Composto por mármore, granito, calcário e quartzo, o piso de granilite é um tipo especial de piso que, além de atribuir aos ambientes uma excelente estética, ainda conta com uma alta durabilidade.
Seja nas suas versões originais ou estampando, o piso granilite é uma ótima opção para revestir pisos e paredes, seja em fachadas e ambientes externos, como áreas gourmet, ou em ambientes internos, proporcionando uma aparência mineral naturalmente estética.
Imagem: quattrinoarquitetura
O que é piso de granilite?
Possuindo uma inspiração italiana, o piso de granilite é fabricado por uma mistura de pequenos de mármore, quartzo, granito e vidro colorido, em meio a uma massa composta por cimento e cal.
Posteriormente, essa mistura é espalhada em uma base já nivelada para criar uma superfície lisa e durável, dando origem ao piso.
Como fazer o piso de granilite?
Para fazer o piso de granilite, será preciso ter em mãos os itens citados a cima, que pode ser composto por uma mistura de cimento branco ou comum, areia, água e pedras de tamanhos diferentes, que podem variar entre o quartzo, mármore, granito e até mesmo o vidro.
O ideal é que o tamanho dos grânulos e os tipos de pedras inseridos na mistura do piso granilite seja feita de acordo com o seu gosto para que fique o mais agradável possível com a decoração do seu ambiente.
Onde usar o piso de granilite?
Uma das vantagens do piso de granilite, é que ele pode ser usado em praticamente todos os cômodos da casa, desde ambientes mais úmidos como cozinhas, banheiros e áreas externas, até ambientes secos como salas, quartos, garagem e corredores.
Tipos de granilite para aplicar no piso
1- Granilite polido
Indicado mais para locais secos, o granilite polido é feito a partir de uma mistura composta por cal, cimento e fragmentos de granito, mármore e/ou vidro colorido. Após sua aplicação, ele recebe um polimento para tornar a superfície lisa e brilhante.
Justamente por se tronar liso, o piso de granilite polido acaba se tornando muito escorregadio. Por isso, não é recomendado sua aplicação em locais molhados.
2- Granilite fulgê
O granilite fulgê por sua vez, não recebe o polimento em sua superfície após a aplicada. Dessa forma, sua textura se torna mais áspera e opaca, ficando com uma característica mais antiderrapante.
Por isso, o piso de granilite fulgê, é mais recomendado para áreas úmidas, seja a cozinha ou o banheiro. Aliás, se você possui uma área externa com piscina, churrasqueira ou um jardim com pedras, esse tipo de piso torna a decoração ainda mais natural.
Principais modelos de piso granilite
1- Granilite branco
Seja para revestir paredes ou ser aplicado nos pisos, o granilite branco traz ainda mais requinte à decoração dos ambientes.
A proposta do piso de granilite branco pode ficar ótimo em decorações modernas e contemporâneas, já que sua estrutura é feita com pequenos fragmentos coloridos ou escuros.
2- Granilite cinza
O granilite cinza, é versátil e consegue criar um super efeito de granito nos ambientes. Por esse motivo, ele é sempre uma das opções de piso de granilite mais escolhidos para ser aplicado em cozinhas, banheiros, quartos e salas.
3- Granilite preto
Mais utilizado em ambientes corporativos e em banheiros, o piso de granilite preto consegue roubar a cena, deixando os ambientes cheios de personalidade e com ur ar de requinte.
4- Granilite rosa ou bege
Por fim, outros dois modelos do granilite ainda podem ser feitos nas cores rosa ou bege, conseguindo energizar e dar um toque mais vintage e divertido para os ambientes.
Como limpar o piso de granilite?
Assim como qualquer tipo de revestimento, o piso de granilite precisa de alguns cuidados quando for necessário fazer sua limpeza. Afinal, se for aplicado qualquer tipo de produto muito abrasivo, pode acabar comprometendo sua durabilidade.
O recomendado, é de não utilizar produtos de limpeza abrasivos, como a água sanitária, por exemplo, e usar apenas uma vassoura leve ou um aspirador para retirar a poeira da superfície. Em seguida, um pano úmido com água e detergente neutro já consegue realizar a limpeza adequada no piso. Se o piso for polido, não esqueça de finalizar com um pano seco.
Editor geral do site Enfeite Decora, é entusiasta da decoração de ambientes. Escreve sobre tendências e inspirações para decoração de interiores, dicas de jardinagem, DIY, além de ideias úteis para o dia a dia.
Deixe um Comentário