Como cultivar suculentas em vasos de lata? 6 dicas e vários modelos.

Escrito por: Suzana Machado
Como cultivar suculentas em vasos de lata? 6 dicas e vários modelos.

Com toda a certeza, as suculentas viraram as plantas favoritas para quem mora em apartamentos. Por mais que seja possível fazer um jardim vertical, as suculentas se prevalecem por serem fáceis de cuidar e ainda serem cultivadas até em vasos decorativos feitos com latinha. Ficou curioso (a) em como cultivar suculentas em vasos feitos com latinha? E, acredite: ficam lindos e também dão aquele toque especial no ambiente.
Imagem destaque: graciabiasi

Vasos para suculentas de lata

O chamado décor natural, que pode ser feito até com vasos de lata como ideia para plantar suculentas, é o segredo que todo morador deve descobrir ao iniciar a decoração de interiores do seu imóvel. Por mais corrida que seja a sua rotina, é absolutamente possível fazer um pequeno jardim usando materiais simples para cultiva-las.

Como cultivar suculentas em vasos de lata
Foto: flordodia_meire
Como cultivar suculentas em vasos de lata
Foto: auroraflorista

Afinal, por serem lindas, fáceis de cultivar e muito versáteis, elas podem ser utilizadas em qualquer tipo de decoração, desde ambientes interno e até mesmo em jardins externos, com o uso de vasos decorativos ou até mesmo feitos com latinha, nos mais variados tons e formatos.

Como cultivar suculentas em vasos de latas?

Seguindo algumas dicas publicadas pela westwing, não existe nenhum segredo para cultivar suculentas, até mesmo quando você optar em usar latas para plantar suculentas e decorar o ambiente. Basta se atentar, que alguns tipos vão precisar de mais cuidado do que outras, mas de modo geral são plantas fáceis de cuidar. 

Como cultivar suculentas em vasos de lata
Foto: Pinterest
Como cultivar suculentas em vasos de lata
Foto: Pinterest
  1. Quando for iniciar o cultivo de suculentas em vasos, inicie colocando pequenas pedras no fundo do vaso que foi escolhido para decorar o ambiente, seja ele feito de lata ou qualquer outro material;
  2. Em seguida complete outra camada com areia, que é uma ótima alternativa para ajudar a drenar a água;
  3. Depois, coloque aos poucos a terra no vaso (de preferência com substrato indicado para esse tipo de planta), cuidando apenas para não amassar a terra, deixando ela bem fofinha;
  4. Com os dedos mesmo, faça pequenos furinhos para colocar a suculenta. Mas atenção! Se a suculenta já estiver sendo cultivada em outro vasos ela já estiver em um vaso, utilize o máximo de terra desse vaso em que ela já está, pois ela já está acostumada com esse ambiente;
  5. Porém, se forem mudas, você deve fazer pequenos buraquinhos para colocar as mudas;
  6. Por fim, basta moldar a terra ao redor da planta para garantir firmeza e, se preferir, decorar a superfície com mais pedrinhas.

Como dito anteriormente, a manutenção e o cuidados com essas plantas são bem fáceis de fazer, já que elas precisam de pouca água e de bastante sol, por isso é importante escolher um local em que elas fiquem sempre perto de uma janela para receberem luz natural do sol.

Cuide com a iluminação das suculentas!

Por mais que esse tipo de planta prefira o contato direto do sol para viver, existem espécies que se desenvolvem melhor recebendo luz indireta.

Como cultivar suculentas em vasos de lata
Foto: cantinho.suculento

Só cuide para não deixa-las em sombra, já que elas são intolerantes a esse tipo de ambiente sem luz.

Rega das suculentas

As suculentas preferem o solo mais seco, assim como acontece com os cactos. Por isso, a recomendação ideal é que as suas regas sejam feitas uma vez na semana.

Como cultivar suculentas em vasos de lata
Foto: tati_foinha

O excesso de água nas regas das suculentas é a maior causa de perda das plantas, pois pode ocorrer o apodrecimento das raízes.

Ambientes para colocar suculentas

Não importa o vaso que você escolher para cultivar as suculentas, seja ele de barro, plástico ou até mesmo de lata.

Como cultivar suculentas em vasos de lata
Foto: Pinterest
Como cultivar suculentas em vasos de lata
Foto: Pinterest

Aliás, você pode decorar os mais diferentes ambientes internos com diferentes tipos de vasos, colocando suas plantas em espaços vazios ou até mesmo, fazer composições com outras peças decorativas que já possui no local.

WhatsApp Image 2022 01 15 at 12.36.45 e1642261075547 Como cultivar suculentas em vasos de lata? 6 dicas e vários modelos.

Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.

Veja Também

1 Comentar

  • Maria De Fátima Cracco Pavão janeiro 6, 2022 5:35 pm

    Adorei a idéia! Parabéns pelo conteúdo do texto.

Deixe um Comentário