Pular para o conteúdo

Fibra de coco para plantas: 3 motivos para você usar na jardinagem.

Fibra de côco para plantas

A fibra de coco é um substrato que está ganhando cada vez mais fama entre os jardineiros de plantão e que ainda promove diversos benefícios para as plantas cultivadas com ele, é feito a partir da casca do coco, um material que antes era considerado um resíduo e que agora é valorizado como uma matéria-prima sustentável.

Anúncios

Aliás, essa fibra já é usada há milhares de anos como alimento e como matéria prima para confecção de diversos produtos, como cordas, tapetes, escovas e artesanatos. Mas ela também pode ser empregada no cultivo de diversas plantas, já que é um tipo de substrato de matéria vegetal natural, que possui características ideais para o desenvolvimento das raízes, dos caules e das folhas.
Imagem: JINU JOSEPH

Vantagens do uso da fibra de côco para plantas

Por ser considerada como um substrato de alta durabilidade, prático e ainda ser benéfico para as plantas, a fibra de coco está sendo amplamente utilizada na agricultura, desde a produção de mudas até cultivos que não façam o uso do solo.

Fibra de coco
Imagem: covercop_oficial – Substrato com aplicação da fibra

Além disso, o uso da fibra de coco pode proporcionar algumas vantagens quando comparada com outros tipos de substratos.

1- Melhora a retenção de umidade

Esse aumento do uso da fibra de coco se deve muito ao seu aspecto poroso (muito semelhante a uma esponja), que consegue reter uma quantidade significativa de água, ajudando muito no crescimento e desenvolvimento das plantas.

A fibra de coco pode reter até 8 vezes o seu peso em água, o que reduz a necessidade de regas frequentes e evita o desperdício de água.

Anúncios

2- Não reage com outros nutrientes

Outra grande vantagem da fibra de coco é que ela não reage com outros tipos de nutrientes que estejam presentes no substrato, independentemente de ter sido aplicado algum tipo de adubo orgânico ou químico.

A fibra de coco tem um pH neutro, o que facilita a absorção dos nutrientes pelas plantas, sem alterar o seu equilíbrio. Além disso, o substrato ainda favorece a uma melhor retenção dos nutrientes presentes no substrato, evitando a lixiviação.

Anúncios

3- Diminui a probabilidade de doenças

Por apresentar uma maior capacidade de reter a água, ter uma drenagem e aeração maior, as camadas superficiais do substrato onde as plantas são cultivadas se mantêm mais secas.

Dessa forma, há uma diminuição na probabilidade de sua planta desenvolver algum tipo de doença, principalmente as doenças fúngicas, que são favorecidas pela umidade excessiva.

Como usar a fibra de côco para plantas?

O substrato à base de fibra de coco pode ser usado tanto em vasos que ficam em ambientes internos/externos, quanto em jardins maiores. Para usá-lo, você precisará apenas misturar um pouco da fibra de coco junto ao solo onde suas plantas já estão sendo cultivadas. A proporção ideal é de 30% de fibra de coco e 70% de solo, mas você pode ajustar de acordo com a necessidade de cada planta.

Anúncios

A fibra de coco também pode ser usada pura, sem misturar com o solo, para cultivar plantas que gostam de substratos mais leves e arejados, como as orquídeas, as bromélias, os cactos e as suculentas. Nesse caso, você pode usar a fibra de coco em forma de chips, que são pedaços maiores e mais rígidos, ou em forma de pó, que são partículas menores e mais finas.

Curiosidades e novidades sobre a fibra de coco

A fibra de coco é um substrato que desperta o interesse e a curiosidade de muitas pessoas, por suas características ecológicas e suas aplicações na agricultura e na indústria. Aqui estão algumas curiosidades e novidades sobre esse substrato sustentável:

Valor comercial: A fibra de coco é um produto que tem um alto valor comercial, pois é exportado para vários países do mundo, principalmente para os Estados Unidos, a Europa e o Japão. A fibra de coco é usada para fabricar diversos produtos, como vasos biodegradáveis, mantas geotêxteis, tapetes, colchões, travesseiros, filtros, cordas, escovas e artesanatos.

Propriedades ecológicas: Devido as suas propriedades ecológicas, já que é feita a partir de um material natural, renovável e biodegradável, que é a casca do coco, ela contribui para a redução do impacto ambiental, pois evita o desperdício de água, o uso de agrotóxicos, a contaminação do solo e a geração de resíduos.

Aplicações na agricultura: Esse tipo de substrato pode ter aplicações na agricultura, pois é usado para o cultivo de diversas plantas, desde hortaliças até flores. Assim, pode ser aplicada para produzir mudas de alta qualidade, para fazer hidroponia, para fazer compostagem, para fazer cobertura morta, para fazer adubo orgânico e para fazer substratos mais ricos.

Aplicações na indústria: Ela pode ser usada na fabricação de diversos produtos, como vasos biodegradáveis, mantas geotêxteis, tapetes, colchões, travesseiros, filtros, cordas, escovas e artesanatos. Além disso, ela também pode ser usada para fazer produtos inovadores, como painéis acústicos, isolantes térmicos, embalagens ecológicas e tecidos sustentáveis.