Piso de granilite: o que é, tipos, vantagens +6 ambientes inspiradores.

Cláudio Filla

Piso de granilite

Composto por mármore, granito, calcário e quartzo, o piso de granilite é um tipo especial de piso que, além de atribuir aos ambientes uma excelente estética, ainda conta com uma alta durabilidade.

Anúncios

Seja nas suas versões originais ou estampando, o piso granilite é uma ótima opção para revestir pisos e paredes, seja em fachadas e ambientes externos, como áreas gourmet, ou em ambientes internos, proporcionando uma aparência mineral naturalmente estética.
Imagem: quattrinoarquitetura

O que é piso de granilite?

Possuindo uma inspiração italiana, o piso de granilite é fabricado por uma mistura de pequenos de mármore, quartzo, granito e vidro colorido, em meio a uma massa composta por cimento e cal.

Piso de granilite
Imagem: palladino_arquitetura

Posteriormente, essa mistura é espalhada em uma base já nivelada para criar uma superfície lisa e durável, dando origem ao piso.

Anúncios

Como fazer o piso de granilite?

Para fazer o piso de granilite, será preciso ter em mãos os itens citados a cima, que pode ser composto por uma mistura de cimento branco ou comum, areia, água e pedras de tamanhos diferentes, que podem variar entre o quartzo, mármore, granito e até mesmo o vidro.

O ideal é que o tamanho dos grânulos e os tipos de pedras inseridos na mistura do piso granilite seja feita de acordo com o seu gosto para que fique o mais agradável possível com a decoração do seu ambiente.

Anúncios

Onde usar o piso de granilite?

piso de granilite 2 Piso de granilite: o que é, tipos, vantagens +6 ambientes inspiradores.
Imagem: juhan.arquitetura

Uma das vantagens do piso de granilite, é que ele pode ser usado em praticamente todos os cômodos da casa, desde ambientes mais úmidos como cozinhas, banheiros e áreas externas, até ambientes secos como salas, quartos, garagem e corredores.

Tipos de granilite para aplicar no piso

1- Granilite polido

Indicado mais para locais secos, o granilite polido é feito a partir de uma mistura composta por cal, cimento e fragmentos de granito, mármore e/ou vidro colorido. Após sua aplicação, ele recebe um polimento para tornar a superfície lisa e brilhante.

piso de granilite 4 Piso de granilite: o que é, tipos, vantagens +6 ambientes inspiradores.
Imagem: daniellapatzlaff

Justamente por se tronar liso, o piso de granilite polido acaba se tornando muito escorregadio. Por isso, não é recomendado sua aplicação em locais molhados.

Anúncios

2- Granilite fulgê

O granilite fulgê por sua vez, não recebe o polimento em sua superfície após a aplicada. Dessa forma, sua textura se torna mais áspera e opaca, ficando com uma característica mais antiderrapante.

piso de granilite 5 Piso de granilite: o que é, tipos, vantagens +6 ambientes inspiradores.
Imagem: janainacassiani.arq

Por isso, o piso de granilite fulgê, é mais recomendado para áreas úmidas, seja a cozinha ou o banheiro. Aliás, se você possui uma área externa com piscina, churrasqueira ou um jardim com pedras, esse tipo de piso torna a decoração ainda mais natural.

Principais modelos de piso granilite

1- Granilite branco

Seja para revestir paredes ou ser aplicado nos pisos, o granilite branco traz ainda mais requinte à decoração dos ambientes.

piso de granilite 6 Piso de granilite: o que é, tipos, vantagens +6 ambientes inspiradores.

A proposta do piso de granilite branco pode ficar ótimo em decorações modernas e contemporâneas, já que sua estrutura é feita com pequenos fragmentos coloridos ou escuros.

Anúncios

2- Granilite cinza

piso de granilite 7 Piso de granilite: o que é, tipos, vantagens +6 ambientes inspiradores.
Imagem: GG Archard

O granilite cinza, é versátil e consegue criar um super efeito de granito nos ambientes. Por esse motivo, ele é sempre uma das opções de piso de granilite mais escolhidos para ser aplicado em cozinhas, banheiros, quartos e salas.

3- Granilite preto

Mais utilizado em ambientes corporativos e em banheiros, o piso de granilite preto consegue roubar a cena, deixando os ambientes cheios de personalidade e com ur ar de requinte.

4- Granilite rosa ou bege

piso de granilite 8 Piso de granilite: o que é, tipos, vantagens +6 ambientes inspiradores.
Imagem: kasarquitetura

Por fim, outros dois modelos do granilite ainda podem ser feitos nas cores rosa ou bege, conseguindo energizar e dar um toque mais vintage e divertido para os ambientes.

Como limpar o piso de granilite?

Assim como qualquer tipo de revestimento, o piso de granilite precisa de alguns cuidados quando for necessário fazer sua limpeza. Afinal, se for aplicado qualquer tipo de produto muito abrasivo, pode acabar comprometendo sua durabilidade.

Anúncios

O recomendado, é de não utilizar produtos de limpeza abrasivos, como a água sanitária, por exemplo, e usar apenas uma vassoura leve ou um aspirador para retirar a poeira da superfície. Em seguida, um pano úmido com água e detergente neutro já consegue realizar a limpeza adequada no piso. Se o piso for polido, não esqueça de finalizar com um pano seco.

Veja também

Deixe um comentário