Nativa das mais diversas regiões do México, a planta fantasma (Graptopetalum paraguayense) é uma linda suculenta que consegue de adaptar bem a qualquer tipo de clima, desde que não seja muito frio ou muito chuvoso. Curioso, que ela recebeu esse nome devido a presença de um pó fosco cinzento que fica por toda a superfície da suculenta.
Como principal características da planta fantasma, está sua capacidade de poder ter variações em sua cor, dependendo de como são expostas a luz direta do sol. Em sol pleno, por exemplo, a suculenta ganha a coloração amarelo-rosado. Já em ambientes que sejam mais a meia sombra, ela ganha uma linda coloração azul-esverdeada.
Imagem: suculouca
Como cuidar da planta fantasma?
Para que a planta fantasma se desenvolva corretamente, é preciso seguir alguns cuidados como exposição a luz e o uso de um substrato adequado.
1- De preferência pelo uso de vasos
Imagem: Mas que Cactus (@mas.que.cactus) – Lindo vaso de planta fantasma com efeito cascata
Como a planta fantasma é uma espécie de suculenta pendente, o recomendado é fazer o uso de vasos para que ela seja cultivada. Dessa forma, você terá um lindo efeito cascata.
2- Preparo do substrato
Prefira pelo uso de um substrato com uma boa drenagem (podendo aplicar um pouco de fibra de côco) e que seja rico em matéria orgânica, para quando for cultivar sua suculenta fantasma.
Como recomendação para aplicação de adubo, você pode utilizar a borra de café ou qualquer outro tipo de adubo orgânico.
3- Exposição a luz
Outro cuidado, muito importante para que sua planta fantasma tenha um desenvolvimento correto, está na exposição da suculenta a luz do sol. O recomendado, é que ela seja cultivada em ambientes externos onde elas possam receber bastante luz do sol.
Imagem: plantinhas & cia (@casa_com_plantinha) – Suculenta fantasma exposta a luz do sol
Contudo, se você quer cultivar a planta fantasma dentro de casa, o ideal é que ela fique em um local bem iluminado, onde ela possa receber a luz do sol por pelo menos quatro horas ao dia.
4- Frequência das regas
A frequência das regas da sua planta fantasma pode seguir o mesmo padrão das demais espécies de suculentas. Como recomendação, você pode regar 1 vez por semana, quando os dias estiverem mais quentes.
Ou então, a cada 15 dias, quando o clima estiver mais frio. No entanto, sempre cuide para verificar como está a umidade do substrato para que não acabe encharcando suas raízes e acabe apodrecendo a planta.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
2 Comentários
Gostei muito das dicas da planta fantasma !
Gostei aprendi um pouco mais com vc, sou igual a vc amo suculentas e todas as plantas q da flor 🌹
Deixe um Comentário