Como um pêndulo, as tendências na arquitetura vêm e vão, ganhando novos contornos e nuances com a configuração dos tempos. Com o passar dos anos, até o estilo clássico ganhou novas interpretações e o mesmo aconteceu com o minimalismo que, desde o seu “surgimento” se manteve perene, ganhando força em 2025.
Dentro de um contexto cada vez mais digital, onde a imagem importa, a arquiteta Patricia Penna, que comanda seu escritório homônimo, valoriza a influência do minimalismo.
A máxima do ‘menos é mais’, que exalta os elementos essenciais para constituir um ambiente, se faz presente ao destacar a forma e a função bem estabelecida de cada recurso. “Esse é um dos traços que valorizamos em nossos projetos”, declara.
O retorno triunfal do Minimalismo
Na visão da profissional, o ‘ressurgimento’ do minimalismo se justifica dentro de algumas vertentes. Em primeiro lugar, ela enumera o excesso de estímulos visuais e sonoros, dentro de um cotidiano hiperconectado que os seres humanos estão envolvidos. “Ao chegar em nossas casas, buscamos por ambientes que promovam as condições plenas para o descanso total”, analisa.

Outro ponto está relacionado ao período pandêmico ao qual todos fomos submetidos. “Ficar mais tempo onde habitamos nos fez entender o morar de uma maneira bem diferente ao que estávamos acostumados. Nesse passado não tão distante, muitos de nós apenas pernoitavam e passavam algumas horas a mais em casa durante os finais de semana”, relaciona Patricia. Ainda de acordo com ela, a arquitetura é um espelho do comportamento de nossa sociedade.
Como empregar o minimalismo em 2025?

Na arquitetura contemporânea, o estilo é expresso por grandes vãos, tanto em portas como em janelas, lajes finíssimas, linhas retas em evidência, pisos monolíticos (ou com aspecto), bem como a iluminação discreta nos ambientes. A arquiteta ressalta que o viés minimalista respeita as lacunas entre os mobiliários e objetos, salientando a forma de cada um deles.

As cores do minimalismo
Um tópico controverso diz respeito à relação do estilo com as cores. “Se seguirmos à risca o conceito, peças decorativas tendem a não ser bem-vindas, bem como o uso de cores vibrantes”, alerta a profissional, que salienta: “Contudo, acredito que este purismo faça sentido em contextos bastante específicos. Num cenário latino-americano, por exemplo, uma casa tende a ser recheada de expressão, objetos, obras de arte e cores”, complementa Patricia.
Ela acredita que a utilização harmônica das cores em projetos minimalistas e requintados explora a personalidade daqueles que viveram (ou vivem) em arquiteturas com essas premissas.

De maneira geral, a arquiteta aconselha o emprego de tons neutros, como as variações do branco (muito conhecidos como ‘off-white’), cinzas, tons beges e terrosos, desde que fujam dos amarelados, alaranjados e avermelhados mais intensos.
Tecnologia e minimalismo
A tecnologia é uma aliada, uma vez que auxilia em processos trabalhosos da arquitetura e da produção: contribuem na construção de mobiliários em materiais delgados e leves sem perder a resistência, facilitam o cálculo estrutural e o desenvolvimento de novas técnicas e matérias-primas para a construção civil.

Sobre Patricia Penna
No mercado há mais de 25 anos, a arquiteta Patrícia Penna é destaque de mostra de decorações no Brasil e no exterior. Com a equipe multidisciplinar que faz parte do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design, assina projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas residenciais, corporativos e institucionais.
Seu principal objetivo é atender às expectativas de cada cliente, traduzindo seus anseios e concretizando-os. Transitando por estilos variados, trabalha com grande apuro e cuidado ao lado da equipe para atingir um resultado marcado pelo ecletismo e, sobretudo, pela identificação particular de cada cliente com o seu próprio projeto.
Patrícia Penna Arquitetura & Design
Alameda Santos, 2326 – São Paulo | (11) 99792-0208
Rua Armando D’Oliveira Cobra, 50 – São José dos Campos | (12) 3209-9785
www.patriciapenna.arq.br
@patricia_penna_arquitetura

Sou Cláudio P. Filla, formado em Comunicação Social e Mídias Sociais. Atuo como Redator e Curador de Conteúdo do Enfeite Decora. Com o apoio de uma equipe editorial de especialistas em arquitetura, design de interiores e paisagismo, me dedico a trazer as melhores inspirações e informações para transformar ambientes.
E-mail: [email protected]