um palito de madeira para observar como está a umidade do substrato. Se o palito sair seco, chegou a hora de umedecer o substrato.

Veja também

2 comentários em “Flor calandiva: 3 dicas para cuidar da conhecida “flor-da-fortuna”?”

Deixe um comentário