As suculentas de meia-sombra podem muito bem ser cultivadas em um ambiente interno, onde não recebam muita luz direta do sol. Por isso, podem ser a opção ideal para quem gosta de plantas e não possui uma área externa para fazer o cultivo.
Segundo especialista no cultivo de suculentas, consultado pela revista casaejardim, as suculentas são um grupo de plantas adaptadas a ambientes secos e áridos. Dessa forma, você pode muito bem criar um pequeno jardim formado por suculentas, seja em vasos decorativos ou até mesmo um jardim vertical.
Imagem: Ylanite Koppens
Suculentas de meia-sombra podem ficar sem luz?
Nesse ponto, é preciso que você tenha alguns cuidados! Por mais que as suculentas possam ficar em ambientes com pouca luz e se adaptarem em ambientes internos, elas precisam do mínimo de luminosidade para se desenvolverem bem.
Por isso, mesmo elas sendo resistentes e fáceis de cuidar, as suculentas não irão conseguir viver por muito tempo se ficarem fechadas no banheiro, por exemplo. Dessa forma, é bom sempre deixar essas plantas próximas às janelas.
Espécies de Suculentas de meia-sombra
Felizmente, existem algumas espécies de suculentas que precisam de menos horas de exposição à luz solar, chamadas de suculentas de meia-sombra.
1- Aloe cymbiformis (Haworthia cymbiformis)
A Haworthia cymbiformis, é muito fácil de cultivar e costuma resistir a baixas temperaturas. Inclusive, pode acabar morrendo quando regada em excesso.
Por isso, ela se dá muito bem em ambientes internos, mas ela só poderá se reproduzir a partir de novas mudas se pegar algumas horas de sol por dia.
2- Arbusto-elefante (Portulacaria afra)
Outra espécie que pode ser cultivada em sobra é o Arbusto-elefante, também conhecida como “mini-jade”. Como característica, essa planta tem possui folhas pequenas e delicadas.
Possui um crescimento rápido e deve ser plantada em solo mais arenoso. Por mais que precise tomar sol por alguma horas no dia, ela não precisa ficar exposta por um grande período.
3- Barba-de-Moisés (Soleirolia soleirolii)
Essa espécie de suculenta de sombra com certeza você vê muito por aí. Também conhecida como “lágrimas-de-bebê”, essa espécie de suculenta gosta de pouca luz e meia sombra.
É comumente utilizada como forração em jardins, mas também pode ser plantada em vasos decorativos dentro de casa.
4- Tapete-persa (Edithcolea grandis)
A suculenta tapete-persa é uma espécie de suculenta de sombra que desenvolve com o tempo uma flor.
Foto: PAISAGISTA 🍃 Aldeia – PE (@leonardo.cunha.96)
A tapete-persa é uma suculenta que prefere ficar a meia-sombra e deve ser regada poucas vezes durante o dia. Além disso, ela pode ser cultivada em vasos internos e em canteiros.
5- Suculenta-zebra (Haworthia Fasciata)
A espécie de suculenta Haworthia, conhecida como suculenta zebra, também é ótima para iniciantes que acabam esquecendo de regar as plantas nos vasinhos todo dia e ainda é super-resistente.
6- Orelha-de-Shrek (Crassula ovata gollum)
Essa espécie você consegue identificar logo de cara, basta observar o formato dessa suculenta. Ela lembra muito as orelhas do personagem Shrek.
Essa espécie de suculenta de sombra se adapta muito bem em casa, mas se você puder dar a ela um pouco de luminosidade, fará com que as suas folhas fiquem mais verdes.
7- Orelha-de-gato (Kalanchoe tomentosa)
Possui como principal característica sua textura diferenciada e peludinha. Como vantagem, ela também não precisa de muita água e tem preferência por luz indireta.
Foto: Suculentas da Táta (@suculentas_da_tata)
É importante lembrar de molhar somente a terra e não as folhas da suculenta.
8- Onze-horas (Portulaca grandiflora)
Outras espécies de suculentas de meia-sombra, que também demandam de pouca luz e é fácil de cuidar, é a Onze-horas.
Suas regas podem ser periódicas e pode ser cultivada à meia-sombra, mas também gosta de bastante luz solar.
9- Lança-de-são-jorge (Sansevieria cylindrica)
Fora ser uma suculenta charmosa e muito resistente, é conhecida por populares por ser uma planta que afasta as energias ruins.
Imagem: Tem planta ai? | Matheus 🍃 (@templantaai)
Além disso, ela suporta ficar bastante tempo sem água, então é uma boa opção para jardineiros iniciantes.
10- Flor-de-maio (Schlumbergera truncata)
Foto: Floricultura Botânica (@floriculturabotanica)
A flor-de-maio pode ser cultivada em vasos decorativos e até mesmo em troncos de árvore. Precisa de sombra-parcial com boa luminosidade, mas nunca sol direto.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
3 Comentários
Adorei. Sempre tento manter o cuidado com minhas Zamioculcas.
Gostei muito da informação obrigada
Obrigada. Estava querendo saber sobre a jade e achei está informação muito boa. Obrigada, pois já estava triste quando ganhei a planta. Iria ser jogada fora então fiquei com muito dó e peguei. Então fiquei frustrada achando que eu iria matar a planta. Agora com está rica informação fiquei feliz.
Muitíssimo obrigada.
Deixe um Comentário