Piso vinílico: quais os tipos e dicas para colocar o revestimento?

Escrito por: Cláudio Filla
Piso vinílico: quais os tipos e dicas para colocar o revestimento?

Uma das melhores opções disponíveis no mercado, quando o assunto é revestimento, é a escolha do piso vinilico para colocar na sala ou no quarto, por ser uma opção que transmite conforto e, ainda, melhora a acústica desses ambientes. Como sabemos, a colocação dos pisos e revestimentos é uma das ultimas etapas da construção em um imóvel e a primeira etapa da decoração dos ambientes. E, nessa primeira etapa do processo de decoração do imóvel, nada melhor do que acertar em cheio no melhor material e do tipo de piso a ser instalado, tanto na cozinha, na sala, nos quartos e no banheiro.

piso vinilico 57 Piso vinílico: quais os tipos e dicas para colocar o revestimento?

O piso vinílico é uma das melhores escolhas para revestimento!

O piso vinilico se destaca não apenas por sua funcionalidade, mas também pela beleza que agrega aos ambientes, conseguindo imitar até mesmo as características de outros materiais utilizados em revestimentos como a madeira e o cimento queimado. Por esse motivo, como publicado na revista casavogue, o piso feito a base de borracha, vem ganhando cada vez mais espaço gosto de grade parte dos brasileiros, inclusive muitos proprietários vem decorando o apartamento com piso vinilico.

Piso vinilico: o que é?

piso vinilico 25 Piso vinílico: quais os tipos e dicas para colocar o revestimento?

O piso vinílico, também chamado de piso de PVC, combina com praticamente todos os ambientes fechados e cobertos, incluindo salas, quartos e escritórios. No mercado, ele pode ser encontrado basicamente em três versões: placa, manta e régua. Só não é muito recomendado seu uso em áreas onde tenha muito contato com água, mesmo possuindo uma grande resistência à água, por poder acabar sendo deformado com o tempo. Um exemplo, é a decoração de uma cozinha com piso vinilico, que embora possa ser revestida com o vinil, pode acabar se deformando após um período.

piso vinilico 49 1 Piso vinílico: quais os tipos e dicas para colocar o revestimento?

Como é feito?

O piso vinílico é um tipo de revestimento que é produzido a partir do cloreto de metila, o famoso PVC. Além disso, em alguns modelos, ele também pode ser encontrado como produto de material de reciclagem.

Vantagens de instalar o piso vinilico

Além de ser super versátil, podendo ser instalado em quartos, sala e até em escritório, também possui vantagens na hora de sua instalação e, mesmo sendo feito de pvc, o piso vinilico é resistente!

Fácil instalação (saiba como colocar o piso vinilico)

Sua instalação é prática! Por não produzir nenhum ruído ao ser instalado. Muitas vezes, não precisa sem nenhum “especialista” para conseguir instalar esse tipo de revestimento. Sua instalação precisa apenas de um piso nivelado e cola PVA, que formará uma espécie de adesivo, para o material aderir ao chão. Com isso, basta ir aderindo as placas na direção correta com a aplicação do adesivo. E acredite: mesmo que seja um piso colado, em momento nenhum perde sua durabilidade, nem desgruda facilmente.

Como limpar o piso vinico?

Revestimento com piso vinilico
Foto: cw_negocios

Baseando-se pelas dicas postadas no blog da Tarkett, outra aspecto super vantajoso do revestimento em PVC é sua limpeza e conservação. A limpeza do piso vinilico pode ser feita apenas com vassoura e um pano úmido mergulhado em água com detergente neutro. Não é necessário comprar nenhum produto específico ou próprio para limpar piso vinilico.

Seu aspecto se manterá novo por muitos anos apenas assim, não sendo necessário lavar e esfregar. Aliás, jamais utilize solventes e derivados de petróleo na limpeza ou eventual remoção de manchas do seu piso vinílico. Pois isso fará com que seja danificada a superfície do piso, causando riscos, arranhões e até a eventual corrosão da superfície. 

