Flores secas para decoração: 15 ideias de arranjos e dicas!

Escrito por:
Flores secas para decoração: 15 ideias de arranjos e dicas!

Uma das tendências na decoração com arranjos é o uso das flores secas naturais que sofrem um processo de desidratação. Além de ser uma prática sustentável, por tornar o descarte de flores menos frequente, os arranjos com flores secas demandam de praticidade e baixa manutenção, já que precisam apenas de frescor, baixa umidade e pouca luminosidade.

Afinal, segundo a designer floral Suelen Grana, da loja Primeira Planta, que fez algumas sugestões à uma publicação ao portal E+, “É muito comum comprarmos um buquê de flores frescas, colocar na água e mesmo com todos os cuidados, ele morrer em sete dias. Já no caso das plantas secas, seus arranjos continuarão durando, por pelo menos mais seis meses”.

Flores secas
Foto: Charlotte Durrance
Flores secas
Foto: Gül Kurusu Dried Flowers

Como usar as flores secas?

Flores secas
Foto: iny.plantas
Flores secas
Foto: lasfloresdelasjaras

Caso você esteja pensando em começar a decoração dos ambientes com flores e quer uma alternativa as plantas naturais e artificiais, as flores secas acabam se tornando ótimas opções para substituir em ambos os casos. Para você ter uma ideia, além de durarem muito mais que as flores normais, elas possuem um custo-benefício interessante.

O melhor de tudo, é que na decoração com flores secas você pode fazer com diferentes tipos de flores. Até mesmo aquelas que não são sempre usadas de forma decorativa, quando secas podem se tornar belos arranjos para enfeitar a casa. Assim, elas podem ser usadas para decorar sua casa, seja na sala de estar, na cozinha e quartos; uma festa e até um casamento.

Flores secas
Foto: chihiro.deco
Flores secas
Foto: mimsroseflores

Como fazer flores secas para decoração?

Como o processo para fazer flores secas consiste em desidratar as mesmas, isso significa que elas já estão praticamente mortas, com as pétalas e folhas sem cor, devido à falta de nutrientes e ao estado de decomposição. Para isso, você pode usar alguns métodos que vão ajudar a acelerar esse processo.

Como fazer flores secas?
Foto: artdhorta

Secar flores ao vento

Para deixar as flores secas com o vento, comece colhendo as flores. Para isso, prefira dar preferência para flores que estão começando a brotar, já que elas continuarão a se abrir levemente durante a secagem. Em seguida, vá retirando as folhas de todos os caules, separando as flores por espécies e agrupando-as em arranjos de até dez de um único tipo.

Após o passo anterior, use um grande elástico ao redor de dois ou três caules, enrolando diversas vezes o arranjos e termine a etapa amarrando ao redor de apenas dois ou três dentre eles. Por fim, escolha um local quente, escuro e seco para deixar os arranjos de cabeça para baixo. Prefira deixar em local onde haja circulação de ar para evitar o aparecimento de mofo.

Secar flores no micro-ondas

Outra opção para secar flores é usar o micro-ondas, que também fica super prático para fazer o processo de desidratação.

Como fazer um arranjo com flores secas

  1. Feitos os passos de desidratação das flores, comece separando alguns ramos de pelo menos três espécies da sua preferência. Para melhor resultado, opte por diferentes texturas
  2. Vá juntando uma a uma, cruzando seus caules na mão. Se uma foi para o lado direito, a próxima será para o lado esquerdo e assim por diante. Isso dará volume ao seu arranjo
  3. Corte dois dedos dos caules das espécies para evitar acúmulo de bactérias e garantir maior vida ao arranjo e coloque no vaso de sua preferência

Ideias de decoração com flores secas

Arranjo com flores secas
Foto: maya.universo
Flores secas
Foto: afloraria
Flores secas
Foto: lesflors_
245647455 608651310486689 2954095080751606973 n Flores secas para decoração: 15 ideias de arranjos e dicas!
Foto: kessia.buques.desidratados
Flores secas
Foto: segarrinaflors
Flores secas
Foto: Patricia Moriana

Que tal um quadro e um vaso com flor seca?

Flores secas
Foto: Gül Kurusu Dried Flowers

Veja Também

Deixe um Comentário

nove − 8 =