17 ideias usando tronco de arvore para jardins.

Escrito por: Suzana Machado
17 ideias usando tronco de arvore para jardins.

Por mais que possamos acabar pensando que um tronco de arvore depois de seco já não tenha mais vida, reaproveitar o que restou de uma bela árvore ainda pode ser uma ótima opção para fazer a decoração de jardins externos. Quando você usa para decorar o tronco da árvore, as peças se transformam em lindos cachepôs naturais, criando um aspecto de harmonia, romantismo e deixa o paisagismo cheio de graça.

Usando tronco de arvore para decoração

Um modelo de jardim em estilo rústico ideal, é o qual se compõe com rodas de carroça, tronco de arvore cortado bem distribuídos com flores em forma de jardineira, ou caixotes reciclados com flores. E, acredite: quando você cria um jardim externo utilizando partes secas de uma arvore, você consegue transformar o ambiente.

Ideias para jardins com tronco de arvore
Foto: Acervo próprio.
Tronco de arvore para decoração
Foto: Acervo próprio

O melhor de tudo, é que nesse tipo de jardim, você pode optar pela utilização de várias espécies, podendo contar com vários tipos de flores, criando desta forma uma harmonia entre as espécies.

Como preservar um tronco de arvore cortado para decoração?

Se você está pensando em reutilizar um tronco de arvore cortado para usar como vaso na decoração de jardins, você precisa primeiramente conhecer algumas técnicas que precisam ser aplicadas para evitar com que a madeira do tronco acabe se deteriorando com o tempo.

Tronco de arvore
Foto: mdopallet

Para isso, inicie removendo resíduos de sujeira impregnados no troco da arvore já seco com um pano úmido. Em seguida, vá tirando delicadamente todas as lascas que estejam presentes no tronco de arvore cortado com as mãos ou com a ajuda de um objeto cortante. Além disso, também é importante remover possíveis galhos, folhas ou insetos presentes no tronco que você esteja trabalhando.

Faça uma limpeza no tronco da arvore antes de usar.

Feito esse trabalho de limpeza, é hora de iniciar o lixamento da parte externa do tronco da arvore onde será feito a adaptação para servir como um vaso. Para isso, você pode utilizar uma lixa 80 e lixar toda a superfície desse tronco. Por fim, termine aplicando um adesivo epóxi onde ficarem fissuras na parte interna do tronco.

Além do uso da resina para preenchimento, é importante passar algum tipo de resina para estabilizar a madeira. A resina de polímero, por exemplo, serve para impermeabilizar e proteger o material e pode ser aplicada no tronco de arvore. Após o término de cura da resina, outra etapa importante é a aplicação de um spray selador para conservar e dar um acabamento na madeira.

Ideias de jardins com tronco de arvore

Caso esteja precisando de algumas inspirações para criar seu jardim externo utilizando tronco de arvore cortado para decoração, confira algumas ideias a seguir.

Use o tronco de arvore para um lindo trenzinho de flores

Tronco de arvore para jardins
Foto: Acervo próprio
Tronco de arvore cortado para decoração
Foto: Acervo próprio

Faça seu jardim de cactos

Vaso de tronco de arvore
Foto: polyflores392
246516722 402264154777794 4176541275793810603 n 17 ideias usando tronco de arvore para jardins.
Foto: polyflores392
Tronco de arvore cortado
Foto: rei_dos_troncos
Tronco de arvore com cactos
Foto: bendita_flores_atelier
Tronco de arvore com cactos
Foto: flores.em.vida.farroupilha

Tronco de arvore com suculentas

Tronco de arvore cortado com suculentas
Foto: suculentasmylla
Tronco de arvore com suculentas
Foto: meuterrario
Tronco de arvore com suculentas
Foto: mariasuculentasc

Suporte para flores com tronco de arvore

Suporte com tronco de arvore
Foto: art_e_flor21
Tronco de arvore como suporte
Foto: art_e_flor21
WhatsApp Image 2022 01 15 at 12.36.45 e1642261075547 17 ideias usando tronco de arvore para jardins.

Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.

Veja Também

Deixe um Comentário