Durante muito tempo, o home office foi sinônimo de improviso: uma mesa na sala, um notebook apoiado na bancada da cozinha ou uma escrivaninha antiga resgatada do quarto de visitas. Mas essa realidade mudou. Com a consolidação do trabalho remoto e do modelo híbrido, o escritório em casa passou a demandar planejamento, conforto e personalidade.
“A função do home office passou a ser pensada como qualquer outro ambiente da casa e sua concepção é resultado de uma marcenaria personalizada, iluminação estratégica, conforto e, claro, sinergia visual com o restante do projeto”, explica a arquiteta Ana Rozenblit, à frente da Spaço Interior.
Para ela, mesmo em apartamentos compactos, é possível desenvolver ideias inteligentes para tornar esse espaço funcional e sem renunciar à estética. “O importante é respeitar a rotina do morador. O home office precisa estar alinhado com o estilo de vida e com os demais usos da casa”, complementa.
Quando o trabalho pede um espaço exclusivo

Para quem trabalha integralmente de casa ou divide o espaço com o cônjuge, por exemplo, o indicado é investir em ambientes mais robustos. Nesse caso, o escritório pode contar com infraestrutura completa: bancada na altura correta, cadeiras ergonômicas, armários bem distribuídos e até área voltada para reuniões presenciais ou virtuais.
Home office integrado: um novo capítulo no morar

Definitivamente, o fato de não haver uma área exclusiva para o escritório não é problema, pois o home office convive bem com a integração. No layout, pode ser configurado na lateral de uma sala de TV, em uma parede do dormitório, na varanda ou até mesmo em um corredor. A arquiteta explica que essa incorporação provê não apenas fluidez estética, mas também reforça a funcionalidade.
Estilo e função: home offices personalizados
Para cada perfil de morador, há uma criação diferente que se soma as características da arquitetura de interiores e as demandas necessárias. Em alguns casos, o escritório também pode funcionar como penteadeira, estante, biblioteca ou um espaço estudos para os filhos.

A curadoria dos materiais, a ergonomia da cadeira e a iluminação são primordiais para o cumprimento das tarefas. “O que antes era pensado com urgência e com um caráter alternativo, hoje carrega um olhar minucioso. O home office precisa ser bonito, confortável e, acima de tudo, prático para o dia a dia”, diz Ana Rozenblit.
E quando o espaço é pequeno?

A arquiteta lembra que soluções compactas, que agregam bancadas multifuncionais e nichos que ajudam na organização, entregam o mesmo nível de funcionalidade. “A marcenaria sob medida é uma grande aliada nesse cenário. Aproveitar cada centímetro faz toda a diferença na rotina”, pontua.
Toques finais de personalidade
O home office também é extensão do jeito de ser do morador. Por isso, vale investir em elementos que tragam conforto visual como plantas, quadros, objetos afetivos e luminárias bem escolhidas.

5 pontos que não podem faltar no home office, por Ana Rozenblit, da Spaço Interior:
● Iluminação adequada: de preferência com a luz natural, devidamente acompanhadas por luminárias direcionadas como spots ou modelos de mesa;
● Ergonomia em primeiro lugar: a altura certa para cadeira e bancada garante conforto e previne dores no corpo;
● Organização inteligente: gaveteiros, nichos e estantes evitam o acúmulo de itens sobre a mesa de trabalho;
● Tomadas bem-posicionadas: prever corretamente os pontos de energia e internet eliminam extensões improvisadas e fios pelo espaço;
● Toque pessoal: Plantas, quadros, objetos de viagem ou lembranças afetivas deixam o ambiente mais inspirador e menos impessoal.
Sobre a Spaço Interior
Presente há mais de duas décadas no mercado de arquitetura e decoração, a Spaço Interior Arquitetura tem no comando a arquiteta Ana Rozenblit. O escritório realiza dezenas de projetos por ano, que vão desde pequenas reformas até casas completas. As maiores inspirações da arquiteta vêm dos desafios propostos em cada obra. Sempre atenta às novidades do mercado e às necessidades do cliente, desenvolve soluções criativas e inusitadas para imóveis dos mais variados tamanhos.
www.spacointerior.com.br
@spacointerior
Av. Rouxinol, 84 Cj. 51 – Moema, São Paulo – SP / (11) 98753-4033 (WhatsApp)

Sou Cláudio P. Filla, formado em Comunicação Social e Mídias Sociais. Atuo como Redator e Curador de Conteúdo do Enfeite Decora. Com o apoio de uma equipe editorial de especialistas em arquitetura, design de interiores e paisagismo, me dedico a trazer as melhores inspirações e informações para transformar ambientes.
E-mail: [email protected]