No passado, o uso de uma luminária decorativa nunca foi tão requisitado como hoje. Atualmente, com o design cada vez mais chamativo e atraente, as luminárias conseguiram conquistar seu espaço na decoração dos ambientes.
Dessa forma, podemos encontrar diversos tipos de luminárias para inovar nossa decoração, podendo existir o modelo certo e único para cada ambiente. Afinal, quando vamos iniciar um projeto de construção ou reforma, é de grande importância pensar na iluminação para compor o ambiente, além de somente trazer mais luz para os ambientes.
Imagem: Márcia Gomes (@apezinhodiy)
O que é uma luminária decorativa?
A luminária decorativa é uma peça usada nos ambientes para promover além de iluminação, mais estilo e beleza ao espaço. A grande vantagem das luminárias, é a facilidade para encontrar diversos modelos e designs, seja para mesas de cabeceira, teto, entre outras.
Modelos de luminária decorativa
1- Luminárias pendentes
A luminária pendente se destaca por suas características, seja ela pendente e sustentada por cabos que são destinados para diminuir a distância da fonte de luz em locais onde o pé direito é elevado.
Ou então, modelos com uma base que são mais utilizados para aumentar a luz em um ambiente específico, onde será realizada alguma tarefa específica que precise de mais iluminação. Como recomendação de uso, você pode estar utilizando os pendentes ou lustres, em salas de jantar, como um tipo de elemento decorativo, além de ajudar na iluminação em cima da mesa de jantar.
Já os mini pendentes, podem ser usados em cima de bancadas gourmet, sobre uma mesa lateral no canto do quarto, por exemplo, ou ainda, servindo como “abajur” nas laterais de cama
2- Arandelas
As arandelas, são luminárias que ficam fixadas nas paredes paredes, podendo ser utilizadas nos ambientes internos ou externos.
Combinam muito quando são instaladas em escadas, varandas, quartos e corredores, dando um efeito de luz em painéis, por exemplo, geralmente com uma iluminação indireta para cima e para baixo. Além disso, elas também servem de apoio em banheiros e salas.
Imagem: PALAZZO – Home & Decor (@palazzohomedecor)
Como recomendação, você pode padronizar uma altura, que fica entre 2 metros e 2,20 m, em residências com pé direito padrão. Já nos casos de serem instalada em quartos, a luminária de parede para quarto pode ficar mais baixa, entre 1 metro e 1,10 m, servindo como luz de cabeceira para ajudar na leitura, por exemplo.
3- Luminária decorativa de mesa (Abajur)
A luminária de mesa. popularmente chamada por abajur, é uma peça decorativa que é composta por uma base, uma haste e um anteparo fixado no topo.
Imagem: Luce Interior (@luceinterior)
O anteparo dos abajures podem ser feitos de diversos materiais, como papel cartão, tecido, vidro fosco, porcelana, entre outros. São as mais escolhidas para decorar o quarto e a sala de estar, por exemplo, servindo como um abajur de canto.
4- Luminárias de chão
É uma luminária decorativa que normalmente é instalada nos cantos dos ambientes devido a seu tamanho e também para não gerar algum tipo de conflito com a fonte de luz central do teto.
É mais indicada para ambientes que tenham um pé direito baixo para não se perder a iluminação do teto, além disso são ótimas opções de luminária para sala pequena.
5- Plafon
O plafon está cada vez mais em alta na decoração do ambientes. É um tipo de luminária decorativa fixada no teto, sem cabos ou estrutura pendente aparente, mas que contribui bastante na decoração.
Caso opte por esse tipo de luminária para sala, você pode escolher por alguns modelos disponíveis, normalmente quadrado ou redondo e que combina mais com a decoração do ambiente.
Editor geral do site Enfeite Decora, é entusiasta da decoração de ambientes. Escreve sobre tendências e inspirações para decoração de interiores, dicas de jardinagem, DIY, além de ideias úteis para o dia a dia.
Deixe um Comentário