Planta jiboia: como cuidar, características +7 ideias p/ usar na decoração.

Cláudio Filla

Updated on:

Planta jiboia

Acredita-se que a planta jiboia ( é umas das plantas mais fáceis de serem cultivadas em casa, já que sua manutenção é muito prática. Dessa forma, a jiboia é muito indicada para quem adora jardinagem ou é adepto ao uso de vasos decorativos com plantas para compor a decoração de ambientes.

Anúncios

Fora sua praticidade para ser cuidada em casa, a planta jiboia, que em muitos lugares é chamada por hera-do-diabo, é muito amada por desenvolver caules bastante exuberantes.
Imagem: ilovecactus_

Característica da planta jiboia

Segundo Gaspar Yamasaki, Engenheiro agrônomo, que dicas dicas no canal @cultivando, a principal característica da jiboia está no formato de sua folha, que lembra o formato de um coração. “Além de ser uma planta muito bonita, ela também é uma planta que se transforma de acordo com o jeito que você cuidar dela”.

Planta jiboia
Imagem: gardenloverscuritiba – Vaso decorado com jiboia

Nativa da Polinésia francesa, a planta jiboia recebeu esse nome devido a forma como ela se reproduzia em seu habitat natural, formando grandes ramificações em volta das árvores, lembrando muito a espécie de cobra Jiboia.

Anúncios

Como cuidar da planta jiboia?

Caso esteja pensando em cultivar a jiboia no seu jardim ou até mesmo em vasos decorativos dentro de casa, saiba que é muito prático e simples de cuidar da jiboia.

Anúncios

Afinal, sua manutenção requer pouco cuidado, podendo ser perfeita para ambientes internos e externos, bastando seguir algumas rotinas.

1- Exposição da luz

Por ser uma espécie trepadeira, a planta jiboia prefere estar em um ambiente que receba a luz indireta do sol, podendo ficar apenas próxima de uma janela que receba um pouco de luz natural ao longo do dia.

Planta jiboia
Imagem: jardimsplantas – Decoração com jiboia

Caso você deixe a jiboia recebendo a luz direta do sol por longos períodos, ela poderá ter suas folhas queimadas e/ou manchadas.

2- Não requer muitas regas

Para um correto desenvolvimento da jiboia em casa, você precisa se atentar a umidade do solo onde a planta está.

Anúncios

Por isso, não exagere nas regas semanais, observando se o solo está levemente seco, cuidando para que elas não sejam muito encharcadas para que as suas raízes não acabem apodrecendo.

3- Adubação

Como a Jiboia tem um crescimento muito rápido, é importante manter o solo sempre adubado. Nesse caso, você pode utilizar o bokashi, por exemplo, uma vez por mês. Ele irá ajudar a manter suas folhas sempre lindas.

4- Podas

As podas da jiboia devem ser feitas apenas de forma estética, visando retirar o excesso de folhas e raminhos. Inclusive, você pode reaproveitar os ramos com folhas que foram podados para fazer novas mudas de jiboia.

Anúncios

Para isso, basta corta os ramos podados da jiboia em pequenos pedaços e deixa-los na água para estimular o crescimento das raízes, cuidando para deixar na água o lado que estava mais próximo da planta. Após o crescimento das raízes, já pode passar a pequena muda de jiboia para um vaso com terra.

Como acabar com cochonilhas na jiboia?

Mesmo sendo uma planta quase que indestrutível e muito resistente a maioria das pragas, a planta jiboia pode acabar sofrendo com a infestação de cochonilhas e ácaros que algumas vezes se instalam entre os caules e na parte inferior de suas folhas.

Planta Jiboia
Imagem: quintaldihelena

Por isso, sempre que eles forem vistos na sua planta, você deve limpar sua jiboia com um pano úmido para fazer a remoção desses bichinhos.

Como usar a planta jiboia na decoração?

Se estiver precisando de algumas ideias para usar vasos de jiboia na decoração dos ambientes de sua casa, se inspire com algumas dicas a seguir.

1- Decore o rack de tv na sala de estar

Planta jiboia
Imagem: PLANTAS DE APE

2- Componha a decoração da sala de estar

Planta jiboia
Imagem: CASINHA DE BRINQUEDO

3- Fica ótima na decoração do banheiro

Planta jiboia
Imagem: KALLY

4- O uso de macramês também destaca o ambiente

Planta jiboia
Imagem: ANA CLÁUDIA TELES

5- Até mesmo em um cantinho do café

Planta jiboia
Imagem: CASA 101

6- Se preferir, decorar a cozinha

Planta jiboia
Imagem: APÊ DA AEROMOÇA

7- Ou ainda compor um jardim vertical

Planta Jiboia
Imagem: MEU AP 004
Veja também

10 comentários em “Planta jiboia: como cuidar, características +7 ideias p/ usar na decoração.”

  1. Nossa. Muito obrigada pelas dicas. Aprendi a gostar de plantas depois q me mudei do Rio pra BH, Hoje, vejo como uma terapia cuidar delas e gosto muito das jibóias porque não são melindrosas. Pra gente que não tem muito tempo é bem bacana.

    Responder

Deixe um comentário