Pastilha para vaso sanitário: 5 receitas práticas para deixar o banheiro perfumado.

Cláudio Filla

Updated on:

Pastilha para vaso sanitário

Nada como entrar no banheiro e ele estar sempre cheiroso. Uma aliada na limpeza, que ajuda a manter o banheiro perfumado, é a pastilha para vaso sanitário. Também conhecida por pastilha sanitária ou pedra sanitária, além de contribuir para a limpeza do vaso sanitário, ainda pode ser usada no ralo do box do banheiro ou dentro da caixa acoplada.

Anúncios

Contudo, o preço das pastilhas sanitárias não são muito atrativos e acabam deixadas de lado. A boa notícia, é que existe a possibilidade de fazer em casa uma pastilha para vaso sanitário que rende mais, contribui para a limpeza e fica muito mais em conta.
Imagem: jessiicasiqueirah

Para que serve a pastilha para vaso sanitário?

Basicamente, além de combater odores desagradáveis, as pastilhas sanitárias são projetadas para combater manchas, acúmulo de sujeira e eliminar bactérias. E, por serem geralmente posicionadas na beira do vaso sanitário, ela libera suas substâncias higienizadoras a cada descarga.

Anúncios

Como fazer pastilha para vaso sanitário?

Uma alternativa econômica para deixar o banheiro sempre perfumado, sem gastar muito com a compra das pastilhas sanitárias comerciais, é seguir algumas receitas de pastilha para vaso sanitário que podem ser feitas em casa.

1- Pastilha sanitária de bicarbonato e ácido cítrico

Ingredientes:

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio
  • 1/4 de xícara de ácido cítrico
  • 1 colher de sopa de água
  • Óleos essenciais de sua escolha (opcional) para adicionar fragrância

Modo de preparo:

  1. Em um recipiente, misture o bicarbonato de sódio e o ácido cítrico. Em seguida, vá adicionando a porção de água aos poucos, misturando bem os compostos a cada adição.
  2. Após notar que a mistura ficou úmida o suficiente para moldar as pastilhas sanitárias, adicione algumas gotas de algum óleo essencial de sua preferência para perfuma-las.
  3. Agora, molde a mistura com o auxílio de moldes de silicone em forma de cubos ou no formato que você desejar suas pastilhas sanitárias, pressionando bem para que fiquem bem compactadas.
  4. Aguarde pelo menos 48 horas para que elas sequem completamente, desenformando-as com bastante cuidado para não quebrar.
Anúncios

2- Pastilha sanitária caseira com sabão em pó

Pastilha para vaso sanitário

Imagem: Meu Cantinho 🏡💓 (@cantinhodicas1)

Ingredientes

  • 1/2 xícara de sabão em pó
  • 1/2 xícara de bicarbonato de sódio
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo:

  1. Adicione o sabão em pó, o bicarbonato de sódio e o suco de limão em um recipiente e misture tudo até ficar uma farofa úmida.
  2. Para moldar, você pode usar o molde que preferir, até mesmo aquelas pecinhas plásticas que fazem parte dos brinquedos das crianças.
  3. Após secar bem, basta guardar em um pote aberto e posicionar as pastilhas junto ao vaso sanitário para que ela perfume e limpe a cada descarga.
Anúncios

Para usar as pastilhas sanitárias feitas em casa, basta colocá-las junto ao vaso sanitário. A cada descarga, elas irão se dissolver lentamente em contato com a água, liberando os componentes de limpeza.

Mais receitas caseiras de pastilha para vaso sanitário

1- Pastilhas sanitárias caseiras

Aprenda com o canal Sabor de Casa Brasil, como fazer pastilhas caseiras para vaso sanitário usando apenas 2 ingredientes e sem gastar muito.

Anúncios

2- Como fazer pastilhas sanitárias em gel

Se você ainda preferir, o canal Brincando de Casinha ensina um passo a passo para fazer pastilhas para o banheiro em gel.

3- Como fazer 40 pastilhas sanitárias

Veja também

Deixe um comentário