Muxarabi: o que é +8 ideias para incluir nos ambientes.

Cláudio Filla

Updated on:

Muxarabi

O muxarabi, é uma estrutura de madeira de origem árabe, que geralmente possui um fechamento em forma de treliça que se assemelha muito ao cobogó, onde é muito utilizada em divisórias e painéis, seja em ambientes internos ou externos. Tradicionalmente, o muxarabi era utilizado na cultura árabe para proteger as mulheres dos olhares masculino.

Anúncios

Já hoje, a peça possui como diferencial a possibilidade de garantir uma decoração mais sustentável, ideal para quem procura privacidade, conseguindo impedir a visão do ambiente internos de quem está do lado de fora.
Imagem: estudiofresta.arq

Chegada do muxarabi no Brasil

Por ser um item de origem Árabe, acredita-se que o muxarabi chegou no Brasil no ano de 1500, junto com os portugueses, onde foi ganhando cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos e hoje é amplamente utilizado no decor.

Anúncios

Diferença entre muxarabi e cobogó

Apesar de serem parecidos, o muraxabi possui sua origem da arquitetura árabe e é uma espécie de treliça de madeira, que permite a passagem de ar e uma maior privacidade para quem está “do outro lado”, favorecendo o “ver sem ser visto”.

muxarabi 1 Muxarabi: o que é +8 ideias para incluir nos ambientes.
Imagem: daniellabulcaoarquitetura – Ambiente decorado com muxarabi

O cobogó por sua vez, é um elemento que foi criado no Brasil durante o século XX e recebeu esse nome através da junção da primeira sílaba dos seus criadores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.

muxarabi cobogo Muxarabi: o que é +8 ideias para incluir nos ambientes.
Imagem: thaishelenaribeiro.arq – Ambiente decorado com cobogó

Além disso, o cogobó foi inicialmente produzido em concreto e somente após um tempo começou a ser reproduzido com madeira, cerâmica e até vidro.

Vantagens do uso do muxarabi

1- Maior privacidade

Além de ser um item que traz muita beleza estética para os ambientes, seja ele interno ou externo, ainda favorece a uma maior privacidade por possuir uma estrutura que é formada por elementos vazados.

Anúncios

Dessa forma, ele permite que quem esteja dentro do imóvel tenha a visão de quem está do lado de fora, mas quem está fora não consegue ver quem está dentro.

2- Conforto térmico

Outro ponto que favorece a procura pelo muxarabi na composição de projetos arquitetônicos, está pelo maior conforto térmico que o item proporciona nos ambiente e de forma sustentável.

Anúncios

Por ser um elemento vazado, ele melhora a ventilação e entrada de luz natural, ajudando muito na redução do consumo de energia elétrica, por exemplo, em certos momentos do dia.

Desvantagens do muxarabi

1- Preço

Por mais belo e funcional que seja, o muxarabi possui algumas desvantagens quando comparado ao uso de outros elementos que podem ser utilizados como divisórias. O principal, está no seu elevado valor, que pode ser muito mais caro que outras peças que sejam parecidas com o muxarabi.

2- Limpeza

Outro ponto que acaba sendo uma desvantagem, é a limpeza de um muxarabi de madeira, por exemplo. Afinal, dependendo de como seja instalada a estrutura, pode acabar acumulando muito pó na estrutura e por ser um item vazado, sua limpeza acaba se tornando um pouco difícil.

Anúncios

Aplicação do muxarabi na decoração de ambientes

O muxarabi é um item perfeito para regiões que possuem um clima quente e com alta incidência de luz solar.

muxarabi 2 Muxarabi: o que é +8 ideias para incluir nos ambientes.
Imagem: monjuaprojetos

Por isso, é amplamente utilizado na fachadas dos imóveis para que promova um maior conforto térmico ao local, controlando a entrada da luz natural e da ventilação. Contudo, o item também pode ser usado em ambientes internos.

1- Muxarabi em ambientes internos

Para incluir a estrutura em ambientes internos, o muxarabi pode ter a função de uma divisória de ambientes, assim como acontece com os biombos de madeira.

muxarabi 3 Muxarabi: o que é +8 ideias para incluir nos ambientes.
Imagem: monjuaprojetos

Dessa forma, ele ainda acrescentará mais beleza, um toque intimista e mais textura para o local.

muxarabi 4 Muxarabi: o que é +8 ideias para incluir nos ambientes.
Imagem: arq.giovanajacomini

Além disso, ele também poderá ser inserido nos móveis que fazem parte da decoração do ambiente, seja nas portas ou gavetas de racks, aparadores, cômodas, cabeceiras de cama e até mesas de caebceira.

Anúncios

2- Áreas externas

muxarabi 5 Muxarabi: o que é +8 ideias para incluir nos ambientes.
Imagem: monaliza_esquadrias

Fora o habitual uso do muxarabi nas fachadas dos imóveis, o item também pode ser incluído em áreas externas, seja nas pergolas de madeira ou em áreas destinadas exclusivamente para o descanso.

muxarabi 6 Muxarabi: o que é +8 ideias para incluir nos ambientes.
Imagem: monaliza_esquadrias
Veja também