Manutenção

Revestimento com piso vinilico
Foto: home.i.design

Acabou riscando ou danificado um pedaço do piso vinilico? Não é preciso pânico! Sua manutenção é rápida e fácil. Sem quebra-quebra, para tocar o piso, você irá precisar apenas remover o pedaço danificado e realizar novamente o processo de instalação no local onde foi retirado.

Quais são os tipos de piso vinilico?

Piso vinílico em placa

Revestimento com piso vinilico

O piso vinilico do tipo em manta é recomendada para superfícies lisas e sem irregularidades, se não, o revestimento pode ficar quebradiço. Ele também é piso econômico e possui fácil manutenção, além de também apresentar acabamento liso e simples. Uma sugestão é decorar o quarto com piso vinilico.

Piso vinílico em manta

piso vinilico 04 Piso vinílico: quais os tipos e dicas para colocar o revestimento?

O piso vinílico em manta é considerado como o primeiro tipo a ser desenvolvido. A manta vinilica pode ser instalada sobre o piso existente, possui a textura macia e por isso não é muito resistente aos danos provocados pelos pés dos móveis e calçados. Esse tipo de piso é recomendado para ambientes maiores como a sala e quartos

O que é Piso vinílico em régua?

piso vinilico 06 1024x683 2 Piso vinílico: quais os tipos e dicas para colocar o revestimento?

Por outro lado, o piso vinílico em régua não é tão macio quanto a manta, por isso tem mais resistência e durabilidade. Além da sala de estar, é muito utilizados na decoração de ambientes interiores, tais como o quarto de casal. As réguas que se encaixam pelo sistema “click” e são vantajosas porque não correm o risco de descolar e podem ser utilizadas em outras superfícies. Porém, toda essa vantagem demanda um ser custo!

Piso vinílico autocolante

Uma opção prática do piso em vinil, que além de ser facilmente instalado é muito bonito, é o piso vinílico autocolante. Nesse caso, sua produção é feita em camadas, ou seja, uma para dar brilho e proteção, outra para dar o acabamento e características ao piso, outra camada para maciez e conforto, logo em seguida outra para dar rigidez ao piso, até chegar a ultima camada que é instalada uma espécie de adesivo para sua colocação no chão. É considerada como um dos tipos de piso vinilico mais fáceis de ser instalado.

Inspirações com o piso vinilico

Revestimento com piso vinilico
Revestimento com piso vinilico
Revestimento com piso vinilico
Revestimento com piso vinilico
Revestimento com piso vinilico

Consultas: casaefesta

P 20200103 191107 1 e1642159976766 Piso vinílico: quais os tipos e dicas para colocar o revestimento?

Editor geral do site Enfeite Decora, é entusiasta da decoração de ambientes. Escreve sobre tendências e inspirações para decoração de interiores, dicas de jardinagem, DIY, além de ideias úteis para o dia a dia.

Veja Também

2 Comentários

  • Beatriz Gomes Vieira março 30, 2021 3:45 am

    Minha casa e toda de piso frio ,não está muito nivelado da pra instalar o piso de vinilico?
    Ou tenho que tirar todo piso e fazer quebradeira 🤦🏽‍♀️

    • enfeitedecora março 31, 2021 2:28 am

      Boa noite, Beatriz. O ideal é nivelar o piso antes da instalação do vinilico. Por mais que você possa instalar o piso vinilico em cima do seu antigo piso, ele ficará com caimentos, falhas e o aparente desnível caso não dê o retoque para ele ficar todo nivelado.
      Aliás, umas das vantagens da instalação do piso vinilico, está na praticidade de não precisar fazer toda aquela bagunça com a remoção de todo o piso antigo. Basta nivelar e aplicar o novo piso.
      Inclusive, você mesma pode estar tentando fazer a instalação. Não tem erro! 😁
      Abraço

Deixe um Comentário