Papel de parede: 6 modelos e dicas para acertar na escolha.

Escrito por:
Papel de parede: 6 modelos e dicas para acertar na escolha.

Melhor do que uma parede toda branca, é poder fazer o revestimento da parede dos cômodos com pintura ou com o uso de um papel de parede clássico, não é? Ideal para quem adora dar uma repaginada na decoração dos ambientes da casa, o papel de parede é uma das escolhas favoritas por quem adora fazer uma reforma sem se preocupar com bagunça e quebra quebra.

O melhor de tudo, é que a aplicação de papel de parede por ser feita em praticamente todos os cômodos do imóvel, incluindo a sala, o banheiro, a cozinha, os quartos e onde mais sua imaginação permitir. Na sala por exemplo, um modelo que está muito em alta é o papel de parede ripado, que consegue ser muito fiel ao modelo real com ripas de madeira.

Como escolher o papel de parede ideal?

Antes mesmo de definir o tipo de decoração que você quer passar para o ambiente com o uso de um papel de parede, é importante que o modelo escolhido seja do seu gosto.

Papel de parede decorando a sala de estar
Foto: fkpaper_papeisdeparede – Sala de estar decorada, criando um visual super moderno

Afinal, podemos encontrar uma infinidade de modelos e formas de aplicação e a escolha da estampa depende de uma pequena análise de todo o ambiente onde ele será instalado.

Tipos de papel de parede

Vinilico

Sem dúvida, umas das melhores opções de papel de parede é do tipo vinilico.

papel de parede vinilico
Foto: decorwallbrasil

Ele é composto por PVC, razão pela qual ele possui tanta durabilidade, além de ser adaptável a todo tipo de ambiente, seja ele uma cozinha, uma sala de estar, de jantar ou até mesmo um banheiro.

papel de parede acetinado
Foto: sebastianpapeldeparede

Acetinado

O papel de parede acetinado também é muito utilizado na decoração de ambientes, em especial em quartos de bebê.

papel de parede acetinado
Foto: oficialpapelnaparede – Quarto de bebê decorado

Entre suas vantagens estão seu menor acumulo de pó quando comparado aos outros tipos, sendo muito indicado por pessoas alérgicas.

TNT

Composto por celulose e poliéster, o papel de parede TNT por sua vez, faz com que sua parede ganhe uma textura muito parecida com a de um tecido.

Papel de parede TNT
Foto: ecobrazildesign

Entre as opções de uso, ele é aplicado principalmente em cozinhas e em banheiros.

Adesivo

Outra opção mais moderna de papel de parede, é o tipo adesivo. Em alguns lugares ele pode ser conhecido por papel contact para parede.

Papel de parede adesivado
Foto: papeldecorro

Mesmo que muitos digam que ele não seja muito apropriado para revestimentos de parede, ele pode ser aplicado sem nenhum problema nos ambientes.

Aplicação do papel de parede

Por ser um material que demande de um certo cuidado e prática para ser instalado, o ideal é que a aplicação do papel de parede seja feita por um profissional, mesmo possuindo um valor em jogo. Porém, se você adora por a mão na massa, você pode fazer a instalação dele utilizando uma régua, um estilete e um cartão de plástico.

O importante é cuidar para não enrolar durante sua aplicação e nem criar bolhas de ar. Aliás, tenha um pouco de paciência durante esse processo, já que qualquer desatenção pode alterar o resultado final do seu trabalho. Caso chegue a surgir bolhas durante sua instalação, tenha uma agulha em mãos para ir furando as que forem aparecendo.

Veja Também

Deixe um Comentário

dezenove + 13 =