Por mais bela que seja a suculenta Cotyledon pendens, ela ainda não é muito conhecida pelo público em geral, ficando mais restrita entre os amantes das suculentas. Se destacando por seu porte pequeno com delicadas folhas gorduchas que desenvolvem lindas flores em forma de sino, ela se tornou uma espécie ideal para jardins ornamentais e vasos suspensos.
Nativa da África do Sul, a Cotyledon pendens é uma suculenta que pertence a família da Crassulaceae, costumando a se desenvolver de forma rasteira, e pode ser conhecida por suculenta fio de botões.
Imagem: roachpk
Características da Cotyledon pendens
A Cotyledon pendens se caracteriza por suas folhas gorduchinhas de cor esverdeada que podem crescer por até 3 polegadas de comprimento. Ao longo do seu crescimento, ela desenvolve pequenas flores em forma de sino que podem variar entre as cores de laranja e vermelho.
For da cotyledon pendens
Contudo, é importante destacar que a suculenta é bastante tóxica caso seja ingerida. Por isso, cuide para que ela seja cultivada longe do alcance de pets e de crianças, que podem ingerir acidentalmente as folhas e flores da suculenta.
Flores da Cotyledon pendens
Um ponto que destaca muito a suculenta Cotyledon pendens, é o desenvolvimento de suas pequenas flores que lembram o formato de um sino. Elas normalmente crescem no final do inverno, dando muito valor ornamental para a espécie.
Cultivo da Cotyledon pendens
1- Escolha do vaso
A Cotyledon pendens pode ser cultivada em vasos de plástico e de barro, desde que sejam tipos pendentes para valorizar a forma com a suculenta desenvolve suas folhas e flores. Contudo, a escolha do material irá influenciar no intervalo entre suas regas.
Normalmente, vasos de barro irão demandar de regas mais frequentes para que o substrato se mantenha sempre úmido, já que é um material mais poroso.
2- Substrato
O recomendado, é que a suculenta seja cultivada em um substrato que seja bem arenoso e possua uma boa drenagem. Nesse caso, pode ser feita uma mistura composta por partes iguais de terra, areia e perlita.
3- Exposição a luz
Outro ponto importante, está na exposição correta da suculenta Cotyledon pendens à luz do sol. O ideal, é que ela seja cultivada em um ambiente bem iluminado, onde receba a luz indireta do sol.
4- Frequência das regas
Assim como outras espécies de suculentas, as regas da Cotyledon pendens devem ser feitas somente quando o substrato já estiver totalmente seco, cuidando para que ele não fique totalmente encharcado.
Caso as regas sejam feitas de forma excessiva, pode ocasionar no apodrecimento de suas raízes. No inverno, por exemplo, as regas devem ser feitas o mínimo possível.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
Deixe um Comentário