Piso vinílico: principais tipos e dicas para colocar o revestimento.

Escrito por:
Piso vinílico: principais tipos e dicas para colocar o revestimento.

Uma das melhores opções disponíveis no mercado, quando o assunto é revestimento, é a escolha do piso vinilico para colocar na sala ou no quarto, por ser uma opção que transmite conforto e, ainda, melhora a acústica desses ambientes. Como sabemos, a colocação dos pisos e revestimentos é uma das ultimas etapas da construção em um imóvel e a primeira etapa da decoração dos ambientes. E, nessa primeira etapa do processo de decoração do imóvel, nada melhor do que acertar em cheio no melhor material e do tipo de piso a ser instalado, tanto na cozinha, na sala, nos quartos e no banheiro.

Piso vinilico

O piso vinílico é uma das melhores escolhas para revestimento!

Esse tipo de revestimento se destaca não apenas por sua funcionalidade, mas também pela beleza que agrega aos ambientes, conseguindo imitar até mesmo as características de outros materiais utilizados em revestimentos como a madeira e o cimento queimado. Por esse motivo, como publicado na revista casavogue, o piso feito a base de borracha, vem ganhando cada vez mais espaço gosto de grade parte dos brasileiros, inclusive muitos proprietários vem decorando o apartamento com o piso em questão.

Piso vinilico: o que é?

Piso vinilico

O piso aqui mencionado, também chamado de piso de PVC, combina com praticamente todos os ambientes fechados e cobertos, incluindo salas, quartos e escritórios. No mercado, ele pode ser encontrado basicamente em três versões: placa, manta e régua. Só não é muito recomendado seu uso em áreas onde tenha muito contato com água, mesmo possuindo uma grande resistência à água, por poder acabar sendo deformado com o tempo. Um exemplo, é a decoração de uma cozinha com piso vinilico, que embora possa ser revestida com o vinil, pode acabar se deformando após um período.

Piso vinilico

Como é feito?

Esse tipo de piso, é um tipo de revestimento que é produzido a partir do cloreto de metila, o famoso PVC. Além disso, em alguns modelos, ele também pode ser encontrado como produto de material de reciclagem.

Vantagens de instalar o piso vinilico

Além de ser super versátil, podendo ser instalado em quartos, sala e até em escritório, também possui vantagens na hora de sua instalação e, mesmo sendo feito de pvc, o piso vinilico é resistente!

Fácil instalação (saiba como colocar o piso vinilico)

Sua instalação é prática! Por não produzir nenhum ruído ao ser instalado. Muitas vezes, não precisa sem nenhum “especialista” para conseguir instalar esse tipo de revestimento. Sua instalação precisa apenas de um piso nivelado e cola PVA, que formará uma espécie de adesivo, para o material aderir ao chão. Com isso, basta ir aderindo as placas na direção correta com a aplicação do adesivo. E acredite: mesmo que seja um piso colado, em momento nenhum perde sua durabilidade, nem desgruda facilmente.

Como limpar o piso vinico?

Revestimento com piso vinilico
Foto: cw_negocios

Baseando-se pelas dicas postadas no blog da Tarkett, outra aspecto super vantajoso do revestimento em PVC é sua limpeza e conservação. A limpeza do piso vinilico pode ser feita apenas com vassoura e um pano úmido mergulhado em água com detergente neutro. Não é necessário comprar nenhum produto específico ou próprio para limpar piso vinilico.

Seu aspecto se manterá novo por muitos anos apenas assim, não sendo necessário lavar e esfregar. Aliás, jamais utilize solventes e derivados de petróleo na limpeza ou eventual remoção de manchas do seu piso vinílico. Pois isso fará com que seja danificada a superfície do piso, causando riscos, arranhões e até a eventual corrosão da superfície. 

Manutenção

Revestimento com piso vinilico
Foto: home.i.design

Acabou riscando ou danificado um pedaço do piso vinilico? Não é preciso pânico! Sua manutenção é rápida e fácil. Sem quebra-quebra, para tocar o piso, você irá precisar apenas remover o pedaço danificado e realizar novamente o processo de instalação no local onde foi retirado.

Quais são os tipos de piso vinilico?

Piso vinílico em placa

Revestimento com piso vinilico

O piso vinilico do tipo em manta é recomendada para superfícies lisas e sem irregularidades, se não, o revestimento pode ficar quebradiço. Ele também é piso econômico e possui fácil manutenção, além de também apresentar acabamento liso e simples. Uma sugestão é decorar o quarto com piso vinilico.

Piso vinílico em manta

piso vinilico 04 Piso vinílico: principais tipos e dicas para colocar o revestimento.

O piso vinílico em manta é considerado como o primeiro tipo a ser desenvolvido. A manta vinilica pode ser instalada sobre o piso existente, possui a textura macia e por isso não é muito resistente aos danos provocados pelos pés dos móveis e calçados. Esse tipo de piso é recomendado para ambientes maiores como a sala e quartos

O que é Piso vinílico em régua?

Piso vinilico

Por outro lado, o piso vinílico em régua não é tão macio quanto a manta, por isso tem mais resistência e durabilidade. Além da sala de estar, é muito utilizados na decoração de ambientes interiores, tais como o quarto de casal. As réguas que se encaixam pelo sistema “click” e são vantajosas porque não correm o risco de descolar e podem ser utilizadas em outras superfícies. Porém, toda essa vantagem demanda um ser custo!

Piso vinílico autocolante

Uma opção prática do piso em vinil, que além de ser facilmente instalado é muito bonito, é o piso vinílico autocolante. Nesse caso, sua produção é feita em camadas, ou seja, uma para dar brilho e proteção, outra para dar o acabamento e características ao piso, outra camada para maciez e conforto, logo em seguida outra para dar rigidez ao piso, até chegar a ultima camada que é instalada uma espécie de adesivo para sua colocação no chão. É considerada como um dos tipos de piso vinilico mais fáceis de ser instalado.

Inspirações com o piso vinilico

Revestimento com piso vinilico
Revestimento com piso vinilico
Revestimento com piso vinilico
Revestimento com piso vinilico
Revestimento com piso vinilico

Consultas: casaefesta

Veja Também

Deixe um Comentário

dezessete − sete =