Ganhou uma flor poinsetia? Saiba como cuidar da popular “flor do Natal”.

Suzana Machado

Flor poinsétia

Você ganhou uma flor poinsetia de presente e não sabe como cuidar dela? Não se preocupe, neste artigo vamos te dar algumas dicas para manter essa planta linda e saudável.

Anúncios

A poinsétia, conhecida popularmente como bico-de-papagaio ou “flor de Natal”, é uma planta originária do México, onde é amplamente cultivada por sua beleza ornamental. Suas brácteas vermelhas vibrantes a tornam uma escolha popular para decorar durante o Natal.
Imagem: Markus Winkler

Origem e características

poinsetia
Imagem: Ricardo CL – Cultivo da “flor de Natal” em área externa

A poinsetia, também conhecida como estrela-do-natal, é uma planta originária do México, que se tornou um símbolo natalino no Brasil por causa das suas folhas vermelhas que lembram uma estrela.

Anúncios

Como cuidar da Poinsetia?

A boa notícia para que deseja cultivar a poinsétia é que ela não requer muitos cuidados para que possa se desenvolver, devendo estar atento somente às suas regas e com o solo onde ela estará sendo cultivada.

Vaso e substrato

Escolha um vaso com furos na parte inferior para facilitar a drenagem da água. De preferência para o uso de um substrato leve e rico em matéria orgânica, como terra vegetal misturada com húmus de minhoca.

Anúncios

Rega

Regue a planta somente quando o solo estiver seco ao toque, evitando encharcar ou deixar a água acumular no prato. A poinsetia é sensível ao excesso ou à falta de água, por isso é importante manter o equilíbrio.

Iluminação

poinsetia
Imagem: Elsa Olofsson

Coloque a planta em um local bem iluminado, mas sem sol direto. A luz solar favorece a coloração das folhas, mas o calor pode queimá-las. Evite também locais com correntes de ar ou ar-condicionado.

Anúncios

Adubação

Adube a planta a cada 15 dias durante o período de crescimento e floração, que vai de outubro a fevereiro. Use um adubo líquido específico para flores, seguindo as instruções da embalagem.

Como manter a poinsetia florida?

Para manter a planta florida no próximo Natal, você precisa induzir um período de dormência entre maio e setembro. Para isso, reduza a rega e a adubação, e coloque a planta em um local escuro por 12 horas por dia.

Anúncios

Você pode usar uma caixa de papelão ou um saco plástico preto para cobrir a planta. Depois desse período, volte a colocar a planta na luz e retome os cuidados normais.

Veja também

2 comentários em “Ganhou uma flor poinsetia? Saiba como cuidar da popular “flor do Natal”.”

  1. Boa tarde. Acompanho com interesse as orientações dadas nesta página. Quanto a flor de natal reparei que suas folhas estão com umas manchas brancas e depois escurecem. O que pode ser isto?

    • Olá, Fernando. Agradecemos por seu comentário e por acompanhar nosso site.
      Somente pela cor branca das manchas, de primeiro momento (sem analisar muito a fundo), pode ser alguma doença fúngica que esteja sendo causada por excesso de água.

Os comentários estão encerrado.