O painel ripado se tornou uma tendência de decoraçãpo, por ser um elemento lindo e charmoso, que ganhou cada vez mais espaço nos projetos de para a sala de estar, seja ela grande ou pequeno.
Trazendo um “up” na decoração do ambiente, os painéis de madeira ganham destaque, seja ele aplicado em uma sala de estar, em um escritório corporativo, no home office, sala de jantar e até mesmo em cozinhas americanas. Confira a seguir, algumas dicas e modelos para você renovar sua decoração.
Imagem: geovannanataliarquitetura
O que é um painel ripado?
O painel ripado se trata de uma estrutura feita a partir de madeiras ripadas que são espaçadas entre si. Normalmente, o painel é feito com um espaçamento padrão, possuindo cerca três centímetros. Porém, essas medidas podem variar de acordo com o efeito desejado.
Além disso, já que a madeira é um material nobre e que se encaixa em diversos estilos decorativos, o painel ripado de madeira é considerado com um item decorativo atemporal.
Madeira usada para fazer painel ripado
1- Madeiras nobres
Entre as madeiras mais nobres que são utilizadas para fazer o painel ripado, podemos destacar o Freijó, Cumaru e Imbuia.
Essas madeiras são mais recomendas devido a resistência ao ataque de pragas e ainda evitam que as ripas de madeira se empenem ou se deformem com o tempo.
2- MDF ou MDP
Porém, visto que ao usar madeiras mais nobres o valor do painel pode encarecer o projeto decorativo, você pode optar em usar madeiras com um menor custo, como um painel ripado mdf ou mdp, por exemplo, mesmo que não seja o ideal.
O uso de um painel ripado feito de MDF pode apresentar falhas nas bordas e extremidades prejudicando o acabamento final, além da sua menor resistência.
Mesmo assim, se ainda ficar em dúvida, opte sempre pelo uso de madeiras que são naturalmente mais escurecidas.
Ou seja, aquelas ripas de madeira que possuam um tom mais claro, como eucalipto e pinus, principalmente se for um em painel interno.
Onde usar o painel ripado?
Como podemos ver, o painel ripado pode ser utilizado em diversos ambientes da casa e nas mais variadas situações.
1- Sala de estar
O local mais habitual onde o painel é utilizado, é justamente na decoração da sala de estar, desde os modelos de painel que são projetados com madeira mais crua e tradicional, até em modelos de painel ripado com espelho.
Os modelos mais comuns de painel normalmente trazem a cor natural da madeira. Contudo, você pode usar projetos que utilizem outras cores e composições sem nenhum problema.
2- Balcões e cabeceiras
Aliás, outra praticidade do painel ripado, é que você pode colocá-lo até mesmo em balcões e bancadas de cozinha, em cabeceiras de camas ou até mesmo no teto.
Vantagens do painel com ripas de madeira
1- Versatilidade
Entre as vantagens do painel com madeira ripada, está a versatilidade que ele promove ao ambiente, já que com ele é possível criar painéis nas mais diversas cores e formatos e se adapta aos mais variados estilos.
2- Cria aconchego
Também é indicado para quem pensa em fazer um projeto com uma iluminação mais voltada ao uso de leds e spots, que irão criar ainda mais a sensação de acolhimento e aconchego dos ambientes.
3- Harmonia
Além disso, a decoração com o painel de ripa de madeira, consegue criar um ambiente harmonioso e uniforme visualmente. Assim, eles podem ser considerados como modelos ideais para criar divisórias em ambientes integrados, por exemplo.
Por fim, você também pode utilizar da combinação de outros móveis de madeira para auxiliar na composição dos ambientes junto ao painel ripado.
Como fazer um painel ripado de madeira?
Por mais perfeito que possa ficar um projeto de decoração com o painel de madeira ripada, acredite: não é difícil fazer um painel de madeira. Basta ter os materiais e as ferramentas certas como mostra o tutorial abaixo.
Editor geral do site Enfeite Decora, é entusiasta da decoração de ambientes. Escreve sobre tendências e inspirações para decoração de interiores, dicas de jardinagem, DIY, além de ideias úteis para o dia a dia.
Deixe um Comentário