Piso de vinílico: 4 tipos, limpeza e dicas para instalação do revestimento.

Piso de vinílico: 4 tipos, limpeza e dicas para instalação do revestimento.

Uma das melhores opções disponíveis no mercado, quando o assunto é revestimento, é a escolha do piso de vinílico para instalar na sala ou no quarto, por ser uma opção que transmite conforto e, ainda, melhora a acústica desses ambientes. Como sabemos, a colocação dos pisos e revestimentos é uma das ultimas etapas da construção em um imóvel e a primeira etapa da decoração dos ambientes.

Anúncios

E, nessa primeira etapa do processo de decoração do imóvel, nada melhor do que acertar em cheio no melhor material e do tipo de piso a ser instalado, tanto na cozinha, na sala, nos quartos e no banheiro.
Imagem: Vila Avian Preá (@vilaavian.prea)

Piso de vinílico: uma das melhores escolhas para revestimento!

O revestimento de piso de vinilico se destaca não apenas por sua funcionalidade, mas também pela beleza que agrega aos ambientes, conseguindo imitar até mesmo as características de outros materiais utilizados em revestimentos como a madeira e o cimento queimado.

piso vinilico 3 Piso de vinílico: 4 tipos, limpeza e dicas para instalação do revestimento.

Imagem: Cw Negócios (@cw_negocios)

Por esse motivo, o piso feito a base de borracha, vem ganhando cada vez mais espaço gosto de grade parte dos brasileiros, inclusive muitos proprietários vem decorando o apartamento com o piso em questão.

Anúncios

Piso de vinilico: o que é?

O piso de vinilico, também chamado de piso de PVC, combina com praticamente todos os ambientes fechados e cobertos, incluindo salas, quartos e escritórios. Aliás, no mercado, ele pode ser encontrado basicamente em três versões: placa, manta e régua.

Piso vinilico

Imagem: Julia (@cuckoo4design) – Sala de jantar/estar com uso de piso vinilico

Entretanto, ele não é muito recomendado para uso em áreas onde o piso tenha muito contato com água, por mais que ele possua uma grande resistência à água.

Um exemplo, é a decoração de uma cozinha com piso de vinilico, que embora possa ser revestida com o vinil, pode acabar se deformando após um período.

Anúncios

Como é feito o piso de vinilico?

Esse tipo de piso, é um tipo de revestimento que é produzido a partir do cloreto de metila, o famoso PVC. Além disso, em alguns modelos, ele também pode ser encontrado como produto de material de reciclagem.

Vantagens de instalar o piso vinilico

Além de ser super versátil, podendo ser instalado em quartos, salas e até em escritórios, ele também possui algumas vantagens na hora de sua instalação e, mesmo sendo feito de pvc, o piso de vinilico é super resistente;

1- Fácil instalação (saiba como colocar o piso vinilico)

Sua instalação é prática! Por não produzir nenhum ruído ao ser instalado, na maioria das vezes não é preciso chamar nenhum “especialista” da área para conseguir instalar o piso vinilico. Sua instalação precisa apenas de um piso nivelado e cola PVA, que formará uma espécie de adesivo, para o material aderir ao chão.

Anúncios

Com isso, basta ir aderindo as placas na direção correta com a aplicação do adesivo. E acredite: mesmo que seja um piso colado, em momento nenhum perde sua durabilidade, nem desgruda facilmente.

2- Limpeza do piso de vinilico

Outro aspecto super vantajoso do revestimento em PVC é sua limpeza e conservação. A limpeza do piso vinilico pode ser feita apenas com vassoura e um pano úmido mergulhado em água com detergente neutro.

Revestimento com piso vinilico

Foto: Cw Negócios (@cw_negocios)

Não é necessário comprar nenhum produto específico ou próprio para limpar piso vinilico. Seu aspecto se manterá novo por muitos anos apenas assim, não sendo necessário lavar e esfregar.

Anúncios

Aliás, jamais utilize solventes e derivados de petróleo na limpeza ou eventual remoção de manchas do seu piso vinílico. Pois isso fará com que seja danificada a superfície do piso, causando riscos, arranhões e até a eventual corrosão da superfície. 

3- Manutenção

Revestimento com piso vinilico

Foto: Home Interior Design (@home.i.design)

Acabou riscando ou danificado um pedaço do piso vinilico? Não é preciso pânico! Sua manutenção é rápida e fácil. Sem quebra-quebra, para tocar o piso, você irá precisar apenas remover o pedaço danificado e realizar novamente o processo de instalação no local onde foi retirado.

Tipos de piso de vinilico

1- Piso vinílico em placa

O piso vinilico do tipo em placa é recomendada para superfícies lisas e sem irregularidades, se não, o revestimento pode ficar quebradiço.

Anúncios

Ele também é piso econômico e possui fácil manutenção, além de também apresentar acabamento liso e simples. Uma sugestão é decorar o quarto com piso vinilico.

2- Piso vinílico em manta

O piso vinílico em manta é considerado como o primeiro tipo a ser desenvolvido. A manta vinilica pode ser instalada sobre o piso existente, possui a textura macia e por isso não é muito resistente aos danos provocados pelos pés dos móveis e calçados.

piso vinilico 2 Piso de vinílico: 4 tipos, limpeza e dicas para instalação do revestimento.

Imagem: Cw Negócios (@cw_negocios)

Esse tipo de piso é recomendado para ambientes maiores como a sala e quartos

3- Piso vinílico em régua?

Por outro lado, o piso vinílico em régua não é tão macio quanto a manta, por isso tem mais resistência e durabilidade. Além da sala de estar, é muito utilizados na decoração de ambientes interiores, tais como o quarto de casal.

piso vinilico 4 Piso de vinílico: 4 tipos, limpeza e dicas para instalação do revestimento.

Imagem: Cw Negócios (@cw_negocios)

As réguas que se encaixam pelo sistema “click” e são vantajosas porque não correm o risco de descolar e podem ser utilizadas em outras superfícies. Porém, toda essa vantagem demanda um ser custo!

Anúncios

4- Piso vinílico autocolante

Uma opção prática do piso em vinil, que além de ser facilmente instalado é muito bonito, é o piso vinílico autocolante. Aliás, esse tipo é considerada como um dos tipos de piso de vinilico mais fáceis de ser instalado.

piso vinilico 1 Piso de vinílico: 4 tipos, limpeza e dicas para instalação do revestimento.

Imagem: Cw Negócios (@cw_negocios)

Nesse caso, sua produção é feita em camadas, ou seja, uma para dar brilho e proteção, outra para dar o acabamento e características ao piso, outra camada para maciez e conforto, logo em seguida outra para dar rigidez ao piso, até chegar a ultima camada que é instalada uma espécie de adesivo para sua colocação no chão.

Veja Também

1 Comentar

  • Maria 13 de janeiro de 2023 17:57

    Bom

Deixe um Comentário