O uso do porcelanato para cozinha, é uma ótima escolha por quem busca um tipo de revestimento que seja resistente, durável e fácil de limpar. Aliás, com a grande variedade de tipos disponíveis no mercado, o porcelanato acaba se tornando a opção ideal, já que pode combinar com a maioria dos estilos de decoração.
Pensando nisso, separamos a seguir, os principais tipos de porcelanato para cozinha que você pode escolher, cada um com suas próprias características, podendo imitar até mesmo outros materiais como pedra, madeira, cimento queimado, entre outros.
Imagem: Iara Kilaris Arquitetura
Como escolher o porcelanato para cozinha?
Além de considerar a resistência do porcelanato que será usado na cozinha, é importante escolher por tipo que melhor se adapte as suas necessidades, já que o porcelanato pode variar seu brilho, durabilidade, limpeza, estética e até mesmo o custo.
1- Prefira porcelanatos mais resistentes
Por ser uma área onde sempre haverá circulação de pessoas e possíveis riscos e manchas possam acontecer no local, prefira escolher por porcelanatos que sejam classificados como PEI 4 ou 5. Dessa forma, você estará escolhendo um material mais resistente ao desgaste.
2- Evite escorregões
Por ser mais brilhoso e manter um visual mais bonito, muitas vezes o porcelanato polido pode acabar sendo o escolhido para revestir o piso da cozinha. Contudo, como esse tipo de porcelanato é mais liso do que outros tipos, o ideal é que seja adicionado a superfície do piso passadeiras antiderrapantes para evitar possível acidentes.
Porcelanato Magma Crema Natural da Inalco
Caso não faça questão do uso do porcelanato polido, pode usar sem problemas um modelo menos escorregadio como o acetinado, por exemplo.
3- Combine com seu estilo
Além dos pontos citados a cima, também leve em consideração seu gosto e o estilo já presente na decoração do ambiente.
Normalmente, o porcelanato polido combina mais com estilo de cozinha mais modernas. Já para estilos rústicos, um modelo que imite a madeira e com menos brilho, pode ser a opção ideal.
Tipos de porcelanato para cozinha
1- Porcelanato polido
Como o próprio nome já indica, o porcelanato polido passa por um tipo de polimento mecânico, que deixa o piso com muito mais brilho e suavidade, sendo a opção ideal para quem procura por uma melhor estética.
No entanto, é importante saber que o porcelanato polido por mais brilhoso que seja, pode ser um pouco escorregadio quando não possui nenhuma acessório antiderrapante em sua superfície.
2- Porcelanato esmaltado
O tipo esmaltado, é um tipo de porcelanato para cozinha que recebe uma camada de esmalte em sua superfície.
Além disso, pode ser atribuído a ela uma grande variedade de designs e cores, tornando-o uma ótima escolha para revestir a cozinha.
3- Porcelanato acetinado
Para quem busca por um porcelanato para cozinha que não seja tão escorregadio quanto o tipo polido, pode optar pelo porcelanato acetinado, que possui uma superfície um pouco mais áspera e fosca.
Afinal, por mais que esse tipo de porcelanato não seja possua muito brilho, ele também consegue deixar o ambiente super elegante.
3- Porcelanatos que imitam materiais
Por outro lado, se você prefere um piso que imite outros materiais e gostaria de usar o porcelanato, pode optar por um tipo de porcelanato de madeira.
Editor geral do site Enfeite Decora, é entusiasta da decoração de ambientes. Escreve sobre tendências e inspirações para decoração de interiores, dicas de jardinagem, DIY, além de ideias úteis para o dia a dia.
Deixe um Comentário