Cotyledon pendens: características +4 cuidados para o cultivo da suculenta “fio de botões”.

Suzana Machado

Updated on:

Cotyledon pendens

Por mais bela que seja a suculenta Cotyledon pendens, ela ainda não é muito conhecida pelo público em geral, ficando mais restrita entre os amantes das suculentas. Se destacando por seu porte pequeno com delicadas folhas gorduchas que desenvolvem lindas flores em forma de sino, ela se tornou uma espécie ideal para jardins ornamentais e vasos suspensos.

Anúncios

Nativa da África do Sul, a Cotyledon pendens é uma suculenta que pertence a família da Crassulaceae, costumando a se desenvolver de forma rasteira, e pode ser conhecida por suculenta fio de botões.
Imagem: roachpk 

Características da Cotyledon pendens

A Cotyledon pendens se caracteriza por suas folhas gorduchinhas de cor esverdeada que podem crescer por até 3 polegadas de comprimento. Ao longo do seu crescimento, ela desenvolve pequenas flores em forma de sino que podem variar entre as cores de laranja e vermelho.

Cotyledon pendens
Imagem: derya.lady2022
For da cotyledon pendens

Contudo, é importante destacar que a suculenta é bastante tóxica caso seja ingerida. Por isso, cuide para que ela seja cultivada longe do alcance de pets e de crianças, que podem ingerir acidentalmente as folhas e flores da suculenta.

Anúncios

Flores da Cotyledon pendens

Um ponto que destaca muito a suculenta Cotyledon pendens, é o desenvolvimento de suas pequenas flores que lembram o formato de um sino. Elas normalmente crescem no final do inverno, dando muito valor ornamental para a espécie.

Cultivo da Cotyledon pendens

1- Escolha do vaso

A Cotyledon pendens pode ser cultivada em vasos de plástico e de barro, desde que sejam tipos pendentes para valorizar a forma com a suculenta desenvolve suas folhas e flores. Contudo, a escolha do material irá influenciar no intervalo entre suas regas.

cotyledon pendens 2 Cotyledon pendens: características +4 cuidados para o cultivo da suculenta "fio de botões".
Imagem: altmanplants

Normalmente, vasos de barro irão demandar de regas mais frequentes para que o substrato se mantenha sempre úmido, já que é um material mais poroso.

2- Substrato

O recomendado, é que a suculenta seja cultivada em um substrato que seja bem arenoso e possua uma boa drenagem. Nesse caso, pode ser feita uma mistura composta por partes iguais de terra, areia e perlita.

Anúncios

3- Exposição a luz

Outro ponto importante, está na exposição correta da suculenta Cotyledon pendens à luz do sol. O ideal, é que ela seja cultivada em um ambiente bem iluminado, onde receba a luz indireta do sol.

4- Frequência das regas

Assim como outras espécies de suculentas, as regas da Cotyledon pendens devem ser feitas somente quando o substrato já estiver totalmente seco, cuidando para que ele não fique totalmente encharcado.

Anúncios

Caso as regas sejam feitas de forma excessiva, pode ocasionar no apodrecimento de suas raízes. No inverno, por exemplo, as regas devem ser feitas o mínimo possível.

Veja também

Deixe um comentário